Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Parfor

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h48 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 11h27

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa gerenciado pelas Capes, que visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que esses profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta pelas Instituições de Educação Superior (IES), de turmas especiais em Cursos de Licenciatura, Segunda Licenciatura e de Formação Pedagógica.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os docentes devem: a) realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função docente da rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matricula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior (IES) ofertante do curso. 

Cursos do Parfor já ofertados pelo Ifes
- 2010/1: Primeira Licenciatura em Química no Campus Vitória
- 2012/2 e 2014/2: Segunda Licenciatura em Matemática no Campus Cachoeiro de Itapemirim
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Química no Campus Arcruz
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Santa Teresa
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Física no Campus Cariacica

Mais informações:
www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor
http://freire.capes.gov.br/index/principal


Coordenação Institucional do Parfor/Ifes
Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro
araceli@ifes.edu.br

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página