Página inicial > Comissão de Gestão da Permanência

Comissão de Gestão da Permanência

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h47 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 14h23

Comissão de Gestão da Permanência

A evasão escolar no Brasil é uma realidade que há muito preocupa os interessados em promover uma educação pública, laica, de âmbito democrático-participativa, compreendendo que nesse caráter reside sua qualidade. Não são poucos os estudos sobre o tema que ressaltam a complexidade da questão em todos os níveis de ensino, assim como é de destaque a variedade de significações que assume, especialmente, quanto aos seus fatores causais ou desencadeantes.

Em 2015, o MEC criou uma Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes da Rede Federal, que vem, desde então, envidando ações junto aos Institutos para a criação de um Plano Estratégico que definirá as diretrizes políticas visando à diagnose, ao acompanhamento e ao monitoramento do problema.

Sob a supervisão da Pró-Reitoria de Ensino, para a elaboração do Plano Estratégico do Ifes, cada Campus/Cefor instituiu uma Comissão local que estudou e avaliou os dados de evasão e retenção dos cursos, referentes aos anos de 2014 e 2015. Os dados quantitativos apresentados nos relatórios foram extraídos do Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica - Sistec, os quais foram encaminhados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec.

As comissões, após análise dos dados, realizaram o levantamento das possíveis causas da evasão e retenção e descreveram as sugestões de estratégias de intervenção. De forma a sistematizar as informações, o Ifes também instituiu uma Comissão de Gestão da Permanência na Reitoria, composta por representantes das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão.

A partir desse Plano Estratégico, os Campi/Cefor farão avaliações periódicas sobre as ações concretas que estão sendo desenvolvidas e seu reflexo para aumento da permanência e êxito dos alunos.

Relatório Final - Ações de Permanência e Êxito dos Campi do Ifes

Resolução do Conselho Superior nº 173/2016 - Aprova o Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Ifes
Anexo - Parte 1
Anexo - Parte 2