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Ações campus Venda Nova do Imigrante 2019

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 17h03 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 17h03
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Recepção dos Calouros Alex Caldas Simões 40 Com o intuito de melhor acolher os alunos ingressantes de Letras - Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante, foi estruturada uma noite de recepção, em que se fará uma breve apresentação do curso e sua história na instituição; a exposição dos integrantes do Centro Acadêmico Edson Luís, tal qual a explicação de suas funções para com os alunos; o desenvolvimento de uma dinâmica para que haja entrosamento entre os discentes acolhidos; e uma roda de conversa com alguns professores do campus, para que exponham, de forma sucinta, as três grandes áreas da Letras e suas principais características.
Treinamento Desportivo Escolar Fernanda Cristina Merisio Fernandes Soares 70 O treinamento desportivo escolar tem como objetivo oferecer práticas desportivas nas modalidades futsal, handebol, voleibol e basquetebol para os alunos dos cursos técnicos integrados e dos cursos de graduação do Ifes campus Venda Nova do Imigrante em período extraclasse visando a formação do aluno a partir das suas experiências no esporte trazendo os benefícios do mesmo para a saúde, a qualidade de vida, para as relações e a cidadania, assim também como formar equipes para participar de eventos desportivos representando a instituição.
Monitoria Michele Aparecida Vieira Curty 58 Monitoria é um Programa Específico de Atenção Secundária da Política de Assistência Estudantil do Ifes destinado a valorizar o potencial do discente com desempenho acadêmico notório, oferecendo-lhe a oportunidade de desenvolver atividade de monitoria, entendida como uma atividade de ensino-aprendizagem voltada à formação acadêmica do corpo discente e vinculada a uma disciplina e/ou bloco de disciplinas dos cursos do Ifes.
Por ser um programa de atenção secundária, há situações em que o recurso da Assistência Estudantil não possibilitará a oferta do auxílio. Nesses casos há a possibilidade do campus ofertar bolsas pagas por outra fonte orçamentária, se houver disponibilidade de recurso.
Para o ano letivo de 2019 o Ifes-Campus Venda Nova do Imigrante ofertará monitoria nas disciplinas de Física, Educação Física, estatística, Matemática, Microbiologia de Alimentos, Português e Química.
Índios e Mulheres na História 2019 Kalna Mareto Teao 575 Esse evento tem como objetivo trazer a história dos povos indígenas e das mulheres na formação do Brasil. O evento procura valorizar a história, a cultura e os rituais dos índios do Brasil e alertar sobre a importância da mulher na formação da sociedade brasileira e sobre as formas de violência como o feminicídio. O Brasil é o quinto país mais violento contra as mulheres no mundo. Pretendemos promover reflexões sobre as duas temáticas, propondo uma cultura de paz e de respeito a essas minorias.
Tutoria em Matemática: uma possível da análise linguística de enunciados matemáticos. Lilyane Gonzaga Figueiredo 20 Esta ação é um resultado do projeto de nivelamento multidisciplinar realizado nos meses de fevereiro e março. Por meio deste projeto verificou-se que há um público que não atingiu 60% da média esperada nas avaliações diagnósticas. Portanto, esta ação destina-se a estudantes do 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com o objetivo de minimizar o déficit de conhecimento em conteúdos que são pré-requisitos em Matemática. Percebemos também que os alunos têm dificuldade em realizar problemas matemáticos, pois muitas vezes não compreendem o enunciado, ou seja, não realizam uma leitura adequada o que compromete a resolução do problema. Acreditamos que a tutoria seja um caminho para amenizar as retenções na área de exatas.
