Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Colatina 2020

Ações campus Colatina 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h35 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h29
Atelier integrado de práticas audiovisuais de Arquitetura e Urbanismo Barbara Terra Queiroz 10 Implementar um grupo de trabalho com interesse em produzir conteúdos audiovisuais de caráter educativo e informativo, com base complementar ao conhecimento adquirido no curso. Dessa maneira, a produção de materiais em áudio, vídeo ou gráfico (revistas e exposições) permitirá o aprendizado de conceitos básicos que são muito úteis à prática da arquitetura e urbanismo, no sentido de expor ideias, apresentar e diagramar informações e explorar a criatividade. A ação possibilitará ainda a conjuntura de um acervo de interesse à comunidade acadêmica relatando pesquisas e discussões no âmbito da arquitetura e urbanismo. Contudo, o material produzido pode ganhar proporções além desse público, abordando temas mais diversificados no campo das artes e cultura.
Requalificação de Ambientes do Ifes - Linhares Lizele Sthel Costa 12 Os espaços projetados para o desenvolvimento das atividades humanas influenciam diretamente nas sensações físicas e emocionais de seus usuários, traduzindo-se na relação usuário – ambiente. Na abordagem da Gestalt, Perls (2012) afirma que o comportamento do indivíduo é função do seu meio. Tal influência traz à arquitetura a responsabilidade sobre os espaços projetados: o espaço construído não é meramente um cenário inerte, mas um elemento intrínseco aos desdobramentos das atividades cotidianas.
Equipe Titãs da Robótica Renan Osório Rios 50 Tendo em vista a nova realidade do distanciamento social devido a pandemia do novo coronavirus, os orientadores das respectivas equipes (Equipe 2D, Seguidor de Linha, Sek, Prática, Teórica, Cospace e Adm) atuarão na orientação dos alunos(a) da equipe Titãs da Robótica a distância, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação tais como: WhatsApp, Slack, Google Driver, Google Meet, Zoom, moodle do Campus Colatina etc. É importante ressaltar que as equipes vão seguir todos os padrões de distanciamento social e normas da vigilância sanitária durante este período. Toda vez que a equipe precisar ir presencialmente no Campus Colatina a direção será informada por e-mail para conhecimento e autorização. Em concordância com a equipe e o respectivo orientador(a), as equipes vão decidir se participarão dos campeonatos de robótica virtual no decorrer da temporada de 2020. A baixa competência acadêmica dos alunos da educação formal em disciplinas de Programação e Matemática é um problema universal que tem sido o eixo central de várias investigações. Em 2013, o Campus Colatina publicou um relatório que revelou que uma das principais causas da evasão dos cursos da área de Informática é a dificuldade em assimilar conteúdos que envolvem as linguagens de programação e seus paradigmas. A iniciativa “Robótica Educacional”, um dos projetos de revitalização da Coordenadoria de Informática do Ifes Campus Colatina, vem sido adotada desde então por meio da utilização de kits de robótica Lego Mindstorms. A ideia é diminuir as dificuldades na construção de algoritmos para resolução dos problemas que são abordados nas disciplinas dos cursos de Informática com foco na programação básica de computadores, programação estruturada, orientada a objetos e web. Isto acontece por que os alunos enfrentam dificuldades para desenvolver programas de computador, em sua maioria, devido à aprendizagem da programação inicial requerer a combinação de várias habilidades cognitivas e extensa prática. A fim de fortalecer o aprendizado de matemática e física dos cursos do ensino médio integrado, criou-se a equipe de robótica teórica. No mesmo sentido, foi desenvolvida a equipe Adm para ajudar a equipe de robótica em ações de marketing, finanças e planejamento. Portanto, este projeto tem o objetivo de apresentar um desafio estimulante para os alunos dos cursos técnicos e superiores, através da Robótica Educacional, para o aprendizado de programação, matemática, física e planejamento, diminuindo, assim, índices de reprovação e evasão dos cursos.
Cineclube Ifes Colatina Denimar Possa 80 O objetivo deste projeto é a promoção do cinema como uma ferramenta educativa de arte, cultura, ciência e tecnologia. Assim, desconstruindo a ideia de que a projeção de filmes na escola limita-se ao entretenimento e ao ato de ensinar determinado conteúdo, o que se pretende, no contexto da produção cinematográfica, é um caminho para a ampliação do conhecimento dos estudantes. A ideia é realizar eventos mensais de exposição e discussão de filmes, junto a uma estratégia específica a cada momento, para se debater: qualidade técnica usada na produção do filme; possibilidade de contextualização com questões culturais, históricas, sociais, científicas, tecnológicas; enredo que permita a reflexão sobre temas polêmicos; dentre outros.
Curso "#IF ESTUDE - Desenvolvendo Bons Hábitos de Estudo" Kamila Scalzer 140 Não disponibilizado arquivo editável
Café Científico Denimar Possa 40 Os professores da equipe organizarão a cada mês um encontro com os alunos inscritos para apresentar e discutir temas científicos que não são abordados de forma regular nos cursos do Ensino Médio.
Webconferência sobre Hábitos de Estudo durante as Atividades Pedagógicas NãoPresenciais (APNP) Kamila Scalzer 30 O encontro virtual será ofertado para os alunos matriculados nos cursos do Ifes Campus Colatina e tem como principal objetivo orientar os estudantes sobre a autorregulação da aprendizagem, durante as APNPs. O Encontro Virtual tem por intuito de contribuir com os processos cognitivos e metacognitivos dos estudantes, durante a execução das APNPs, orientando-os sobre a autorregulação da aprendizagem: na utilização de estratégias de aprendizagem e na organização/gerenciamento do tempo, ambiente de estudo e materiais.