Ações campus Vitória 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Transformação Digital | Marcelo Queiroz Schimidt | 20 | A transformação digital chegou no mundo do trabalho trazendo novos desafios para a formação profissional. |
Seminário Regular do Laboratório de Tecnologias do Futuro (Labtef) | Douglas Almonfrey | 75 | Seminário Regular do Laboratório de Tecnologias do Futuro (Labtef) |
Curso de Iniciação e Desenvolvimento Esportivo da Modalidade Judô | Marcelo Visintini | 30 | Não disponibilizado pelo campus |
Curso de Iniciação e Desenvolvimento Esportivo da Natação | Francelino Alves Henriques | 30 | Resumo não disponibilizado pelo campus. |
Iniciação à cultura corporal de movimento na modalidade futsal | Igor Barbarioli Muniz | 30 | Arquivo editável não encaminhado no e-mail |
Iniciação à cultura corporal de movimento na modalidade handebol | Mauro Sérgio da Silva | 60 | Não disponibilizado arquivo editável |
Iniciação à cultura corporal de movimento na modalidade voleibol | José Maurício Diascânio | 45 | Não disponibilizado arquivo editável para copiar o texto |
ArcGIS na prática | Emmanoel Guasti Ferreira | 20 | O campus não disponibilizou arquivo editável |
Conversação em Inglês (nível intermediário) | Rosângela Guimarães Seba | 18 | Não disponibilizado o arquivo editável pelo campus |
Tutoria em Língua Inglesa aos alunos ingressantes (nível básico) do Ifes - Vitória | Luciana Lopes Cypriano Barreto | 50 | Não disponibilizado pelo campus |
Curso de Modelagem de Estruturas com kit Estrutural Mola | Janaina Pena Soares de Oliveira | 20 | Não disponibilizado arquivo editável |
Oficina “Curta Matemática” | Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni | 100 | A presente proposta relaciona-se à suplementação da formação dos participantes oportunizadapelo currículo de seus cursos. Tem como principal motivação o interesse da proponente emoferecer atividades diversificadas e não presenciais à comunidade acadêmica no atual momentode isolamento social em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Como objetivo geral, visa aproporcionar a estudantes do Ifes atividades lúdicas envolvendo matemática. Maisespecificamente, pretende-se estimular laços de afeto entre o público-alvo; explorar conceitos dematemática por meio da produção de vídeos sobre ideias matemáticas ou ações positivasassociadas à matemática; criar material de divulgação e popularização de ideias matemáticas; eparticipar das Comemorações do Dia Nacional da Matemática organizadas pela Coordenadoriade Matemática em 2020. O desenvolvimento da ação prevê as etapas de divulgação, atendimentoremoto para orientações de produção, submissão de vídeos produzidos, avaliação e produção derelatório. As atividades do público-alvo serão acompanhadas por atendimento remoto paraorientações de produção. Participantes inscritos que submeterem a material conformeorientações serão avaliados como “aprovados”. |
Elaboração de projetos arquitetônico e complementares para residência | Marcelo Ricardo Soares Meneguelli | 4 | O projeto de extensão intitulado “Elaboração de projetos arquitetônico e complementares pararesidência” tem por objetivo a elaboração dos projetos arquitetônicos necessários (plantas, elevações,vistas, fachadas, cortes, etc) para aprovação de projeto residencial nos órgãos competentes (PrefeituraMunicipal de Vila Velha/ES) para residência a ser implantada no mesmo município. Os projetoscomplementares (estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo, etc) também serão elaborados para quetodos os dados necessários para a execução da obra estejam disponíveis, assim como o orçamento evistas 3D (tridimensional) da mesma, que também fazem parte do escopo da ação. |
