Ações campus Viana 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
A “gripe espanhola”: O que uma das maiores pandemias da história pode nos ensinar? | Thalismar Matias Goncalves | 630 | O projeto se propõe a refletir sobre a pandemia da gripe espanhola (1918/19) e seus diversos impactos sobre a humanidade, em especial no Brasil. Trata-se de um projeto multidisciplinar que abordará o fenômeno a partir de diversos olhares de acordo com as áreas de formação dos professores: história, geografia, matemática, logística e administração. Procuraremos ainda estabelecer paralelos entre a pandemia da gripe espanhola e a atual pandemia da COVID-19. |
Fake News e seus impactos sociais | Bianca Passos Arpini | 640 | O Projeto visa trabalhar o conceito de Fake News e os impactos nas diversas áreas sociais como comportamento, segurança pública, saúde, alimento, marketing de produtos, política e outros. Para isso abordaremos aspectos científicos, sociais, comerciais, históricos e linguísticos, além de uma análise do discurso. |
Escrita para o Enem | Rafael da Silva Marques Ferreira | 34 | A fim de instrumentalizar os alunos participantes do no projeto no que tange à escrita de textos dissertativo-argumentativos estruturados no gênero discursivo redação do Enem, serão trabalhados – via plataforma virtual Moodle – conteúdos referentes às especificidades da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, às competências avaliadas pela prova e, principalmente, como argumentar e construir a redação com o objetivo de atender às exigências do gênero em questão. |
Ética e redes sociais: da liberdade de expressão aos crimes digitais | Adriana da Costa Barbosa | 840 | O advento das redes sociais provocou intensas transformações na sociedade nos mais variados aspectos: comunicação, relacionamentos, econômico, político etc. Para os jovens, que nasceram no contexto tecnológico da informática e da internet, as redes sociais tornaram-se um desdobramento da vida. O Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, são utilizados intensamente para se expressarem, emitirem suas opiniões, realizarem brincadeiras com amigos, a partir de uma linguagem própria das redes sociais, como a utilização dos famigerados “memes”. Os avanços tecnológicos ao longo da história mostram-se contraditórios, ao mesmo tempo em que proporcionam aspectos positivos para a humanidade, também carregam junto novos problemas. No caso das redes sociais podemos mencionar alguns problemas sociais que se evidenciaram como a difusão das fake news (que já foi abordado por um projeto o campus Viana), o cyberbullying, exposição indevida da privacidade etc etc. Os jovens, por sua vez, são os protagonistas e, ao mesmo tempo, as maiores vítimas de tais problemas. Não é incomum, por exemplo, casos de suicídios de adolescentes decorrentes direta, ou indiretamente, de situações que foram potencializadas pelas redes sociais. Essa situação se agrava para a juventude, caracterizada por transições e rupturas. Nessa perspectiva é preciso problematizar as interrelações entre juventude, redes sociais e espaço escolar e de que forma essa conjuntura pode ocasionar comportamentos que causam danos, sejam morais ou físicos. |
Bibliotecas Virtuais – Recursos disponíveis | Lorrany Oliveira Muller | 60 | O presente projeto visa orientar os alunos sobre as bibliotecas virtuais e seus recursos disponíveis. Com a plataforma virtual Pearson, os alunos irão aprender a Consultar o livro na íntegra de forma interativa; criar sua estante virtual para os seus livros favoritos e fazer observações e comentários nas páginas dos livros, através da ferramenta de Anotações. A orientação ao acesso do Portal periódico da CAPES que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional proporcionará aos alunos mais uma fonte de conhecimento enriquecedor. Por fim, a Target Gedweb através de seu grande acervo de normas e informações técnicas poderá contribuir em várias áreas no ensino. |
Meditação | Adriana da Costa Barbosa | 60 | O presente projeto visa proporcionar aos alunos o conhecimento sobre práticas que os ajudem a treinar e focar sua atenção, ou seja técnicas de promoção do autoconhecimento que estão no campo da meditação. A prática de meditação traz inúmeros benefícios na parte emocional, cognitiva e física. Na literatura, há vários trabalhos que mostram que a meditação atua no sistema nervoso e conduz a um estado de relaxamento e com isso diminui o estresse proporcionando bem estar físico e mental. Nesse sentido esse projeto realizará 4 oficinas de 2h para apresentar a meditação e suas práticas. A meditação é uma prática milenar que está associada ao relaxamento e ao domínio da mente. |
Palestras sobre AUTOCUIDADO | Aline Piovezan Entringer | 260 | A proposta tem como objetivo promover encontros para refletir sobre o autoconhecimento e autocuidado dos adolescentes. Serão realizados cinco encontros, cada um com duração de 2h. Os encontros serão conduzidos por profissionais da área da saúde (Educadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos, Enfermeiros e outros) e serão norteados pelo diálogo para maior interação e dinamicidade |
Palestras sobre profissões | Adriana da Costa Barbosa | 80 | Escolher uma profissão é uma das decisões mais importantes que tomamos na vida na sua vida. Alguns estudantes já sabem qual carreira desejam seguir, mas muitos ainda têm dúvidas. Para ajudá-los, o presente projeto visa preparar os alunos finalistas para a escolha consciente da futura profissão. Inicialmente será realizada uma pesquisa de opinião sobre os cursos de interesse dos estudantes. Posteriormente serão promovidas oficinas semanais de até 2h para dialogar sobre as principais características das profissão que serão mais mencionadas na pesquisa de opinião, também serão apresentadas as possibilidades dentro da área de atuação daquela profissão e haverá momentos para discussões e dúvidas. Serão convidados profissionais das áreas que aparecerão com mais frequência na pesquisa de opinião. |
