Ações campus Vila Velha 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Curso "PBL e Educação para o Século 21" | Roberto Pereira Santos | 25 | O Curso “PBL e Educação para o Século 21” tem a finalidade de introduzir ao aprendizado do método de Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) para aplicação nos diversos Níveis e Modalidades da Educação, com ênfase na Educação Básica e Profissional. Durante o curso são apresentados os elementos essenciais, discutidas as características e exercitadas técnicas de aplicação em contextos representativos da atuação profissional dos participantes. |
II WORKSHOP DE QUÍMICA INDUSTRIAL (II-WQI-IFES-VV): "Experiências de Estágio Supervisionado". | Roberta Pacheco Francisco Felipetto | 46 | Em termos gerais, o Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, promovendo dessa forma, o relacionamento dos conteúdos e contextos para dar significado ao aprendizado.O Estágio Supervisionado no Curso Bacharelado em Química Industrial do IFES - Campus Vila Velha - é uma atividade prevista em sua Matriz Curricular, sendo consideradas como Estágio Supervisionado, as atividades desenvolvidas na Indústria Química ou em empresas/instituições prestadoras de serviço externo, que atuem na área de conhecimento deste curso.O principal objetivo da realização do evento II Workshop de Química Industrial é de promover a integração da comunidade acadêmica com os alunos que realizaram o Estágio Supervisionado, viabilizando a troca de experiências vivenciadas durante as atividades realizadas, além de contribuir para a difusão do conhecimento, direcionando e estimulando outros alunos na busca pelo Estágio.A realização do Workshop busca complementar a formação curricular do alunado, visto que consta no projeto de curso que o aluno deverá realizar uma apresentação oral de seu Relatório Técnico-Científico de Conclusão de Estágio, relatando a experiência vivenciada, sendo a apresentação aberta ao público e avaliada pelo Orientador, podendo ser realizada durante eventos acadêmicos, de acordo com a necessidade das partes envolvidas.A participação no Workshop possibilitará ao aluno: a atuação crítica, empreendedora e criativa; o aprimoramento dos valores éticos, de cidadania e de relacionamento humano; a familiarização com a área de interesse e com o mercado de atuação do futuro profissional. |
Diálogos Fundamentais: Relações étnico-raciais e aheteroidentificação. | Hermelinda Peixoto Pereira Martins | 80 | O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha – por meio da direção de ensino, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena, do Laboratório em Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Direitos Humanos e Tecnologia, tornam público à realização do curso Diálogos Fundamentais: Relações étnico-raciais e a heteroidentificação. O curso ocorrerá de 09/03/2019 a 31/05/2020, e terá como elemento central do debate: a construção da questão étnica e racial e as políticas de heteroidentificação. Também estará presente em nosso debate a questão do racismo enquanto processo de exclusão, violência societária e o racismo institucionalizado e estrutural e suas naturalizações nas práticas sociais das instituições. Nossa ação propiciará pensar, avaliar e materializar políticas educacionais para as relações étnicas e raciais no campus. Nossa atividade contará com a disponibilização de ambiente virtual de aprendizagem, vídeo-palestra de exposição sobre a temática, e debates por meio de elaboração de atividades. Portanto acredita-se que este curso corrobora com a comunidade interna e externa ao campus em relação a implementação das ações educacionais afro-brasileiras. |
Programa de Tutoria durante o período de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais | Claudinei Andrade Filomeno | 8 | Durante o período de Atividades Pedagógias Não Presenciais (APNPs), as disciplinas que estão sendo acompanhadas pelo Programa de Tutoria são: Química Geral, Fundamentos de Química, Química Analítica Quantitativa, Química Orgânica e Fundamentos de Matemática para os cursos superiores de Licenciatura em Química, Química Industrial e Biomedicinae as disciplinas de Química Geral, Análise Qualitativa para o curso Técnico em Química Concomitante com o Ensino Médio e Química I para o curso Técnico Integrado em Química. Tal programa possui como objetivos principais: minimizar as deficiências na formação básica dos estudantes do Ifes (principalmente os ingressantes), elevar a auto-estima do aluno e desenvolver técnicas de aprendizado, além de proporcionar aos estudantes do Campus Vila Velha atuarem como tutores doPrograma de Tutoria do Campus Vila Velha. Durante o período de APNPs este programa também é muito importante, uma vez que as atividades presencias tiveram que ser adaptadas e os tutores estão ajudando os estudantes com as atividades e os desafios inerentes à situação, ao mesmo tempo que é dada a oportunidade de trabalharem com novas metodologias de ensino. |