(Re)Configurações no mundo do trabalho: Tensões entre o ser e o ter Adriana Gomes Silveira 117 Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que visa ampliar a compreensão das relações sobre o mundo do trabalho de jovens estudantes. Desenvolvido com turmas finalistas nas aulas de Filosofia, possibilita aos jovens refletir sobre processos de identidade, relações sociais e familiares e habilidades pessoais, a partir dos conhecimentos da Sociologia, da Filosofia e da Psicologia, a fim de ampliar a compreensão das relações sobre o mundo do trabalho, tendo em vista a saída dos jovens do ensino técnico integrado ao ensino médio rumo a novos caminhos formativos
Educação Ambiental – Plantas Medicinais Edson Kretle dos Santos 80 Promover a educação ambiental através de palestra, dividindo em dois momentos de interação, sendo estes um teórico no Miniauditório e outro prático na horta do Campus. Foram abordados assuntos relacionados a plantas medicinais, identificação botânica, confronto de dados populares com os científicos e manejo de hortas medicinais e condimentares. O objetivo da palestra foi a inserção do tema, com a aplicação de conceitos e o relacionando com o cotidiano. No momento teórico houve a introdução dos registros históricos de plantas medicinais e a relação desta com o homem e o ambiente que as cercam. Foram expostos alguns produtos extraídos de forma natural, tais como: florais, óleos essenciais, perfumes naturais, pomadas e fitoterápicos em geral, para que despertasse então o interesse por parte dos alunos. Desta forma, foram conceituados termos científicos a fim de promover maior entendimento sobre o tema. Nas aplicações práticas os temas explorados foram irrigação, limpeza, cultivo e uso do espaço. Realizaram-se atividades como: plantio, irrigação, coleta, uso e cuidados em geral com a vegetação para uma melhor dinâmica e aplicação dos assuntos abordados a fim de conscientizar os alunos sobre a questão ambiental atual. O momento final da ação foi reservado para esclarecimentos de dúvidas e discussão dos temas.
Oficinas psicossociais de integração: ampliando olhares Ana Lúcia Zancanella Debona Toledo 334 Um dos princípios da Política de Assistência Estudantil do Ifes - PAE (Resolução n.º 19/2011) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil é a formação ampliada na sustentação do pleno desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, o ambiente escolar deve promover condições para o exercício pleno da cidadania, pois a educação, além de promover as habilidades dos estudantes, deve almejar desenvolver neles um senso de responsabilidade pelos seus semelhantes. Esse princípio da PAE alinha-se com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN (Lei nº 9.394/1996), que reafirma a educação como direito, inspirada nos ideais de solidariedade humana, para promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A Lei de Combate à Intimidação Sistemática / bullyng (Lei nº 13.185/2015) determina como dever da escola assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática. A partir do entendimento de que a constituição do ser humano enquanto sujeito e a apropriação do saber estão relacionadas tanto à capacidade intelectual quanto à qualidade das trocas entre os indivíduos e, atendendo aos dispositivos legais, essa proposta de oficinas visa o desenvolvimento de atividades de integração entre os estudantes, a construção coletiva de identidade de grupo e de um ambiente favorável à comunicação, à cooperação e ao combate a qualquer forma de discriminação, colaborando para a construção de condições fundamentais não só para o desenvolvimento das habilidades individuais dos estudantes, mas também para a formação de cidadãos.
Curso de Imersão Linguística e Cultural Carmelita Tavares Silva 20 É fato comprovado que a aprendizagem significativa de um idioma estrangeiro vai além do domínio das normas gramaticais, competência leitora e fluência verbal do aprendiz. Ela abarca a história, a cultura, a economia e todos os aspectos que caracterizam a identidade de seu povo. Por outro lado sabe-se que, por fatores econômicos, o acesso ao ensino de uma língua estrangeira ainda é privilégio de uma minoria, principalmente em se tratando da realidade econômica de grande parte dos pais de alunos da rede pública. Nesse contexto o Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante, com uma perspectiva de ações afirmativas e de internacionalização das políticas educacionais vem oferecendo aos seus alunos, desde o ano de 2014, a possibilidade de um curso de imersão linguística e cultural, com duração de 40 (quarenta) horas, em Córdoba – Argentina, durante o período de recesso escolar com o objetivo de otimizar a aprendizagem e assegurar ao aluno um diferencial em sua formação. A oportunidade de poder praticar o idioma espanhol estudado no Ifes, em situações reais de comunicação, interagir com pessoas cujo idioma materno é a língua que estudam constitui uma experiência, sob todos os aspectos, altamente enriquecedora e que se legitima na definição dos valores adotados pela rede IFES: comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade, transparência. Destaca-se também o fato de que o Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua nativa de 7% da população mundial, O Espanhol é a Língua Oficial de mais de 22 países e língua oficial em vários estados dos Estados Unidos bem como a língua materna dos principais parceiros econômicos do Brasil.
Semana de Educação para a Vida 2019 Tassia Nati 2006 estudantes matriculados no Ifes campus Venda Nova do Imigrante dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos superiores, servidores do Ifes e comunidade externa (servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Venda Nova do Imigrante).
