Ações campus Venda Nova do Imigrante 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
“I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019” | Danielle Cunha de Souza Pereira | 32 | O I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019 tem como objetivo principal eleger as embalagens elaboradas pelos estudantes matriculados na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2 que mais se destacaram como ícones de excelência em Inovação, Aplicação prática, Qualidade, Tecnologia, Design, Funcionalidade, Apelo de venda, Competitividade e Sustentabilidade no ciclo de vida do produto. O Prêmio Inove de 2019 está dividido em 04 (quatro) CATEGORIAS (1 - Pães, massas e biscoitos, 2 - Frutas e olerícolas, 3 - Bebidas e, 4 - Produtos lácteos) dando ênfase aos principais mercados usuários de embalagens de Alimentos. Por meio da premiação do Certificado OURO, PRATA e/ou BRONZE, o Prêmio Conferirá aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização pessoal dos participantes e a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ifes, Campus Venda Nova do Imigrante. Para poder participar do concurso as embalagens inscritas deverão ter sido criadas e produzidas por estudantes matriculados no Ifes Campus Venda Nova do Imigrante na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2. A apreciação e seleção das embalagens criadas pelos estudantes ocorrerá em evento aberto a toda comunidade do Ifes e ocorrerá no dia 21 de novembro de 2019 no Campus Venda Nova do Imigrante. O concurso contará com Júri formado pelos colaboradores do projeto, que selecionarão as melhores embalagens. A comunidade do Ifes também poderá votar na embalagem que mais se destacou no concurso, sendo o seu voto computado na decisão final. |
Oficina Rodas de Conversa | Juliana Peterle Ronchi | 912 | Este projeto tem como objetivo ofertar Rodas de Conversas aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e dos Cursos Superiores do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, visando integrar e reunir os estudantes em torno de situações que estejam sendo vivenciadas por eles. Nessa perspectiva, a atividade de intervenção será desenvolvida em formato de grupos, considerada uma tecnologia leve de cuidado, com temáticas definidas pelos participantes, construindo-se assim um espaço de cuidado que favoreça o bem-estar biopsicossocial dos estudantes. |
(Re)pensando o ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia: formação paraestagiários | Karine Silveira | 15 | O curso, (Re)pensando o ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia: formação para estagiários, tem como objetivo fomentar reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa antes, durante e após a pandemia do novo coronavírus, a qual levou a suspensão das aulas e impossibilitou que o estágio dos discentes de Letras ocorresse presencialmente. Os encontros que acontecerão nesta formação serão protagonizados não só pela professora orientadora do estágio, mas também por professores convidados, a saber: Sabrina Gabriela Vicentini e Vitor Cordeiro Costa, os qais abordarão o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos teóricos sobre metodologias de ensino bem como a prática desses professores em sala de aula pautada em teorias linguísticas. Além disso, haverá a apresentação de um discente do ensino médio que compartilhará com os estagiários as experiências de ser aluno e de ser aluno da professora orientadora do estágio. Durante a formação, os estagiários apresentarão, via webconferência, seus planos de aula, os quais serão elaborados em trios e executados de maneira remota por meio do Moodle. Esse momento oportunizará um debate com todos os envolvidos na formação. Por fim, após dois meses de curso, cada estagiário deverá apresentar e entregar um segundo plano de aula, esse feito individualmente e planejado segundo as teorias lidas durante a formação e os interesses desse/a estagiário/a. |
Curso complementar - Treinamento Esportivo Escolar | Fernanda Cristina Merisio Fernandes Soares | 50 | O esporte, reconhecido como fenômeno sociocultural de acordo com o artigo 217 da Constituição Federal de 1988, é “direito de todos” e “dever do Estado”, tendo no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial; e, portanto, deve contribuir para a formação e a aproximação dos seres humanos de modo a reforçar o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação. Como parte do processo educacional, o esporte possibilita aos seus participantes, a partir das suas práticas, o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e para a prática do lazer. A prática do desporto escolar deve ser gerida por princípios socioeducativos que se fundamentam nos seguintes pilares: princípio da inclusão; princípio da participação; princípio da cooperação; princípio da coeducação; e princípio da corresponsabilidade. O treinamento desportivo escolar pauta-se no ensino das modalidades esportivas a fim de tornar essa prática democrática propiciando o desenvolvimento humano, a melhoria da saúde, da qualidade de vida e a formação cidadã. O curso de treinamento esportivo escolar tem como objetivo oferecer práticas desportivas para os alunos dos cursos técnicos integrados e dos cursos de graduação do Ifes campus Venda Nova do Imigrante, assim também como para os estudantes do ensino médio da rede pública estadual e particular do município, em período extraclasse. O curso visa a formação do aluno a partir de experiências nas práticas esportivas, do desenvolvimento de princípios e valores sociais, morais e éticos, enfatizando os benefícios do mesmo para a saúde, a qualidade de vida, para as relações e a cidadania, do desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas e aprofundamento de conhecimento específico de cada modalidade. A ação visa também formar equipes para participar de eventos esportivos representando a instituição. Levando em consideração a situação de pandemia o curso, durante o período de isolamento social, será ofertado online e priorizará a oferta de atividades contemplando conhecimentos técnicos relacionados a sistemas de jogo e desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades a partir de exercícios físicos prescritos para prática em casa. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais