Ações campus Nova Venécia

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 12h19 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 15h43
Jogos Interclasse do campus Nova Venécia Felipe Cuquetto Piekarz 250 As práticas esportivas dentro do contexto escolar, estão devidamente amparadas pela legislação, carecendo muitas vezes, apenas de projetos para seu desenvolvimento. Desse modo, os Jogos Interclasse do campus Nova Venécia é uma proposta de atividade formativa construída dentro do universo do componente curricular Educação Física e de disciplinas que envolvam assunto de Relações interpessoais e ética. O objetivo desse projeto é “Contribuir no processo educacional do aluno, com foco na integração, trabalho em equipe e aprendizagem sobre esportes e seus aspectos, pela troca de experiência”, sendo justificado pela relevância de se trabalhar temas citados na Lei Pelé (Decreto Nº 7.984, de 8 de abril 2013) e estimular uma convivência baseada em conduta ética, evidenciando o protagonismo do aluno na condução da organização e liderança de sua equipe, bem como a integração com toda comunidade acadêmica por meio desse projeto de ensino.
Curso de Programação estruturada em C e introdução ao desenvolvimento para android. Lucas Costa Jardim 15 O projeto de programação em C tem como objetivo desenvolver nos alunos capacidade de raciocínio lógico através de algoritmos, instruir no desenvolvimento de rotinas em programação estruturada em C e introduzir a programação voltada para dispositivos móveis da plataforma android.
Projeto Vivências Artísticas em Dança: Oficinas de Forró Ademir Adeodato 30 O projeto parte da premissa de que os indivíduos necessitam de espaços para se comunicarem e de se expressarem por meio da linguagem corporal. Assim, pretendemos desenvolver a dança como Arte e Cultura na Escola, por meio de oficinas coletivas de iniciação ao aprendizado e à vivência do Gênero Musical do Forró com o intuito de fomentar esses canais não verbais de expressão.A arte de maneira geral, e aqui mais especificamente a Linguagem da Dança, constitui-se em conhecimentos importantes para a formação integral dos indivíduos. Além disso, as vivências artísticas na Dança são conteúdos apontados como obrigatórios para a educação básica, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Cabe destacar que, a par dos apontamentos legais, a Dança pode contribuir significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento rítmico (por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais de cada indivíduo), favorece o contato social e a interação interpessoal entre os alunos e servidores, bem como pode proporcionar momentos de alegria e prazer. Em linhas gerais esse projeto se justifica por possuir um amplo leque de possibilidades de aprendizagens artísticas e por poder contribuir para a qualidade de vida de alunos e servidores, enriquecer a sociabilidade e permitir reflexões sobre diversos aspectos culturais brasileiros.
Recreio Cultural Ademir Adeodato 30 O projeto parte da premissa de que os indivíduos necessitam de espaços para se comunicarem e de se expressarem por meio das diferentes linguagens Artísticas (música dança, artes visuais e Teatro). Assim, pretendemos fomentar que alunos e/ou servidores se organizem em grupos, com o objetivo de se apresentarem em alguns momentos de recreio. Para tal, serão abertos momentos de inscrições e constituído um cronograma de apresentações.A proposta é proporcionar aos educandos e servidores do IFES de Nova Venécia experiências em diferentes campos Artísticos, por meio de apresentações em alguma linguagem da Arte.O Projeto prevê a realização de ensaios e a utilização do espaço do Saguão do IFES. Para a realização dos momentos de apresentações. Para tal, contaremos com a ajuda voluntária de alunos com conhecimentos e experiência em algum campo das Artes. A iniciativa pretende promover a integração entre alunos e servidores do IFES campus Nova Venécia através da Arte. Além disso, o projeto permitirá a divulgação e o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos referente às diferentes manifestações Artísticas da cultura brasileira e/ou estrangeira.
III Seminário de Edificações Minieli Fim 212 O III Seminário de edificações trata-se de um evento com atividades extracurriculares, como minicursos, palestras e apresentações de trabalhos, na área da arquitetura e construção civil.
Workshop sobre Durabilidade das Construções Maria de Lourdes de Oliveira 30 O Workshop sobre Durabilidade das Construções tem por objetivo apresentar e discutir as principais causas que afetam negativamente a vida útil das construções em concreto, bem como apresentar os principais fatores que influem na durabilidade dos materiais e sistemas construtivos, dentre os quais destacam-se a corrosão das armaduras, carbonatação e permeabilidade dos materiais. A abordagem destes parâmetros será contextualizada com os parâmetros normativos em vigor, nacionais e internacionais. Técnicas clássicas e técnicas modernas de caracterização dos materiais, especialmente não-destrutivas, quando aos parâmetros de durabilidade também serão abordados dentro de uma componente prática. Ao final, espera-se que os participantes adquiram conhecimentos específicos sobre os fatores que afetam a durabilidade das construções, bem como saibam identificar suas causas e consequências.