II Colóquio Letras em Curso Mariana Passos Ramalhete 750 O I Colóquio Letras em Curso, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante, por meio de palestras, minicursos e de mesas redondas, visa a divulgar e a fomentar discussões e pesquisas nas áreas das ciências da linguagem, da literatura e da cultura, relacionadas ao curso de Letras. Além disso, o evento promove e amplia a interação entre discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais da área de Letras, da Educação e de áreas afins, tanto da região quanto de outras instituições de ensino públicas e privadas.
Palestras Ciclo étnico-raciais Kalna Mareto Teao 130 Palestras Ciclos étnico-raciais visa atender a necessidade de formação de professores do ensino básico que atuam em instituições de ensino, considerando a Lei n.10.639/03 e Lei n.11645/08. Os objetivos do projeto são: promover reflexões sobre a prática pedagógica, aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos sobre as temáticas étnico-raciais negra e indígena, oferecer aos professores materiais didáticos adequados ao ensino desta temática, possibilitar atualização dos conceitos étnico-raciais, compreender as relações étnico-raciais na escola e na sociedade brasileira, promover reflexões de conscientização, tolerância e combate ao preconceito racial e ao racismo, analisar as contribuições culturais dos negros e indígenas na formação da sociedade brasileira, compreender a atuação desses povos na história e na cultura brasileira ao longo do tempo.
JOGOS INTERCLASSES 2019 Fernanda Cristina Merisio Fernandes Soares 220 Os jogos Interclasses são atividades desportivas competitivas oferecidas para as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e para os servidores do IFES Campus Venda Nova do Imigrante. Têm como objetivo promover a integração entre discentes, professores, funcionários e equipe pedagógica, exaltando a prática da Educação Física como instrumento capaz de contribuir com o processo de formação de indivíduos críticos e conscientes do seu papel social, sensibilizando-os quanto aos valores educativos presentes no desporto.
Minicurso Desafio Fotográfico Leandro Marques Jubini 60 A proposta do Minicurso Desafio Fotográfico incide sobre uma perspectiva que pensa a prática fotográfica como linguagem alternativa para estabelecer discussões, reflexões e ações. O exercício de construção de imagens remete a uma sensibilização do olhar, visto então como algo que antecede ao próprio processo de formação das fotografias. Isso que é anterior encontra-se estabelecido no artífice da imagem, que no caso da fotografia é o sujeito por trás da câmera. O presente minicurso busca estabelecer a construção de saberes técnicos acerca do exercício de fotografar assim como a reflexão sobre o próprio processo de perceber as coisas, a vida, as pessoas e o mundo. Partindo da concepção da fotografia como linguagem, o minicurso propõe o aprimoramento técnico por meio de saberes que formam a estrutura basilar, os quais por sua vez, permitem um melhor exercício fotográfico por parte dos estudantes. Em meio a esse processo de descoberta sobre aspectos que circundam o ato de fotografar, os estudantes serão provocados a pensar sobre aquilo que os cercam e que revelam ser os objetos a serem fotografados. Assumir tal proposta como ponto de partida implica em estabelecer uma educação pelo olhar, fomentando alteridade, desenvolvendo a percepção dos envolvidos e produzindo fotografias que permitem novas formas de observação sobre a comunidade e o campus do IFES de Venda Nova do Imigrante.
Tutoria em Física Sidnei Giles de Andrade 19 Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas na área de exatas no curso técnico e a escassez de profissionais docentes nesta área do conhecimento. Esta proposta está voltada à capacitação de discentes para exercer a tutoria na disciplina de física. Tem por objetivo geral, despertar no tutor o interesse pela docência e, simultaneamente, fortalecer o aprendizado em física teórica, tanto do tutor, quanto daqueles que se interessarem a frequentar a tutoria.
Curso de Educação Financeira: aprenda a lidar com seu dinheiro Lucas Marin Bessa 90 O presente curso tem o intuito de auxiliar os alunos do IFES Campus Venda Nova do Imigrante, do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e do Ensino superior, além de seus familiares e pessoas da comunidade externa, na utilização dos seus recursos financeiros, seja bolsa de estudos, proventos de atividade profissional ou auxílio recebido dos pais para se estabelecerem no município. O curso trabalha aspectos de autoconhecimento sobre as relações sociais que envolvem a utilização do dinheiro e suas consequências; e de conscientização e orientação sobre a importância de um bom controle financeiro para o alcance dos objetivos pessoais e profissionais.
