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Ações campus Cariacica 2019

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 15h17 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2020, 15h17
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Física Experimental no Ensino Médio Cleiton Kenup Piumbini 360 A proposta do projeto é complementar as aulas teóricas de Física, propiciando aos alunos do Ensino Médio dos Cursos Técnicos de Administração, Ferrovias e Portos, uma visão mais crítica e completa da Física, visto que ela se trata de uma ciência teórico-experimental. Através desse projeto esperamos dar uma carácter investigativo permitindo aos alunos a terem mais interesse pela disciplina Física.
Serão realizados experimentos em laboratório buscando fixar o que foi ministrado em sala de aula e também experimentos de caráter investigativo onde o aluno poderá formular hipóteses e testá-las. Dentre as atividades serão usados alguns experimentos da etapa experimental das olimpíadas de Física.
Roda de Conversa com o Autor do livro “Vozes Negras na história da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002)” Maria José Corrêa de Souza 270 Trata-se da execução roda de conversa com o professor da Ufes Gustavo Henrique Araújo Forde sobre o tema do seu livro, fruto da sua pesquisa de doutorado: “Vozes Negras na história da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002)”. A roda de conversa ocorrerá no dia 22/04/2019 às 18h30 no mini auditório do Ifes Cariacica. Ao final da palestra haverá o lançamento do livro e coffee break. A ação complementar ao ensino foi planejada e será executada numa parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC), ambos do Ifes Cariacica.
II Seminário do Curso Técnico em Logística – Campus Cariacica Renata Có e Gomes 300 O II Seminário do Curso Técnico em Logística, destina-se aos estudantes matriculados no mesmo, para que possam conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho na área logística.
“Grita!”: Vida inteligente, rodas de pensamento Leandro do Carmo Quintão 600 A proposta tem por objetivo fomentar discussões e reflexões no discente, relativas a temas transversais que estejam presentes no cotidiano dos mesmos, mediante uma roda de conversa com docentes, discentes e convidados (especialistas no assunto proposto).
Transformando valores: roda de convivência como mudança de mundo Leandro do Carmo Quintão 185 A proposta tem por objetivo fomentar discussões e reflexões no discente, relativas a temas transversais que estejam presentes no cotidiano dos mesmos, mediante uma roda de conversa que fomente nos participantes o compartilhamento de experiências de vida.
Projeto “Viva o Vôlei: do voleibol para a vida” Fabrício Amaral de Souza 24 • O Projeto “Viva o vôlei: do voleibol para a vida” tem o objetivo fundamental de contribuir com o processo de formação dos participantes utilizando os saberes imbricados no jogo voleibol para a apropriação e internalização de valores e virtudes relevantes para a vida em sociedade. Dessa maneira, esperamos que ao destacar as virtudes e valores que o voleibol carreia em si poderemos promover uma formação cidadã. Por meio da abordagem cognitivista de Piaget (1994) e Kohlberg (2002) e comportamental proposto por Sarabia (1998), o projeto fará uso de dilemas morais e técnicas de tipo comportamentais (reforços positivos e negativos) dentro do sistema de valores que a dinâmica do esporte dispõe para que os alunos possam avançar aos níveis mais elevados e sofisticados de juízos e comportamentos morais. Para o ensino dos conteúdos conceituais e procedimentais, tais como, aspectos técnicos e táticos do voleibol, sera utilizado predominantemente os referenciais de Coll et. al. (1998) e Juan Grecco: da iniciação esportiva ao alto rendimento esportivo (1997). É esperado que os alunos consigam conciliar, dentro do contexto esportivo competitivo, de maneira civilizada, a disputa pela vitória como a busca pela excelência por meio do voleibol, assim como, a execução de atitudes e valores mais altruísticos que o ser humano é capaz de realizar no contexto da abordagem metodológica orientada para o mundo da vida (NAUL, 2008).
• Este projeto acontecerá durante a semana, sempre de acordo com a disponibilidade de carga horária do docente proponente deste projeto e horário disponível que será divulgado para os alunos. Este projeto exigirá uma carga horária semanal de quatro (4) horas divididas em dois dias, duas (2) horas de planejamento e mais duas (2) horas semanais envolvendo tarefas administrativas em relação à condução e funcionamento do projeto (inscrições, registros e dados pessoais dos alunos, credenciamento de atletas em competições, etc.). A somatória total de carga horária que este projeto dispensará para acontecer será de 8 horas semanais.
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