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Ações campus Venda Nova do Imigrante 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h59 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h43
Título Proponente Nº de vagas Resumo
“I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019” Danielle Cunha de Souza Pereira 32 O I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019 tem como objetivo principal eleger as embalagens elaboradas pelos estudantes matriculados na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2 que mais se destacaram como ícones de excelência em Inovação, Aplicação prática, Qualidade, Tecnologia, Design, Funcionalidade, Apelo de venda, Competitividade e Sustentabilidade no ciclo de vida do produto. O Prêmio Inove de 2019 está dividido em 04 (quatro) CATEGORIAS (1 - Pães, massas e biscoitos, 2 - Frutas e olerícolas, 3 - Bebidas e, 4 - Produtos lácteos) dando ênfase aos principais mercados usuários de embalagens de Alimentos. Por meio da premiação do Certificado OURO, PRATA e/ou BRONZE, o Prêmio Conferirá aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização pessoal dos participantes e a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ifes, Campus Venda Nova do Imigrante. Para poder participar do concurso as embalagens inscritas deverão ter sido criadas e produzidas por estudantes matriculados no Ifes Campus Venda Nova do Imigrante na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2. A apreciação e seleção das embalagens criadas pelos estudantes ocorrerá em evento aberto a toda comunidade do Ifes e ocorrerá no dia 21 de novembro de 2019 no Campus Venda Nova do Imigrante. O concurso contará com Júri formado pelos colaboradores do projeto, que selecionarão as melhores embalagens. A comunidade do Ifes também poderá votar na embalagem que mais se destacou no concurso, sendo o seu voto computado na decisão final.
Oficina Rodas de Conversa Juliana Peterle Ronchi 912 Este projeto tem como objetivo ofertar Rodas de Conversas aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e dos Cursos Superiores do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, visando integrar e reunir os estudantes em torno de situações que estejam sendo vivenciadas por eles. Nessa perspectiva, a atividade de intervenção será desenvolvida em formato de grupos, considerada uma tecnologia leve de cuidado, com temáticas definidas pelos participantes, construindo-se assim um espaço de cuidado que favoreça o bem-estar biopsicossocial dos estudantes.
(Re)pensando o ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia: formação paraestagiários Karine Silveira 15 O curso, (Re)pensando o ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia: formação para estagiários, tem como objetivo fomentar reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa antes, durante e após a pandemia do novo coronavírus, a qual levou a suspensão das aulas e impossibilitou que o estágio dos discentes de Letras ocorresse presencialmente. Os encontros que acontecerão nesta formação serão protagonizados não só pela professora orientadora do estágio, mas também por professores convidados, a saber: Sabrina Gabriela Vicentini e Vitor Cordeiro Costa, os qais abordarão o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos teóricos sobre metodologias de ensino bem como a prática desses professores em sala de aula pautada em teorias linguísticas. Além disso, haverá a apresentação de um discente do ensino médio que compartilhará com os estagiários as experiências de ser aluno e de ser aluno da professora orientadora do estágio. Durante a formação, os estagiários apresentarão, via webconferência, seus planos de aula, os quais serão elaborados em trios e executados de maneira remota por meio do Moodle. Esse momento oportunizará um debate com todos os envolvidos na formação. Por fim, após dois meses de curso, cada estagiário deverá apresentar e entregar um segundo plano de aula, esse feito individualmente e planejado segundo as teorias lidas durante a formação e os interesses desse/a estagiário/a.
Curso complementar - Treinamento Esportivo Escolar Fernanda Cristina Merisio Fernandes Soares 50 O esporte, reconhecido como fenômeno sociocultural de acordo com o artigo 217 da Constituição Federal de 1988, é “direito de todos” e “dever do Estado”, tendo no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial; e, portanto, deve contribuir para a formação e a aproximação dos seres humanos de modo a reforçar o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação. Como parte do processo educacional, o esporte possibilita aos seus participantes, a partir das suas práticas, o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e para a prática do lazer. A prática do desporto escolar deve ser gerida por princípios socioeducativos que se fundamentam nos seguintes pilares: princípio da inclusão; princípio da participação; princípio da cooperação; princípio da coeducação; e princípio da corresponsabilidade. O treinamento desportivo escolar pauta-se no ensino das modalidades esportivas a fim de tornar essa prática democrática propiciando o desenvolvimento humano, a melhoria da saúde, da qualidade de vida e a formação cidadã. O curso de treinamento esportivo escolar tem como objetivo oferecer práticas desportivas para os alunos dos cursos técnicos integrados e dos cursos de graduação do Ifes campus Venda Nova do Imigrante, assim também como para os estudantes do ensino médio da rede pública estadual e particular do município, em período extraclasse. O curso visa a formação do aluno a partir de experiências nas práticas esportivas, do desenvolvimento de princípios e valores sociais, morais e éticos, enfatizando os benefícios do mesmo para a saúde, a qualidade de vida, para as relações e a cidadania, do desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas e aprofundamento de conhecimento específico de cada modalidade. A ação visa também formar equipes para participar de eventos esportivos representando a instituição. Levando em consideração a situação de pandemia o curso, durante o período de isolamento social, será ofertado online e priorizará a oferta de atividades contemplando conhecimentos técnicos relacionados a sistemas de jogo e desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades a partir de exercícios físicos prescritos para prática em casa.
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