Desenvolvimento de produtos agroindustriais. Fabrícia Ribeiro Mattos 96 A ação complementar de desenvolvimento de produtos agroindustriais pelos alunos dos 2º anos do curso técnico em Agroindústria tem como proposta um projeto integrador através do qual os alunos poderão desenvolver um produto, que pode ser de origem animal ou vegetal. Nesse sentido será possível trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos presentes nas disciplinas de Tecnologia de Origem Animal (TPA), Tecnologia de Origem Vegetal (TPV), Nutrição e Análise Sensorial (NAS), Análise Química de Alimentos (AQA) e Gestão I. Os alunos desenvolverão um novo produto que apresente aspectos funcionais (alto teor de fibras, redução de sódio, caloria, açucares e/ou enriquecimento com vitaminas, etc), além da descrição das etapas do processo de fabricação (fluxograma do processo). Com a orientação dos professores das disciplinas, definirão pelo menos duas análises físicas e químicas a serem realizadas no produto final, na matéria-prima ou como controle do processo. Farão a rotulagem nutricional e avaliação sensorial do produto desenvolvido. Elaborarão uma proposta de embalagem capaz de acondicionar o produto proposto e definirão o perfil alvo do consumidor. Os resultados alcançados por cada grupo serão apresentados na forma de seminário final para as outras turmas do ensino técnico em agroindústria integrado ao médio. Os pais dos alunos também serão convidados a participarem desse momento, como uma forma de disseminar os conhecimentos, integrar e estimular as relações família-escola.
Implementação de ações de Boas Práticas de Fabricação em serviços de alimentação Flávia de Abreu Pinheiro 14 A ação complementar visa oportunizar o aprendizado dos discentes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, matriculados na disciplina de Gestão da Qualidade na Indústria de Alimentos, além da sala de aula, através do contato e realização de atividades em estabelecimentos alimentícios, categorizados como serviços de alimentação: cantina escolar e restaurante. Além de permitir a integração dos discentes ao ambiente profissional, esta proposta contribuirá para a adequação dos estabelecimentos participantes quanto às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e assim, atendimento aos instrumentos normativos da legislação de alimentos para serviços de alimentação, visando a oferta de alimentos seguros. Atualmente, sabe-se que muitos dos colaboradores envolvidos na produção/comercialização de alimentos, não conhecem ou compreendem a importância e obrigatoriedade das BPF para a garantia da segurança dos alimentos. Portanto, esta proposta visa promover a aproximação da instituição de ensino com os estabelecimentos mencionados, contribuindo com sugestões e ações para adequação às BPF e, portanto, melhorias para a produção de alimentos com maior segurança e qualidade, além de possibilitar aos discentes diagnosticar problemas reais e apontar soluções para os mesmos. Para a execução da proposta, serão realizados diagnósticos das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos; posteriormente um plano de ação para adequação de conformidades, elaboração e implementação do manual de BPF. Todas as atividades terão como base instrumentos normativos da legislação de alimentos, bem como os conteúdos ministrados na disciplina de Gestão da Qualidade.
Química para o Enem Jamile Rocha Pavan 35 O projeto em questão visa revisar os conteúdos de Química abordados no Ensino Médio, bem como aqueles não contemplados na matriz curricular dos cursos técnicos de agroindústria e administração e que são conteúdos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os conteúdos serão propostos na forma de exercícios em sala, aulas práticas e leituras de artigos de temas transversais, como meio ambiente e energia possibilitando assim, uma melhor oportunidade para os alunos ingressarem em instituições públicas de ensino superior. Os encontros presenciais serão semanais com duração de 3 horas, essas horas serão divididas em três momentos: explanação do conteúdo, aplicação de exercícios e/ou aula experimental e discussão dos resultados. As aulas práticas acontecerão no laboratório de Química do campus Venda Nova do Imigrante, utlilizando-se de roteiros, e serão ministradas visando uma melhor compreensão da teoria através da prática.
Minicurso “Métodos analíticos aplicados na determinação de compostos voláteis responsáveis pelo o aroma dos alimentos” Milton de Jesus Filho 20 O minicurso “Métodos analíticos aplicados na determinação de compostos voláteis responsáveis pelo o aroma dos alimentos” será de grande importância para os discentes do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos como atividade de ensino complementar a fim de contribuir na construção de conhecimentos científicos sobre métodos analíticos modernos que podem ser aplicados na análise de alimentos. O minicurso proposto tem como objetivo a aprendizagem de métodos analíticos utilizados para identificar, quantificar e descrever os compostos voláteis responsáveis pelo o aroma dos alimentos. Prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino- aprendizagem, através da ministração de aulas expositivas, demonstração de imagens e vídeos sobre equipamentos e materiais, estudos de artigos científicos da área e resolução de casos em grupo. A avaliação do minicurso será feita através de discursões em sala sobre artigos científicos que aplicaram métodos analíticos em estudos de aromas, debatidos e respondidos por todos os participantes, além da presença e participação dos alunos. Espera-se que esse minicurso possa proporcionar aos discentes maior conhecimento sobre análise de alimentos, especificamente, técnicas analíticas modernas aplicadas na química de aromas.
“Seminário Estágio Supervisionado II: Diálogos e Vivências dos cotidianos escolares- Ensino Médio” Selma Lucia de Assis Pereira 16 O Estágio Supervisionado II ensino médio é parte obrigatória da formação docente e compreende em um importante momento da formação acadêmico-profissional do discente do curso de Letras, por entendermos que seja a oportunidade de estabelecer um diálogo dos conhecimentos adquiridos durante o curso com a aplicação da prática estabelecendo o contato com a realidade e necessidade das nossas escolas. Dessa forma, é importante ressaltar que o momento de socializar e compartilhar, por meio do “Seminário Estágio Supervisionado II : Diálogos e Vivências dos cotidianos escolares” é de suma importância na vida estudantil, uma vez que as práticas exitosas ajudam o discente na percepção das diferenças entre uma escola e outra, bem como, ver-se nesse processo de construção e aprimoramento profissional.
Consciência Negra Kalna Mareto Teao 500 A realização das oficinas tem como proposta promover reflexões, debates e diálogos sobre a questão negra no Brasil e na África, considerando as histórias, as culturas e as identidades étnicas. O evento está embasado na Lei 10.639/03 e é realizado pelo NEABI-Venda Nova. (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). As atividades objetivam aos alunos tenham autonomia de escolha dos assuntos que lhes interessam sobre o tema das relações étnico-raciais e procuram promover uma maior tolerância e diálogo sobre esse assunto.
“I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019” Danielle Cunha de Souza Pereira 32 O I Concurso de Desenvolvimento de Nova Embalagem para Alimentos - Prêmio Inove 2019 tem como objetivo principal eleger as embalagens elaboradas pelos estudantes matriculados na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2 que mais se destacaram como ícones de excelência em Inovação, Aplicação prática, Qualidade, Tecnologia, Design, Funcionalidade, Apelo de venda, Competitividade e Sustentabilidade no ciclo de vida do produto. O Prêmio Inove de 2019 está dividido em 04 (quatro) CATEGORIAS (1 - Pães, massas e biscoitos, 2 - Frutas e olerícolas, 3 - Bebidas e, 4 - Produtos lácteos) dando ênfase aos principais mercados usuários de embalagens de Alimentos. Por meio da premiação do Certificado OURO, PRATA e/ou BRONZE, o Prêmio Conferirá aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização pessoal dos participantes e a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ifes, Campus Venda Nova do Imigrante. Para poder participar do concurso as embalagens inscritas deverão ter sido criadas e produzidas por estudantes matriculados no Ifes Campus Venda Nova do Imigrante na disciplina de Embalagens de Alimentos CTA 362 2019/2. A apreciação e seleção das embalagens criadas pelos estudantes ocorrerá em evento aberto a toda comunidade do Ifes e ocorrerá no dia 21 de novembro de 2019 no Campus Venda Nova do Imigrante. O concurso contará com Júri formado pelos colaboradores do projeto, que selecionarão as melhores embalagens. A comunidade do Ifes também poderá votar na embalagem que mais se destacou no concurso, sendo o seu voto computado na decisão final.
“Seminário Estágio Supervisionado I: Diálogos e Vivências dos cotidianos escolares- anos finais” Selma Lucia de Assis Pereira 32 O Estágio Supervisionado I anos finais é parte obrigatória da formação docente e compreende em um importante momento da formação acadêmico-profissional do discente do curso de Letras, por entendermos que seja a oportunidade de estabelecer um diálogo dos conhecimentos adquiridos durante o curso com a aplicação da prática estabelecendo o contato com a realidade e necessidade das nossas escolas. Dessa forma, é importante ressaltar que o momento de socializar e compartilhar, por meio do “Seminário Estágio Supervisionado I : Diálogos e Vivências dos cotidianos escolares” é de suma importância na vida estudantil, uma vez que as práticas exitosas ajudam o discente na percepção das diferenças entre uma escola e outra, bem como, ver-se nesse processo de construção e aprimoramento profissional.
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