Ações campus Itapina

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 12h17 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 14h35
Título  Proponente Nº de vagas Resumo
II curso de Identificação de Ácaros de Importância Agronômica Anderson Mathias Holtz 40 O II Curso de Identificação de Ácaros de Importância Agronômica tem por objetivo mostrar aos participantes a importância dos ácaros na agricultura, apresentar os principais grupos de ácaros encontrados nesse ambiente, identificar a campo os sintomas de ataque, diferenciando ácaros pragas dos predadores e conhecer as técnicas de manejo de ácaros praga.Justificativa: Os ácaros representam grande importância nas principais culturas cultivadas no país (Moraes & Flechtmann, 2008). Porém, esse assunto é pouco tratado nas grades dos cursos de Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrícolas, por não haver uma disciplina específica para tal (Pallini et al., 2007).O curso permitirá aos graduandos do curso de Agronomia e Licenciatura identificar os principais grupos de ácaros pragas e predadores, bem como, separar em campo ácaros pragas de ácaros predadores, além de reconhecer os sintomas causados por essas pragas nas principais culturas cultivadas no país e suas estratégias de manejo. Os estudantes também aprenderão sobre os produtos comercializados no Brasil contendo ácaros predadores e suas formas de recomendação e liberação.
Colóquio “Diversidade e Inclusão” Kátia Silene Zorthêa 600 Realização de atividade colaborativa entre os Cursos de Licenciatura do IFES - Campus Itapina, envolvendo alunos e servidores, com o objetivo de construir conhecimentos sobre a diversidade social e inclusão escolar, propiciando momentos de debates e reflexões sobre este contexto.
Curso Introdução ao Projeto de Máquinas Agrícolas Raphael Magalhães Gomes Moreira 20 O Ifes campus Itapina está inserido na região do Rio Doce, e é envolto por propriedades agrícolas que utilizam mão de obra familiar com poucos recursos e baixa tecnificação. Estes produtores possuem uma enorme carência em todas as etapas (Abertura de novas áreas, Sistematização do terreno, Preparo do solo, Plantio, Manejo, Colheita e Processamento). As propriedades agrícolas da região do Rio Doce se baseiam na produção de Café, Pimenta, Bovinocultura, Cacau, Baninocultura, Frutos e Hortaliças. A atual proposta deste projeto de ensino é reunir os conhecimentos básicos adquiridos nas disciplinas teóricas de Infraestrutura I, Mecanização Agrícola e Máquinas e Motores, e tornar prático o desenvolvimento e a execução de pequenos projetos de máquinas. Este projeto tem como objetivo tornar mais eficientes as etapas supracitadas, diminuindo o tempo de execução e elevando a possibilidade de remuneração e de agregar valor aos produtos agroindustriais. O curso terá carga horária de 60 h, sendo 30h teóricas e 30h práticas com o desenvolvimento dos projetos e visitas em propriedades e eventos da área agrária, sendo 20% do total com atividades não presenciais que possibilitarão pesquisas em documentos e vídeos. A forma de avaliação dar-se-á por meio da entrega do Problema (10%), Estado da Arte (25%), Desenvolvimento da Metodologia Projeto (30%), o Esboço (10%) e o Projeto em CAD (25%).Ao término do curso, os discentes terão desenvolvido habilidades que os capacitarão vislumbrar novas possibilidades de soluções que facilitem as atividades do homem do campo, por meio do desenvolvimento de máquinas agrícolas mecanizadas e semi-mecanizadas.
Tecnologia Básica de Aplicação de Agrotóxicos Anderson Mathias Holtz 40 O uso de produtos fitossanitários ocupa um lugar de destaque entre as técnicas utilizadas para melhorar tanto a produtividade quanto a qualidade dos produtos oriundos de áreas agrícolas produtivas, principalmente no combate às doenças, plantas daninhas e pragas das plantas cultivadas, sendo este o método mais utilizado no país. Conceitos básicos sobre agrotóxicos, a manutenção dos equipamentos de pulverização com uma correta calibragem a fim de se evitar excesso ou falhas nas dosagens, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) que possa garantir a segurança do trabalhador rural, a utilização de produtos registrados na cultura com rotação de mecanismo de ação para evitar resíduos nos alimentos e resistência nas pragas respectivamente e o descarte correto de embalagens, minimizando a contaminação ambiental, podem resultar em uma agricultura mais sustentável, dentro dos preceitos das boas práticas agrícolas listados pelo Ministério da Agricultura. Entretanto, no Brasil, esse tipo de informação pouco chega aos pequenos produtores agrícolas, ou muitas vezes chega de forma errada, o que pode agravar ainda mais esses problemas. Sendo assim, este treinamento visa aperfeiçoar alunos do curso de Agronomia do Ifes-Campus Itapina em Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicas para que possam estar capacitando os produtores da região, proporcionando melhorias tanto no aspecto produtivo e econômico das lavouras, quanto em relação aos aspectos sociais e ambientais.