Ações campus Venda Nova do Imigrante
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Jogos Intercursos 2018 | Fernanda Cristina Merisio Fernandes Soares | 490 | O evento faz parte do projeto boas-vindas 2018 do campus Venda Nova do Imigrante com o intuito de promover a integração dos estudantes e ao mesmo tempo promover a prática desportiva.Serão propostas atividades de integração, práticas desportivas e gincana. Todos os alunos dos cursos técnicos integrados podem participar das atividades, assim também como os servidores. As atividades propostas são: Gincana de Desafios, Jogos de Frescobol, Futebol de trios, Desafio de Counter Strike 1.6, Escalada em parede, Arrecadação de alimentos, Voleibol e Futsal. |
Curso Básico de Língua Espanhola | Carmelita Tavares Silva | 47 | Oferta de um curso básico de Língua Espanhola estruturado para atender à demanda de um grupo de alunos do Ensino Médio do IFES – campus Venda Nova do Imigrante cujo propósito é aprenderos conteúdos básicos de comunicação nesse idioma com foco no desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas. As aulas serão ministradas no contra turno com duração de 1 hora e 40 minutos, perfazendo um total de 35 encontros em 60 horas Destaca-se que é uma iniciativa que partiu dos próprios alunos, que demonstram grande interesse e motivação em estudar a língua espanhola, considerando, inclusive, a proximidade de sua participação nos exames do ENEM e o ingresso na universidade. O curso está planejado para estimular o protagonismo dos alunos e dentro do contexto atual, potencializar suas oportunidades na construção de sua autonomia e inserção no cenário globalizado. Cumpre lembrar que o idioma espanhol é língua oficial, junto com a língua inglesa, em vários estados dos Estados Unidos e falado por mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo É a língua oficial de 20 países, dos quais vários deles são parceiros econômicos do Brasil. |
Índios e mulheres na história | Mariana Passos Ramalhete | 350 | |
“Mãos na massa”: possibilidades para além da sala de aula | Kenia Olympia Fontan Ventorim | 30 | Os alunos interessados no projeto participarão de um grupo de whatsaap onde serão lançadas atividades que serão realizadas no contra turno. A cada atividade será delimitado o número de participantes e os que puderem naquele dia e horário, ou que tenham interesse naquela proposta virão ao Laboratório de Artes para executar as propostas, ou seja, será um momento de colocar a “mão na massa”. Nestas propostas estão atividades que vão desde a elaboração de material didático para as aulas, como trabalhos com materiais recicláveis, artesania, pesquisas relacionadas ao tema arte, arteterapia, aprofundamento de temas específicos sobre a Arte que de certa forma não estão abordados no Plano de ensino devido a carga horária reduzida da disciplina, além de atividades que não precisam ser pensadas contextualmente para serem significativas para os alunos. |
(Re)Configurações no mundo do trabalho - tensões entre o ser e o ter | Adriana Gomes Silveira | 149 | Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que visa ampliar a compreensão das relações sobre o mundo do trabalho de jovens estudantes. Desenvolvido com turmas finalistas nas aulas de Filosofia, possibilita aos jovens refletir sobre processos de identidade, relações sociais e familiares e habilidades pessoais, a partir dos conhecimentos da Sociologia, da Filosofia e da Psicologia, a fim de ampliar a compreensão das relações sobre o mundo do trabalho, tendo em vista a saída dos jovens do ensino técnico integrado ao ensino médio rumo a novos caminhos formativos.Considerando o contexto socioeconômico-cultural dos adolescentes estudantes dos terceiros anos do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, o Projeto (Re)Configurações no mundo do trabalho: Tensões entre o ser o ter, iniciativa da professora da disciplina de Sociologia, do professor da disciplina de Filosofia e do Serviço de Psicologia, pretende discutir de modo interdisciplinar as variáveis que influenciam o mundo do trabalho, refletindo sobre os projetos de carreira profissional, uma vez que é pelo trabalho que o homem produz e garante sua existência através da apropriação dos recursos da natureza. E sendo pois, produtor e produto de suas experiências forma-se homem, construindo sua subjetividade, o projeto possibilita aos adolescente refletir sobre processos de identidade, relações sociais e familiares e habilidades pessoais, ampliando a compreensão das relações que desenvolve ou irá desenvolver no mundo do trabalho, tendo em vista sua saída do Ensino Médio rumo a novos caminhos formativos. |
