Ações campus Vila Velha

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 14h06 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 09h55
Encontro entre Línguas Samuel de Oliveira Morais 90 As leis nos garantem direitos e deveres, dentre eles, o direito ao acesso a diversos espaços e contextos. Pensar o acesso dos sujeitos surdos faz-se necessário para compreender os aspectos que os envolvem e traçar estratégias garantindo um convívio entre os sujeitos surdos e ouvintes. Apesar de ainda não haver matrículas de alunos, servidores ou terceirizados surdos no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Vila Velha, é relevante mobilizar as pessoas que realizam suas atividades no campus para conhecer os aspectos inerentes aos surdos. No intuito de contribuir para esse contexto e iniciar debates acerca da temática, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Vila Velha, por meio do apoio do Tradutor e Intérprete de Libras/Português, oferecerá um momento de formação para servidores e terceirizados intitulado: Encontro entre Línguas. O referido encontro tem como escopo abordar as especificidades desses sujeitos, antecipando diálogos que podem surgir com a chegada de futuros alunos e/ou servidores surdos, fomentando a relação entre eles e os ouvintes. Cinco encontros serão realizados, a priori quatro com as pessoas que trabalham no campus Vila Velha e o quinto aberto para todo o público interno do Ifes.
III Jornada Integrada de Educação em Ciências (JINC) Vinícius Cavatti Cancelieri 1733 Com a finalidade de congregar a comunidade escolar, a III Jornada Integrada de Educação em Ciências (JINC) tem por objetivo divulgar e discutir as atividades desenvolvidas nos diferentes cursos da educação básica, profissional e superior do Ifes Campus Vila Velha. Configura-se como um espaço para trocas e conexões de conhecimentos entre professores, técnico-administrativos e estudantes, comprometidos com práticas educativas desenvolvidas a partir da reflexão sobre como a educação em ciências pode contribuir para a construção de uma educação democrática, inclusiva, plural e sem racismo. A jornada será realizada nos dias19, 20 e 21 e de junho no prédio acadêmico do Campus e a programação é composta por atividades artísticas e culturais (cine debate, grupos de dança), rodas de conversa, palestras, apresentações do Projeto Integrador, do Fórum Interdisciplinar, do Encontro de Estágio Supervisionado em Ensino de Química (ENESQui) e de sessões de pôsteres.O caráter integrador na produção e na socialização de conhecimentos que se desenvolve nos diferentes cursos da educação básica, profissional e superior decorre de apreender a integração como uma necessidade e como um desafio da práxis nos processos pedagógicos. A superação da fragmentação entre os cursos implica a capacidade de atuar dentro da dialética do velho e do novo, ou seja, da crítica à forma fragmentária de formação integral da vida humana nas dimensões ética, estética e científica; e, especificamente, na produção e socialização de conhecimentos e na construção de novas relações sociais que contribuam para a construção de uma educação democrática, inclusiva, plural e sem racismo.
Atividades artísticas e culturais Hiáscara Alves Pereira Jardim 233 Não Informado.
Oficina de Jogos Teatrais Hiáscara Alves Pereira Jardim 12 A oficina de jogos teatrais tem como proposta colocar os alunos do Ifes- campus Vila Velha em contato com o fazer teatral a partir de atividades de integração e improvisação. Será trabalhada a desinibição, o jogo dramático, a expressão corporal e a expressão vocal, a interpretação e a criatividade. A oficina proporcionará aos alunos uma experiência teatral através de pequenos experimentos cênicos que, na conclusão da oficina, serão mostrados ao público.
VI Semana do Livro e da Biblioteca “Escolha o Nome da Biblioteca" Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti 44 O referido projeto tem como objetivo disseminar informações da biblioteca bem como promover o incentivo à leitura, proporcionando um momento de interação entre os participantes. Para tanto, a proposta deste ano é promover um concurso para escolha do nome da biblioteca (ANEXO I), que terá sua instalação em novo prédio, fazer a tradicional troca de livros, ofertar cursos de capacitação dos alunos para a correta utilização das Normas da ABNT; com base nos cadernos de Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos: documento impresso e/ou digital e Normas para apresentação de referências – NBR 6023: documento impresso e/ou digital, elaborados pelo Ifes.