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Integrantes do Programa de Iniciação à Docência do Ifes (Pibid) lançam livro sobre experiências educativas realizadas durante a pandemia

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 07h39 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 08h03

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) integra a Política Nacional de Professores do Ministério da Educação e objetiva proporcionar aos discentes, formação prática promovendo a integração da educação básica com o ensino superior.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com instituições de Ensino Superior e com escolas públicas de Educação Básica que atuam na qualificação da formação de professores/as por todo o país, atendendo, em 2021, a mais 70 mil estudantes, docentes e gestores de Escolas e Instituições Formadoras, atuando com aproximadamente 500 projetos, 2500 subprojetos/ núcleos, e impactando a realidade de aproximadamente 7500 escolas em todo Brasil.

O Pibid do Instituto Federal do Espírito Santo iniciou em 2009 e contou, na edição 2020-2022, com 168 bolsistas de iniciação à docência, 15 supervisores nas escolas-campo, 15 coordenadores de área (entre voluntários e bolsistas), atuando em 20 escolas-campo distribuídas em diferentes municípios do Estado do Espírito Santo. As licenciaturas atendidas pelo Pibid entre 2020 e 2022/1 foram: Biologia (Alegre e Santa Tereza), Pedagogia (Itapina e Vila Velha), Matemática (Cachoeiro do Itapemirim e Vitória), Geografia (Nova Venécia), Física (Cariacica), Língua Portuguesa (Venda Nova e Vitória) e Química (Aracruz e Vila Velha).

O livro intitulado "O Pibid no Ifes: reflexões sobre práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19 (2020-2022)" é o oitavo volume da série "Cadernos Pedagógicos do Pibid/Ifes" e apresenta 40 relatos de experiencia, composto por mais 400 páginas. Conforme a Coordenadora Institucional do Pibid do Ifes, Priscila Chisté, "Esta produção demonstra que mesmo em meio as adversidades da pandemia é possível pensar em práticas pedagógicas sustentadas por abordagem teórica crítica, buscando fomentar uma educação pública, de qualidade e transformadora".

Para acessar o livro, clique aqui

 

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