SAÚDE NA ESCOLA | Aline Piovezan Entringer | 66 | A maioria dos problemas de saúde dos adolescentes decorrem dos comportamentos e hábitos de vida, que, em muitas vezes, os vulnerabilizam. O presente projeto visa inserir no contexto da escola, práticas educativas de promoção e prevenção da saúde dos estudantes, a partir dos principais eixos temáticos estabelecidos pela Polícia Nacional de Atenção à Saúde Integral de Adolescentes e Jovens e influenciar na mudança de atitudes e comportamentos individuais que levam ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Serão discutidos temas como: conceito de saúde, uso de álcool e outras drogas, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, violência, depressão, ansiedade, nutrição e distúrbios alimentares. Serão realizados encontros semanais de 1 hora para as turmas do 3º ano. Em cada encontro será abordado um tema através de oficinas temáticas. As oficinas visam tratar os conhecimentos dos alunos de forma inter-relacionada e contextualizada, envolvendo os estudantes em um processo ativo na construção de seu próprio conhecimento. As questões discutidas, além de contribuir para a educação e saúde dos adolescentes, podem ultrapassar os muros da escola, uma vez que os adolescentes são bons replicadores do conhecimento e levam para casa, para os colegas e para sociedade as questões discutidas na escola. |
Desvendando o cubo mágico | Adriana da Costa Barbosa | 60 | O projeto Cubo mágico visa ensinar os algoritmos usados para resolver o cubo mágico. Nesse processo,será necessário criar um espaço de discussão para refletir acerca da exigência de raciocínio lógico,algoritmos de solução e de embaralhamento, concentração, conhecimentos de combinação e degeometria na solução do quebra-cabeça de Rubik. |
Clube da Leitura | Vinícius Delfino Silva | 90 | É de conhecimento geral que o hábito da leitura, entre outros benefícios, aprimora o vocabulário, ajuda na construção textual, estimula o raciocínio crítico, contribui para o autodesenvolvimento contínuo e gera maior qualidade nas relações interpessoais. Considerando estes benefícios, o presente projeto visa fomentar, no contexto da escola, a leitura por fruição - pelo simples prazer de ler -, sendo esta uma das competências específicas de Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A cada encontro, os alunos compartilharão suas leituras e experiências a partir de temas como amor, amizade, superação, dor, morte, saudade, infância, mistérios, entre outros. A proposta valoriza conversas de intercâmbio de leituras, assim faz com que os alunos se interessem pelas experiências dos colegas e percebam-se parte de um grupo que lê. Para isso, o encontro acontecerá quinzenalmente, via webconferência, com duração de uma (1) hora, a fim de promover encontro sobre o texto em pauta (a leitura não será obrigatória, mas é necessária para conhecer melhor a obra), tornando um espaço democrático onde o estudante poderá, além de sugerir as próximas leitura, compartilhar sua experiência com outros leitores. No Clube, serão exercitadas atividades lúdicas, como leitura em voz alta, leitura silenciosa, debates entre os leitores. Além dos encontros, haverá a promoção de oficinas temáticas mensalmente para desenvolver assuntos como estratégias de leitura, interpretação, turno da fala, releituras da obra lida, produção de conteúdos e booktubers, entre outros. |
Gerenciamento de resíduos e compostagem | Guilherme Cavatti Cancelieri | 120 | O projeto tem como objetivo implementar a compostagem que é o processo de decomposição da matéria orgânica por micro-organismos e insetos. A realização do projeto é uma ação que tem grande potencial para impulsionar a consciência ambiental e refletir sobre práticas sustentáveis e ecologicamente corretas. O projeto terá dois momentos, no primeiro, serão realizadas lives para apresentar e discutir conceitos e práticas sobre o gerenciamento de resíduos orgânico . No segundo momento, serão propostas ações práticas como a construção de composteira, a preparação do solo, a escolha de semente e o plantio. Esperamos que os estudantes ao vivenciarem as ações do projeto, tornem-se pessoas mais cuidadosas com a meio ambiente. |
Documentários de empresas | Paulo Henrique dos Santos | 90 | Apresentar documentários sobre gestão de empresas, indústrias, dentre outros tipos de organizações. Os documentários são uma forma de introduzir os alunos ao mundo dos negócios, despertar-se-á o interesse por níveis técnicos para tomadas de decisões em organizações. |
Semana da Consciência Negra do campus Viana: Conectando Vidas e Construindo uma Sociedade Antirracista | Geisa Lourenço Ribeiro | 1624 | A Semana da Consciência Negra visa proporcionar um momento especial de reflexão sobre uma das matrizes componentes do povo brasileiro, mas que ainda sofre forte discriminação. A discussão sobre a história e cultura dos afro-brasileiros, sua riqueza cultural e contribuições nas mais diversas áreas da sociedade, bem como sobre sua situação e problemáticas no atual contexto social do país, acontecerá por meio de atividades virtuais (palestras e rodas de conversa) devido ao isolamento social imposto pelos combates à pandemia do COVID-19. Nossa programação contará com convidados da instituição, de egressos e de colaboradores de outras instituições. Entende-se que esse momento é fundamental para a reflexão sobre o assunto, mas não pode ser o único momento no ano para discuti-lo. Dessa forma, ressaltamos que o evento deve ser uma culminância de um trabalho realizado ao longo do ano letivo. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais