Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > A Pró-Reitoria de Ensino
Início do conteúdo da página

A Pró-Reitoria de Ensino

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 16h05

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), como órgão executivo de gestão do Ifes, é responsável pelas atividades e políticas do ensino de Graduação e da Educação Profissional de Nível Técnico. A Proen compreende: Secretaria da Pró-Reitoria, Assessoria Pedagógica do Gabinete da Proen, Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos, Diretoria de Assuntos Estudantis, Diretoria de Ensino Técnico e Diretoria de Graduação.

Pró-Reitora de Ensino
Adriana Pionttkovsky Barcellos
Portaria nº 2.883 de 10/10/2017 - DOU 11/10/2017
proreitoriaensino@ifes.edu.br

Secretaria da Pró-Reitoria de Ensino
A Secretaria da Proen tem por finalidade prestar assistência técnico-administrativa-pedagógica à Pró-Reitoria de Ensino.
  
Assistente/Secretária
Cristiana Aparecida Reimann do Nascimento
Portaria nº 1.530 – DOU de 27/09/2013
proreitoriaensino@ifes.edu.br
27 3357-7532 

 

Procuradoria Educacional Institucional
A Procuradoria Educacional Institucional é responsável por manter interlocução com todas as unidades ligadas às atividades de regulação, supervisão, avaliação e acompanhamento junto ao Ministério da Educação, bem como pelas demandas dos sistemas relacionados às atividades de seleção, regulação, supervisão, alimentação e avaliação da Educação. Disponibilizar dados institucionais certificados para a comunidade acadêmica, órgãos governamentais e sociedade em geral quando solicitado.
 
Procuradora Educacional Institucional (PEI)
Moramey Regattieri de Souza
27 3357-7532

 

Assessoria Pedagógica do Gabinete da Proen
A Assessoria Pedagógica do Gabinete da Proen é responsável por prestar suporte administrativo e pedagógico às atividades da Proen, assessorando o(a) Pró-Reitor(a), as Diretorias, os Fóruns, as Câmaras e os Campi. Analisar as propostas de Ação Complementar ao Ensino em consonância com o edital, bem como realizar o cadastro das ações no Sistema de Registro de Certificados (SRC) e prestar suporte aos campi via e-mail.
 
Assessora
Maria Dorotéa dos Santos Silva
caeproen@ifes.edu.br
27 3357-7534  

 

Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos
A Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos é responsável por supervisionar, atender e orientar de forma integrada e com resolutividade as demandas de contexto acadêmico administrativo referentes ao ingresso, ao registro e à diplomação do(a) discente, além de assessorar as Coordenadorias de Registros Acadêmicos e orientar a execução das atividades de registro e controle acadêmico nos campi do Ifes e prestar suporte aos campi quanto ao uso do Sistema Acadêmico. A Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos compreende: A Assessoria de Registro e Controle Acadêmico, a Secretaria de Registro de Diplomas e o Suporte ao Sistema Acadêmico.
 
Assessoria de Registro e Controle Acadêmico
Charlene Corteletti Angeli
Felipe da Costa Barcellos
 27 3357-7514
 
 
Secretária de Registro de Diplomas
Thaiz Dias de Azevedo Barcellos
Portaria nº 860 – DOU de 15/07/2010
srd.rt@ifes.edu.br
27 3357-7535
 
Nilseia Puppin
srd.rt@ifes.edu.br
27 3357-7535

 

Suporte ao Sistema Acadêmico
Rosana Puton

Felipe da Costa Barcellos
helpdesk.ifes.edu.br
academico@ifes.edu.br
27 3357-7514
 
 
Diretoria de Assuntos Estudantis
A Diretoria de Assuntos Estudantis é responsável por assessorar a Proen e os campi na elaboração de programas e projetos voltados à educação em saúde, cidadania, diversidade e inclusão, atenção biopsicossocial, entre outros. Além disso, é responsável por assessorar as equipes ligadas à Assistência Estudantil e aos Napnes dos campi, no âmbito de sua atuação, assim como colaborar com o Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil (FIAE) e com o Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Fonapne). A Diretoria de Assuntos Estudantis compreende: a Assessoria Pedagógica da Diretoria de Assuntos Estudantis, a Assessoria de Inclusão e Diversidade, a Assessoria de Assistência Estudantil e a Assessoria de Alimentação e Nutrição.

 

Diretora 
Flávia Nascimento Ribeiro
Portaria nº 917 de 08/06/2021
27 3357-7533

 

Assessoras

Karina Alves de Castro Pinto
Priscila Lopes Roldi Azevedo
Ignêz Brigida de Oliveira Pina
Gabriela Correa da Silva Pereira
Cristina Mota Damasceno
aae.rei@ifes.edu.br
27 3357-7531 

 

Diretoria de Ensino Técnico
A Diretoria de Ensino Técnico é responsável por assessorar a Pró-Reitoria de Ensino, fornecer orientações e apoio aos campi, entre outras atribuições pertinentes ao âmbito de sua atuação. A Diretoria de ensino Técnico compreende: a Assessoria Pedagógica da Diretoria de Ensino Técnico.
 

Diretora

Sanandreia Torezani Perinni
Portaria nº 304 – DOU de 10/02/2020

 

Assessor Pedagógico da Diretoria de Ensino Técnico

Leonardo Nunes Domingos
27 3357-7534

 

Diretoria de Graduação
A Diretoria de Graduação é responsável por assessorar a Pró-Reitoria de Ensino, fornecer orientações e apoio aos campi, entre outras atribuições pertinentes ao âmbito de sua atuação. A Diretoria de graduação compreende: a Assessoria Pedagógica da Diretoria de Graduação.
 

Diretor

Aldieris Braz Amorim Caprini 
Portaria nº 269 - DOU de 09/02/2018
27 3357-7533 

 

Assessora Pedagógica da Diretoria de Graduação
Caroline Araujo Costa Nardoto
27 3357-7534
Fim do conteúdo da página