Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como proposta estabelecer vínculos formativos e reflexivos entre os espaços institucionais de formação (Ifes) e os espaços institucionais de atuação do professor (escolas da educação básica), na perspectiva de troca de saberes, experiências curriculares e práticas pedagógicas bem-sucedidas e inovadoras.
Também são objetivos do Pibid:
- incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O primeiro projeto institucional do Pibid do Ifes, aprovado no Edital CAPES/DEB 002/2009, visou atender às Licenciaturas de Matemática e Química. Nos anos seguintes, foram aprovados novos subprojetos relacionados a licenciaturas de diversos campi do Ifes e, desde então, o Ifes tem sido contemplado em todos os Editais da Capes. Em 2016/2017 a Capes concedeu 257 bolsas de Iniciação à Docência e contemplou 10 cursos de licenciaturas participantes:
- Ciências Biológicas (Campus de Alegre);
- Ciências Agrícolas (Campus Itapina);
- Física (Campus Cariacica);
- Letras – presencial e EaD (Campus Vitória);
- Matemática (Campus Vitória);
- Informática – EaD (Campus Cachoeiro de Itapemirim);
- Matemática (Campus Cachoeiro do Itapemirim);
- Química (Campus Aracruz); e
- Química (Campus Vila Velha).
Em agosto de 2018, foram concedidas 192 bolsas de Iniciação à Docência aos licenciandos e 24 bolsas para professores supervisores que atuam em 24 escolas em diferentes municípios do Estado do Espírito Santo. Foram contemplados 07 cursos de licenciaturas:
- Ciências Biológicas (Campus de Alegre e Campus Santa Teresa);
- Física (Campus Cariacica);
- Geografia (Campus Nova Venécia)
- Letras (Campus Vitória, EaD e Campus Venda Nova do Imigrante);
- Matemática (Campus Vitória e Campus Cachoeiro do Itapemirim);
- Pedagogia (Campus Itapina) e
- Química (Campus Aracruz e Campus Vila Velha).
Cada um desses subprojetos é coordenado por um ou dois professores efetivos no Ifes que respondem pela Coordenação de Área do Subprojeto. Atualmente contamos com 01 Coordenadora Institucional e 13 Coordenadores de Área.
Entre as ações do Pibid no Ifes, destacamos os estudos teóricos realizados via Plataforma Moodle; eventos específicos das áreas de estudo; publicação de livros que apresentam relatos de experiências desenvolvidas no PIBID e a Jornada de Iniciação à Docência (JID). A JID é um evento interno em que os bolsistas participantes do Pibid, em conjunto com os professores supervisores e coordenadores de área, apresentam, discutem e refletem sobre o que está sendo realizado nos diferentes subprojetos.
Mais informações pelo e-mail pibid@ifes.edu.br.
Coordenação Institucional do Pibid/Ifes
Profª. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite
Campus Vila Velha
Redes Sociais