II Feira de Meio Ambiente do Ifes - Campus Vila Velha | Hiáscara Alves Pereira Jardim | 2100 | A II Feira de Meio Ambiente é um evento de ensino idealizado pelos professores e alunos que integram o NEA- Núcleo de Educação Ambiental do Ifes-Campus Vila Velha. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a proposta é que a segunda edição do evento aconteça em ambiente virtual. Assim, o evento será transmitido pela internet através do site e do Instagram do Campus Vila Velha, no dia 05 de junho de 2020, tendo como tema “Desequilíbrio ambiental: a ação humana e o aumento de doenças”. O objetivo do tema é levantar reflexões sobre os problemas ambientais gerados pela ação antrópica e suas consequências para a saúde dos seres humanos. Para discutir o tema foram convidadas pesquisadoras, especialistas nas áreas de Meio Ambiente e Saúde de outras instituições de ensino. O evento visa contribuir para a formação da consciência ambiental crítica dos discentes e participantes, no tocante à relação entre degradação ambiental e o surto de doenças. A II Feira de Meio Ambiente pretende também ser um espaço de divulgação de projetos e práticas em Educação Ambiental desenvolvidos no Ifes - Campus Vila Velha. Além disso, o evento online promoverá a mostra artística de vídeos, desenhos e textos produzidos pelos alunos do integrado em alusão ao tema. |
Curso: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS –DIÁLOGOS COM AUTORES NEGROS DO IFES | Hermelinda Peixoto Pereira Martins | 50 | O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha – por meio da direção de ensino, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena, tornam público à realização do curso EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – DIÁLOGOS COM AUTORES NEGROS DO IFES. O curso ocorrerá de 13/08/20 a 30/09/2020, e terá como elemento central do debate: a construção da questão étnico-racial e as políticas de heteroidentificação avaliadas a partir de autores negros da comunidade acadêmica interna da instituição. Estará presente em nosso debate temas como: história do negro e indígena no Brasil, o racismo estrutural e institucional no Ifes, cotas, heteroidentificação e a função social do Neabi e Foneabi. Nossa ação propiciará pensar, avaliar e materializar políticas educacionais para as relações étnicas e raciais no Ifes-VV. Nossa atividade contará com a disponibilização prévia em ambiente virtual dos materiais de estudos precedendo os encontros virtuais. E o debate dialogado com os autores negros da instituição. Portanto, acredita-se que este curso corrobora com a comunidade interna e externa ao campus em relação à implementação e avaliação das ações educacionais afro-brasileiras no Ifes. |
Curso “Redação sem mistério" | Luciana Rodrigues do Nascimento | 90 | Curso de curta duração sobre como produzir um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com as competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). |
VIII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA: Isolamento social: a leitura rompendo fronteiras | Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti | 1170 | referido projeto tem como objetivo disseminar informações da biblioteca, bem como promover o incentivo à leitura, proporcionando um momento de interação entre os participantes e, além disso, incentivar a criação artística. Para tanto, a proposta deste ano é abordar a temática “Isolamento Social: a leitura rompendo fronteiras”, visando uma reflexão sobre o contexto no qual estamos vivenciando. O evento pretende ofertar cursos de Referências e Citações, com base nos cadernos de Normas elaborados pelo Ifes; como também Oficina de lettering (ensinar a arte de desenhar letras) e Mostra Virtual de Fotografia Literária. |
Seminário Lutas Étnicas e Raciais 2020 - A História e sua negritude | Hermelinda Peixoto Pereira Martins | 200 | O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas convida toda a comunidade acadêmica para participar das atividades da rememoração ao dia de luta pelas questões afro-brasileiras denominado Dia da Consciência Negra. As atividades serão:lançamento do calendário étnico-racial, palestras e apresentações artísticas. O evento acontecerá a partir do dia 13 a 20 de novembro de 2020 e terá como elemento central do debate: reparação e direitos da população negra. |
XIII Encontro de Estágio Supervisionado em Química (XIII ENESQui) | Raquel Pellanda Dardengo Victor | 200 | Com a finalidade de congregar o corpo docente, discente e técnico administrativo vinculados ao curso de Licenciatura em Química, bem como docentes supervisores das escolas parceiras foi criado o XIII Encontro de Estágio Supervisionado em Química (XIII ENESQui). Configura-se como espaço para abordar temáticas pertinentes aos saberes da prática (NÓVOA, 1995) a partir de trocas de conhecimento entre os envolvidos na dinâmica dos estágios supervisionados obrigatórios que permeiam os cursos de formação de professores para a educação básica. Contribui-se para a promoção de uma educação democrática, inclusiva e plural. Este semestre, o encontro será totalmente on-line e acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 02 de dezembro de 2020, por webconferência (salas RNP/ Google Meet) e Canal da IV Jornada de Integração do Ifes (You Tube). A programação será composta pelo Painel de abertura "Será que as máquinas podem pensar? Pode a inteligência artificial substituir a figura do professor?" em parceria com a programação da IV Jornada de Integração do Ifes e apresentações das atividades de estágio realizadas remotamente durante a pandemia do novo coronavírus, tais como: análise de livros didáticos, materiais educativos digitais desenvolvidos e relatos de experiência. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais