Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Nova Venécia 2020

Ações campus Nova Venécia 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h41 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h37
Clubes de Matemática - Preparatório para Olimpíadas José Gleydson Camata 36 O projeto “Clubes de Matemática – Preparatório para Olimpíadas” visa capacitar o discente na leitura e interpretação, no rigor da escrita de processos matemáticos, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico e na utilização de ferramentas para construir conhecimentos referentes aos tópicos propostos. Os alunos interessados farão um cadastro de grupos de estudos. Cada grupo deverá ser composto por no mínimo 3 e no máximo seis alunos matriculados no Ensino Médio Integrado do Ifes campus Nova Venécia. Em cada mês será disponibilizada uma lista de exercícios preparatória para Olimpíadas de Matemática (em especial, Obmep e Omif) e nesse período os grupos poderão sanar dúvidas referentes a conteúdos e questões aplicadas na lista, em horário específico de atendimento online ou por mensagens enviadas via Whatsapp no grupo dos participantes do curso. A cada dois meses será aplicada uma avaliação aos grupos envolvendo os tópicos abordados nas listas trabalhadas. A nota do grupo em cada avaliação, será utilizada como critério de classificação final dos grupos. Além da avaliação escrita, atividades práticas e elaboração de questões somarão pontos para a classificação final.
Aprendizagem ativa Jaqueline Frigerio Donadia 40 A aprendizagem é significativa quando se estabelece vínculos, contexto, protagonismo, ponte entre a reflexão e a ação. A oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores em ambiente virtual de aprendizagem permite a formação de um espaço/tempo dinâmico, criativo e acolhedor para produção e compartilhamento de conteúdo, ideias e tecnologias, permitindo uma aprendizagem significativa e inovadora na qual é possível discutir, refletir, aprender, reaprender e ressignificar. O curso de aprendizagem ativa permite reflexão- ação sobre aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, criação de conteúdos digitais, uso de tecnologias móveis, redes de aprendizagem, autoavaliação e autogestão dos processos de ensino-aprendizagem. Dessa forma, através do Curso de Aprendizagem Ativa, espera-se multiplicar ideias e pessoas que resolvam problemas e exerçam protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, que valorizem a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriem-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas conectadas com seu projetos de vida, cidadãs, de maneira crítica, autônoma e consciente.