Español Básico 1 - Proyecto Aprendizaje Integrado de Contenido y Lenguaje | Veronica Rangel Barreto | 25 | Considerando o Mapa Estratégico Ifes 2018-2022, a visão de futuro é "Ser referência em educação, profissional, contribuindo para o desenvolvimento Espírito Santo, com reconhecimento nacional e internacional" e, em consonância com os movimentos de inovação educacional, como o uso estudante e focadas no trabalho em equipe e na busca de soluções de problemas reais, propomos o Projeto Aprendizagem Integrada de Conteúdo Trata-se de uma ação estratégica de internacionalização do Ifes, em que a aprendizagem de um determinado conteúdo se dá por meio de significa trabalhar conteúdo e língua de forma equilibrada, de acordo com as necessidades e interesses de cada grupo. Nesse sentido, adotamos Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, do acrônimo em inglês CLIL (Content and Language Integrated Learning), combinado Baseada em Projetos _ PBL (Problem Based Learning). Neste primeiro momento do Projeto, o objetivo principal é oportunizar aos estudantes Ifes campus Vitória, quando aplicável, o contato com as referidas abordagens de forma significativa e funcional, para que possam adquirir senso crítico, colaboração, flexibilidade, liderança e comunicação. O curso de Comunicação Intercultural será ofertado para 1 (uma) turma intercultural por meio da aquisição de uma língua adicional/estrangeira são pressupostos fundamentais para a construção da cidadania global. proposta consistente de trabalhar os conteúdos e as línguas adicionais de forma integrada e significativa, o que evidentemente motiva os processo de aprendizagem, uma vez que veem sentido no que aprendem e realizam atividades práticas em equipe. Ou seja, uma formação conforme previsto nos textos de diversos PPCs dos Cursos Técnicos de Nível Médio do Ifes campus Vitória. Ainda, o tema Comunicação língua adicional prepara os estudantes de maneira efetiva para participarem de programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, além trabalho global. |
Grupo de Produção Literária "Pílulas de Realidade: relatos dos estudantes de Guia deTurismo em tempos de Covid 19" | Luciana Silvestre Girelli | 20 | Organização de um grupo de produção literária entre os estudantes do Curso de Guia de Turismo para incentivar a elaboração de textos e o relato de suas vivências e aprendizados durante a pandemia da Covid 19. A atividade será feita de forma virtual por meio de grupo de WhatsApp, onde os estudantes irão socializar, periodicamente, a produção de um texto, o qual também será lido e gravado em áudio, constituindo um relato autobiográfico. Ao final da ação, os textos produzidos serão compilados em um material digital, com possibilidade de publicação. |
Projeto de Ensino: Narradores do Proeja: experiências vividas por estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho | Júlio de Souza Santos | 20 | O presente projeto objetiva promover a valorização de experiências vividas por estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (Proeja). Tomando como referência o conceito de experiência, do filósofo Walter Benjamin; e o conceito de saber da experiência, de Jorge Larossa Bondía, essa ação se beneficiará de redes sociais, como o WhatsApp, para a produção e compartilhamento de narrativas orais e escritas, que proporcionem ensinamentos para a convivência e superação de problemáticas vivenciadas no atual contexto de pandemia da Covid-19. |
Curso de Inglês para Fins Específícos em Engenharia Ambiental – (Módulo 1) | Rosângela Guimarães Seba | 25 | O curso de Curso de Inglês para Fins Específícos em Engenharia Ambiental (módulo 1) proposto como Ação Complementar de Ensino na modalidade não presencial, capacita os participantes para desenvolver e aprimorar a habilidade de leitura de textos técnicos e acadêmicos em Língua Inglesa, considerando os diferentes gêneros textuais específicos da área de Engenharia Ambiental, nos níveis de compreensão geral e de pontos principais. Este curso possibilita o aprimoramento da leitura de inglês por meio de assuntos atuais, levando o aluno a ler e compreender textos autênticos em inglês, específicos da área de interesse, extraídos da internet, de livros, manuais técnicos e revistas científicas, e de exercícios de fixação das estruturas gramaticais e estratégias de leitura estudadas em cada aula. OBS: O Módulo II será ofertado posteriormente, como complementação e aprofundamento do 2 conteúdo abordado no Módulo 1. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais