Página inicial > Comitê EJA EPT > Câmaras > Memória do VI Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal

Memória do VI Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 16h07 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 16h11

Participantes representando o Comitê EJA-EPT do Ifes: Glaucia, Dinorah, Elisangela e Sanandreia

Apresentação

Diante do cenário de contratempos à educação pública, especialmente voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT), em parceria com diversas instituições, promoveu o VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Com o tema “Esperançar é verbo na EJA-EPT: ampliar e consolidar”, o evento foi sediado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2023.

Histórico dos Encontros

Este encontro dá continuidade aos diálogos iniciados em 2018 em Goiânia/GO no I Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. As discussões foram aprofundadas em 2019 em Londrina/PR e consolidadas virtualmente em 2020 em Maceió/AL. Em 2021, foram reafirmadas em Manaus/AM e, em 2022, fortalecidas no Rio Grande do Sul. Estes encontros são fundamentais para a defesa e o avanço da EJA-EPT na Rede Federal e em todo o Brasil.

Eixos Temáticos do VI Encontro

1. Formação e Trajetórias de Trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Este eixo abordou pesquisas e relatos de experiências que investigam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores na EJA-EPT, com foco na formação humana integral.

2. Acesso, Permanência e Êxito na EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Foram apresentadas pesquisas e experiências relacionadas a divulgação de cursos, processos seletivos, acolhimento de estudantes, estratégias de permanência e ações demonstrando o êxito de estudantes e cursos na EJA-EPT, sempre com base na formação humana integral.

3. Estudantes da EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Pesquisas e relatos de experiências centrados nos estudantes da EJA, suas trajetórias escolares e histórias de vida. Este eixo também incluiu estudos sobre identidade de gênero, etnicidade e necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural, com base na formação humana integral.

4. Gestão e Currículo Integrado na EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Este eixo focou em pesquisas e relatos sobre gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado na EJA-EPT, com base na formação humana integral.

5. Metodologias e Material Didático para EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Pesquisas e relatos sobre metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, uso de tecnologias e propostas didático-pedagógicas voltadas para a EJA-EPT, com base na formação humana integral.

6. Projetos de Ensino, Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão Realizados com Estudantes da EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Foram apresentadas pesquisas e projetos de ensino, iniciação científica e extensão realizados com estudantes da EJA-EPT, destacando o papel dos estudantes como pesquisadores juniores e o fortalecimento do campo da EJA-EPT, com base na formação humana integral.

Conclusão

O VI Encontro Nacional da EJA-EPT consolidou-se como um espaço vital para a troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre a EJA-EPT na Rede Federal. As discussões e os trabalhos apresentados reafirmam a importância de defender, fortalecer e avançar na oferta e permanência da Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo para uma formação humana integral e socialmente referenciada.