Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus São Mateus 2020

Ações campus São Mateus 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h41 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h41
Curso de Introdução a Termoeconomia Felipe Costa Novo Malheiros 45 Resumo da ação: Essa ação será um curso de capacitação em Termoeconomia aplicado em sistemas Térmicos para atender aos alunos e docentes do Ifes Campus São Mateus. Visando incluir esse assunto como formação do profissional (engenheiro), pois na região estão presentes muitas empresas que atuam na área de sistemas térmicos (Suzano, Alcon, Fíbria,...).O curso possui carga horária de 45 horas e será ministrado semanalmente, com carga horária de 3 horas semanais. O curso ocorrerá no Ifes campus São Mateus nas quintas-feiras de 15:40 às 18:40, com sala de aula ainda à definir. Para emissão do certificado o aluno deverá comparecer em pelo menos 75% das aulas e apresentar um trabalho individual, no qual será atribuída uma nota de 0 a 100, sendo necessário atingir um rendimento de 60% dessa avaliação para aprovação.
Concurso Literário 2020 – Memórias Literárias Rossanna dos Santos Santana Rubim 613 Trata-se de nona edição de concurso literário realizado, anualmente, no Ifes Campus São Mateus. A cada edição, um diferente gênero literário era abordado. Este ano, adotando o gênero narrativo “memórias literárias”, o concurso é realizado como atividade em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, coordenado pela Biblioteca. Memórias literárias são narrativas a partir de experiências vividas ou observadas pelo(a) autor(a), mas contadas como são lembradas no presente, ou seja, a realidade serve de sustentação para a criação do texto, em que o relato mistura o que foi vivido com a vida inventada por meio de uma linguagem literária. Normalmente, essas narrativas são feitas em primeira pessoa como narrador-personagem; no entanto, também podem ser escritas por meio de um narrador-observador. Há, comumente, um jogo entre o passado e o presente, marcado pelo uso dos tempos verbais. A ação, direcionada a todo o corpo discente do campus, independentemente do nível e/ou modalidade de ensino, consiste na inscrição de textos escritos de acordo com critérios dispostos em regulamento próprio (anexo), a serem avaliados por banca constituída para este fim, composta por membros internos e externos, todas profissionais da área de Linguagens. Como tema, serão trabalhadas “memórias de leitura”, ou seja, narrativas que discorram sobre experiências com o texto literário, com os diferentes formatos do livro, com a descoberta de autores(as), com a formação da pessoa como leitora; enfim, com a relação do(a) leitor(a) com o texto literário. O(A) primeiro(a) colocado(a) será premiado(a) com um e-reader.
Curso de Mecânica Automotiva Felipe Costa Novo Malheiros 30 O curso de Mecânica Automotiva será ofertado na intenção de complementar a formação dos alunos dos cursos Técnicos em Mecânica e em Eletrotécnica Integrados e Concomitantes com Ensino Médio e da graduação nas Engenharias Mecânica e Elétrica, capacitando-os para atuação na manutenção mecânica automotiva. O curso possui carga horária de 30 horas e será ministrado durante duas semanas seguidas, com carga horária de 15 horas semanais, sendo 3 horas diárias. O curso ocorrerá online (google meet) de segunda a sexta-feira de 14:00 às 17:00, com link da e-aula a ser disponibilizado após a matrícula. A matrícula poderá ser realizada no site do Ifes campus São Mateus, a partir da semana que antecede o curso (21 a 25/09/2020), através de formulário google docs. Para emissão do certificado o aluno deverá comparecer em pelo menos 75% das aulas e resolver uma lista de exercícios entregue no final do curso, no qual será atribuída uma nota de 0 a 100, sendo necessário atingir um rendimento de 60% dessa avaliação para aprovação.