Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Barra de São Francisco 2020
Início do conteúdo da página

Ações campus Barra de São Francisco 2020

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h18 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h23
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Resíduos e adubos orgânicos na agricultura Gabriel Pinto Guimarães 15 O curso Técnico em Agricultura concomitante ao ensino médio foi criado em 2019/2 e encontra-se até o presente momento com apenas o primeiro período concluído. Os alunos passaram no primeiro período por disciplinas como Fundamentos da agricultura e Solo: Gênese, Classificação, Fertilidade e Manejo e tiveram a possibilidade de um curso de ensino oferecido pelo professor Otto Herbert S. Dietrich sobre corretivos e fertilizantes. Pelo fato da região de Barra de São Francisco ser de agricultura familiar e muitos dos agricultores não possuem capacidade de compra de fertilizantes industrializados pois são caros, houve o pedido dos alunos da turma de técnico em agricultura da oferta de curso sobre a fabricação de adubos orgânicos. Diante disso, objetiva-se difundir o conhecimento em relação as fontes e adubos orgânicos e sua importância econômica, ambiental esocial. Esse curso levará os alunos a saberem as fontes de adubos orgânicos potenciais de serem utilizados na agricultura, a quantidade a ser aplicada e principalmente, como confeccioná-los. Essas questões são de grande importância para esses discentes já que muitos estão cultivando hortaliças em suas casas e alguns até vendem em feiras. O curso Resíduos e adubos orgânicos na agricultura será uma ótima oportunidade para muitos discentes pois os mesmos encontram-se motivados pois o curso envolverá não só a teoria mas também a parte prática. Os encontros do curso ocorrerão às quartasfeiras entre 04/03/2020 a 01/04/2020, totalizando 5 encontros que serão realizados das 16:00hs às 19:00hs no IFES - Barra de São Francisco, e na obra do campus do IFES.
CONCEITOS DE ECOLOGIA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS Izabella Martins da Costa Rodrigues 25 No cenário atual, a preocupação com o ambiente, saúde e o bem estar doméstico tornou-se imperativo em nossa sociedade. A cidade de Barra de São Francisco tem a agricultura em seu DNA, pois nasceu da busca de terras férteis e devolutas de lavradores vindos de Colatina e Minas Gerais. Contudo, atualmente, a extração de pedras ornamentais como granito tem sido um dos carros chefes da economia na região. A cidade francisquense têm sofrido com os problemas ambientais advindos de uma gestão mal sucedida dos recursos naturais, como em todo o mundo, onde estamos percebendo cada vez mais frequentemente os efeitos desta exploração indiscriminada, como secas prolongadas e enchentes. O IFES campus Barra de São Francisco criou, além do Curso técnico em Administração, em 2019/2 o curso Técnico em Agricultura concomitante ao ensino médio, ademais a região é um importante celeiro de agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Desta maneira, buscamos através deste Curso Aberto, fornecer situações de aprendizagem que possibilitem ao cursista compreender e conhecer as atividades relacionadas ao uso racional, manejo adequado e conservação dos recursos naturais, bem como contextualizar e propor soluções para as suas necessidades na produção de alimentos. Os encontros do curso ocorrerão as segundas-feiras entre 14/09/2020 a 05/10/2020 totalizando 4 encontros que serão realizados de 17:00hs as 18:30hs em uma sala virtual no aplicativo Google meets.
“Cine Conhecimento” Bianca da Silva Ferreira 40 De todos os seres, o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, onde representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos. Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, uma vez que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008). O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões; é uma forma de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Antes do surgimento do Cinema, que ocorreu na passagem do século XIX para o século XX, isso era feito prioritariamente através das outras Seis Artes (Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Contudo, apesar de seu recente tempo de vida, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado. Dessa forma, por meio do “Projeto Cine Conhecimento”, o Campus Barra de São Francisco possibilitará aos nossos estudantes o acesso à cinematografia nacional e internacional de longas e curtas-metragens, assim como documentários, visando à formação sociocultural e política no âmbito escolar.
Elaboração de planilha para projeto de irrigação Willian Fernandes de Almeida 13 A irrigação é fundamental para garantir um bom desenvolvimento das culturas e aumento da produtividade, principalmente quando ocorrem irregularidades das chuvas. Diversos métodos podem ser utilizados para aplicar água às plantas. Não existe um método ideal, existe o que melhor se adapta às condições edafoclimáticas da região e econômicas do produtor. Entretanto, não basta apenas escolher um método, é muito importante fazer a seleção correta dos componentes, e pra isso exige-se conhecimento no campo da hidráulica, tais como cálculos de vazão, pressão, perda de carga entre outros que serão indispensáveis para a elaboração do projeto. Através desses cálculos determinam-se qual o diâmetro mais adequado da tubulação, qual a pressão recomendada ou limite da tubulação, qual a potência ideal da motobomba, entre outros. Portanto, o dimensionamento adequado e criterioso do sistema de irrigação é crucial para o sucesso do empreendimento com agricultura irrigada. O dimensionamento de um sistema de irrigação envolve o uso de equações e uma série de cálculos que ao serem mal executados podem prejudicar o correto funcionamento do sistema. Os problemas mais comuns são rompimento da tubulação, excesso ou falta de pressão, gastos desnecessários devido à superestimativa dos componentes... Este curso tem como proposta de trabalho desenvolver com os estudantes do curso técnico em Agricultura do IFES campus Barra de São Francisco uma sequência de ensino sobre como elaborar planilhas que facilitam o dimensionamento correto de projetos de irrigação por aspersão e localizada. As atividades têm o objetivo de desenvolver, através de exposições teóricas e práticas, a capacidade do aluno de realizar de modo objetivo, rápido e correto o dimensionamento de projetos de irrigação, de forma a recomendar a implantação de sistemas mais eficiente e de melhor custo. A organização do desenvolvimento do trabalho será através de orientações on-line, instruindo e acompanhando todo o passo a passo da elaboração das planilhas. Todos os participantes, deverão estar presentes nos encontros virtuais para observar as orientações e expor suas dúvidas. Os encontros do curso ocorrerão entre 16/1/2020 a 26/02/2020 totalizando 10 encontros que serão realizados de 18:00h às 22:00h através de videoconferência (40h). Alguns encontros poderão ocorrer no sábado. Além dos encontros via webconferências, teremos aulas teóricas dos principais conceitos dos itens das planilhas disponibilizadas no AVA Moodle do IFES (20h).
Licenciamento Ambiental Aldo Marcello Costa Bicalho 50 O curso é ofertado a estudantes do Ifes que queiram compreender o processo de licenciamento ambiental e sua importância para o meio ambiente.
registrado em:
Fim do conteúdo da página