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Ações Cefor 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h31 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h27
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Projeto Corrente do Bem Dulciléia Marchesi Costa 150 O projeto Corrente do Bem tem como objetivo geral promover ações solidárias, por meio de espaço de troca de objetos entre o público interno do Cefor, para formação cidadã baseada nos princípios de honestidade, solidariedade e responsabilidade socioambiental. Consiste na escolha de um objeto disponível de interesse do participante, que assume o compromisso de trazer, pelo menos, um objeto a ser ofertado em troca do objeto escolhido. Todos os discentes, servidores e funcionários terceirizados podem participar do projeto. Os parâmetros curriculares nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade de direitos, da participação e da corresponsabilidade pela vida social para orientar a educação escolar (BRASIL, 1997). O projeto aborda dois temas transversais da educação, ética e meio ambiente, que devem ser incorporados à prática educacional devido à sua complexidade e abrangência. Deve-se repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte, recusar possibilidades de consumo desnecessário, e reduzir desperdícios. É necessário mudar comportamentos e adotar práticas éticas e responsáveis na criação de políticas e programas de responsabilidade socioambiental (BRASIL, 2009). Tal preceito também está disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/21012, que estabelece Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio. O projeto utilizará espaço físico e mobiliário do Cefor/Ifes e a divulgação acontecerá por meio de reuniões com os participantes, apresentando o funcionamento e princípios do projeto; por correio eletrônico; e pelo Notícias Cefor.
Curso de Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em Cursos EaD Mariana Biancucci Apolinário Barbosa 128 O curso Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em Cursos EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como orientadores de Trabalho de Conclusão Final (TCF) para o acompanhamento efetivo de pesquisadores iniciantes nas etapas de produção de um trabalho científico em um curso realizado na modalidade a distância.
Curso de Formação de Tutores para EaD Mariana Biancucci Apolinário Barbosa 60 O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 100 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função.
Curso Acessibilidade e Tecnologia Mariana Biancucci Apolinário Barbosa 80 O curso Acessibilidade e Tecnologia será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas, e tem por objetivo instaurar uma discussão teórico-prática junto aos profissionais da educação e de áreas afins acerca dos conceitos relacionados à inclusão e à acessibilidade. Serão debatidos os tipos de acessibilidade e temas relacionados ao princípio inclusivo da acessibilidade, tais como: tecnologia assistiva, acessibilidade em documentos digitais, Design Universal e Universal Design for Learning. A formação irá, também, problematizar a mediação pedagógica por meio das tecnologias e sua contribuição para a aprendizagem, destacando sua importância neste processo. Por fim, serão apresentadas diversas estratégias de uso das tecnologias na produção de materiais digitais acessíveis.
Curso de Formação de Mediadores Pedagógicos em EaD Mariana Biancucci Apolinário Barbosa 200 O curso Formação de Mediadores Pedagógicos em EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas e a ementa aborda os seguintes temas: Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle ; Docência coletiva na educação a distância e o papel da mediação pedagógica; Formas de comunicação síncrona e assíncrona, interação e afetividade; Competências do professor mediador; Avaliação, acompanhamento e feedback em EaD. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como professores mediadores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função.
Curso de Formação de Tutores para EaD Mariana Biancucci Apolinário Barbosa 100 O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 100 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função. No âmbito desta proposta de formação, entendemos a atividade de tutoria como a fase da docência na qual se realiza a mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem e a interação com os alunos por meio da inserção dos conteúdos, do acompanhamento e da avaliação. Nesse sentido, o Curso de Formação de Tutores em EaD justifica-se como forma efetiva de apoio e incremento às atividades de mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, com vistas a capacitar um corpo de profissionais com habilidades específicas para atuar na função de tutoria no processo de ensino e de aprendizagem, sendo esta uma necessidade para o próprio desenvolvimento educacional, social e político daqueles que assumem o compromisso da docência em EaD, bem como de qualificação das futuras práticas e melhorias da educação na instituição.
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