Correções Comentadas | Alex Caldas Simões | 20 | Como é de conhecimento de todos, hoje o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso dos estudantes concluintes do Ensino Médio às Instituições de Ensino Superior (IES). A redação do ENEM nesse processo corresponde, sem muita surpresa, a uma parcela importante do Exame. Nesse sentido, é necessário cada vez mais pesquisas e projetos que favoreçam a aprendizagem dos alunos a fim de que eles venham a melhorar o seu desempenho no ENEM. Nossa proposta pretende ser um meio de realizar tal desafio. Acreditamos que revisões comentadas das redações – individualmente – são um excelente meio para potencializar a escrita de nossos alunos. Dessa maneira, nossa iniciativa visa capacitar os estudantes do IFES na realização de suas redações. Receberemos, portanto, semanalmente os alunos interessados em sala para corrigir suas redações e comentálas pessoalmente. |
Aperfeiçoamento das competências e das habilidades de leitura crítica e escrita de alunos do Curso Superior de Letras | Karine Silveira | 10 | O presente projeto de ensino, “Aperfeiçoamento das competências e habilidades de leitura crítica e escrita de alunos do Curso Superior de Letras”, visa a melhor preparar os alunos do 4º e 5º períodos, os quais estão participando dos projetos de extensão, a saber “Preparação ENEM: A redação e os enunciados de questão em foco” e “Leitura e interpretação de enunciados: estratégias de leitura de itens”. Esta proposta surgiu da necessidade apresentada pelos alunos em compreenderem a resolução de questões objetivas de provas em larga escala, como o ENEM e o PAEBES, além de precisarem de uma orientação em relação aos erros que têm cometido em suas produções acadêmicas escritas. Ao percebermos que os alunos realmente apresentam dificuldades de leitura, interpretação, comprrensão e produção textual, prousemos este projeto a fim de orientarmos cuidadosamente esses alunos que ministrarão as oficinas dos projetos de extensão. |
Consciência negra: múltiplas práticas e saberes | Kalna Mareto Teao | 290 | A realização das oficinas tem como proposta promover reflexões, debates e diálogos sobre a questão negra no Brasil e na África, considerando as histórias, as culturas e as identidades étnicas. O evento está embasado na Lei 10.639/03 e no PDI do IFES e é realizado pelo NEABI-Venda Nova. (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). Segundo o IBGE (2014), os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira, correspondendo a 53,6% da população. Em 2004, 73,2% dos mais pobres eram negros, número que aumentou em 2014 para 76%. As oficinas visam que os alunos tenham autonomia de escolha dos assuntos que lhes interessam sobre o tema das relações étnico-raciais e procuram promover uma maior tolerância e diálogo sobre esse assunto. |
Roda de conversa Literatura Infantojuvenil e a práxis | Selma Lucia de Assis Pereira | 32 | A proposta nasce durante as aulas de Literatura Infantojuvenil baseando-se nas teorias de Hunt e Ziberman que preconiza o olhar cuidadoso em relação às histórias infantis contadas por nós adultos às crianças. Devido ao curso possuir discentes com formação em outras áreas (História, Arte e Pedagogia) com riquezas de vivências nas habilidades e competências de leitura e escrita na área de Literatura, propomos realizar uma troca de saberes entre os mesmos por meio de uma roda de conversa, como também, experiências de professores das redes públicas locais. |
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