Ações campus Piúma 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Iniciação e Treinamento Esportivo | Sandro dos Santos Ferreira | 60 | O projeto esporte no IFES visa estimular a prática esportiva dos alunos do IFES campus Piúma através de atividades esportivas de aperfeiçoamento, buscando o refinamento dos fundamentos técnicos e táticos (equipes de treinamento), sem perder de vista a importância de desenvolver valores éticos e morais. O presente projeto também tem como propósito organizar eventos, apresentações e competições esportivas entre estudantes do IFES e de outras instituições de ensino |
Aspectos reprodutivos e técnicas histológicas aplicadas a organismos aquáticos | Jones Santander Neto | 25 | Esta ação complementar ao ensino visa treinar os matriculados quanto aos diversos aspectos relacionados a estudo de biologia reprodutiva desde o conteúdo teórico relacionado ao tema, que envolve aspectos fisiológicos da reprodução, quanto aos aspectos práticos do estudo da reprodução utilizando aspectos microscópicos, que envolvem utilização de equipamentos caros e de precisão, além de identificação de estágios maturacionais dos diversos grupos zoológicos ocorrentes no ambiente aquático e de interesse econômico. O estudo da biologia reprodutiva de recursos pesqueiros constitui uma etapa fundamental para estudos que envolvem determinação do tamanho de maturidade, bem como época de desova e fecundidade, parâmetros estes fundamentais para qualquer avaliação populacional e consequente manejo adequado das espécies de organismos aquáticos. |
Preparatório para olimpíadas científicas de Física (OBA, MOBFOG, OBF e OBFEP) | Carlos Eduardo Alves Guimaraes | 80 | Haja vista a dificuldade apresentada pelos alunos em acompanhar os conteúdos relacionados à Física, propomos atividades que compreendem em aulas preparatórias para as olimpíadas científicas e além de atividades propostas pelas próprias coordenações das olimpíadas de Física. Essas atividades visam preparar os alunos para que tenham um melhor rendimentos nas olimpíadas, além de estimular o interesse pelas ciências de uma maneira em geral. A presença do professor nas atividades direcionadas torna o processo de ensino-aprendizagem mais individualizado, uma vez que o aluno recebe do professora atenção em relação à sua dúvida de maneira mais focada. |
Cursos de Capacitação do Laboratório de Mecânica e Naval | Lucas de Carvalho Guesse | 480 | Mec&Nav Capacita é o programa de capacitações que serão executadas peloLaboratório de Mecânica & Naval (LMN) durante o ano de 2019. Estas capacitações ocorrerão atravésde cursos e minicursos relacionados com as atividades do referido laboratório que serão obrigatóriospara os alunos que desenvolvem atividades neste com o objetivo de complementar o ensino obtido emsala de aula. Também serão disponibilizadas vagas para demais alunos que atuam ou não nos demaislaboratórios do campus. As vagas remanescentes poderão ser ofertadas à comunidade em geral.Os minicursos, como “Noções de Segurança em laboratórios” e “Noções de Prevenção e Combate aIncêndios”, complementarão o conhecimento em segurança dos alunos para a realização de atividadesem laboratórios. O minicurso de “Ferramentaria” abordará os tipos e usos de ferramentas para auxiliaro aluno na escolha de ferramentas manuais em suas atividades.Através de um levantamento feito com professores responsáveis por outros laboratórios entre outrosprofissionais do mercado, foram demandados outros cursos que poderiam ocorrer com o apoio doLMN. Assim, foram elaborados cursos que abordarão assuntos que complementam o conhecimentotécnico de nossos alunos e atendam demandas do mercado de trabalho. Nesta vertente serãoministrados os cursos “Desenho auxiliado por Computador (CAD)”, “Excel Aplicado”, “Gestão daManutenção”, “Motores de Combustão Interna”, “Básico de Bombas e Hidráulica básica”. |
Desenho assistido por computador para alunos do curso técnico em Aquicultura | Flavio Lopes Francisco Bittencourt | 40 | Na Aquicultura, o desenho técnico é muito importante pois permite que antes da concepção e construção de qualquer estrutura seja elaborado o projeto contendo todos os dados e informações necessárias, como descrições de como cortar, furar, dobrar, além de medidas, tolerâncias, material e escalas. Especificamente no Ifes Campus Piúma, a grade curricular do curso técnico em Aquicultura integrado ao Ensino Médio não contempla uma disciplina obrigatória que aborde os conceitos e a prática do desenho técnico e o desenho técnico assistido por computador. Dessa forma, visando aprimorar a formação técnica dos alunos, a presente ação tem como principal objetivo permitir que os alunos aprendam e utilizem ferramentas de desenho técnico, principalmente de desenho técnico assistido por computador, para desenvolverem atividades importantes na área de aquicultura, como por exemplo o desenho de plantas baixas para construção de viveiros de piscicultura. O curso será na modalidade presencial, sendo realizado no Laboratório de Informática, com capacidade para 40 alunos, e contando com software comercial de desenho licenciado. A cada aula o aluno será apresentado a um conceito novo seguido da prática desse mesmo comando no computador, sempre auxiliado pelo professor. Ao final do curso o aluno estará apto para representar no software utilizado, uma gama de estruturas para aquicultura, contribuindo assim para sua formação técnica. |
Tutoria em Matemática | Enéas Mendes de Jesus | 10 | Tendo em vista a dificuldade de acompanhamento do conteúdo apresentada por certos alunos, devido a fragilidade em relação a conteúdos considerados elementares, propõe-se uma atividade de tutoria. Diferente de uma monitoria, em que o aluno comparece apenas para sanar dúvidas sobre conteúdos apresentados em sala de aula, na tutoria o foco principal é trabalhar conteúdos considerados prérequisitos e de maneira que o tutor provoque a discussão sobre certos assuntos, evidenciando ao aluno suas limitações, mesmo que este não seja capaz de identificá-las, e ajudando-o a superá-las. A presença do professor e de um aluno monitor torna o processo de ensino e aprendizagem mais individualizados, uma vez que cada aluno recebe a atenção do professor em relação a sua dúvida de maneira individual. Mas isso não representa um enfraquecimento do coletivo, uma vez que eles serão estimulados a trabalharem em equipe. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais