Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus São Mateus 2019
Início do conteúdo da página

Ações campus São Mateus 2019

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h58 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h58
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Projeto Improving communication skills in English through STEM practice at school Thiago Rafalski Maduro 30 Este projeto objetiva envolver estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica, nas modalidade integrado ao ensino médio e concomitante, em atividades conduzidas em língua inglesa como estratégia de fortalecimento das ações de internacionalização do currículo que vem sendo promovida no Ifes – Campus São Mateus e ampliação das estratégias para o ensino do ensino STEM. Serão selecionados para este projeto 30 alunos com nível de proficiência B1, que participarão de atividades divididas em três etapas. A primeira, de leitura e interpretação de artigos científicos do programa Science News in High Schools, da Society for Science & the Public, estruturado para favorecer a percepção do aluno quanto a questões sobre STEM relacionadas ao currículo escolar. Com foco em mostrar aos alunos como identificar problemas e conduzir um projeto em busca de uma solução. A segunda, de discussão dos alunos com especialistas na área dos artigos da etapa anterior, sempre em língua inglesa. A terceira, de identificação de um problema e prototipagem de uma possível solução. O projeto está organizado em 43 semanas, entre agosto de 2018 e setembro de 2019, com carga horária semanal de 2 horas, totalizando 86 horas de estudo presenciais além das atividades não presenciais de trabalho em grupo.
Laboratório de Física: Eletromagnetismo Robson Santos Gobbi 140 A ação visa envolver os alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrado em atividades práticas/experimentais relacionadas aos fenômenos eletromagnéticos. A física é uma ciência que tem como base a experimentação e por meio dessa vivencia os alunos poderão compreender na prática os conceitos abordados em aula. Além disso, acreditamos também que a aulas de laboratório possam despertar um maior interessante dos alunos pela disciplina e consequentemente levar a um melhor desempenho do mesmo.
Música e Educação Especial Laís Perpetuo Perovano 10 Até meados do século XX não havia no Brasil uma sistematização do ensino público para pessoas com deficiência e na maioria das vezes estes eram alocados em ambientes excludentes, voltados para o cuidado e tratamento, que pouco se atentavam para os processos educacionais. A partir dos anos 1970 uma nova maneira de se compreender a deficiência foi se desenvolvendo e intensifica-se a busca por uma forma de inclusão dessas pessoas na sociedade, inclusive no que diz respeito a educação. Perceber que não é a lesão, ou os impedimentos biológicos, (impairment) que transformam o sujeito em uma pessoa com deficiência (disability), mas sim as barreiras sociais que fazem que esse sujeito experimentar esta condição (DINIZ, 2007; DINIZ; BARBOSA; SANTOS, 2009, p. 67). Para que haja uma verdadeira educação inclusiva, que leve em consideração as diferenças de todos os educandos, independentemente de suas condições biológicas, precisamos de ações e mudanças de mentalidade tanto no ensino regular, quanto na educação especial. A presente proposta busca complementar o processo de inclusão através de um curso de música para alunos com necessidades educacionais específicas. Buscaremos, através da educação especial sob a perspectiva inclusiva (GLAT e FERNANDES, 2005), contemplar as especificidades que englobam as diferenças desses estudantes através do ensino de Artes. O curso também envolverá em cada turma um estudante monitor-aprendiz que não se caracteriza como pessoa com deficiência. O objetivo desses estudantes será de dar apoio ao professor (monitor) e ampliar a gama de diversidade funcional (PEREIRA, 2009) dos indivíduos que compõem a turma.
Tutoria em Componentes Curriculares dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica Concomitantes com Ensino Médio Nelson Henrique Bertollo Santana 225 Tutoria em Componentes Curriculares dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e em
Mecânica Concomitantes com Ensino Médio
Grupo de Estudos para 2ª fase da OBMEP Silvia Louzada 19 Grupo de Estudos para 2ª fase da OBMEP
Recreio Cultural Eros Silva Spalla 400 O projeto Recreio Cultural pretende promover a interação entre os alunos dos cursos ofertados no campus São Mateus, servidores, terceirizados, e alunos de outras instituições de ensino, bem como tornar a hora do recreio um momento de descontração, e ainda, ser um espaço que oportunize a esses diversos grupos a chance de socializar os talentos. O objetivo geral é criar um espaço de mostra de talentos, e desta forma incentivar a criatividade de produções artísticas. O espaço será aberto para qualquer tipo de apresentação cultural (dança, poesia, música, teatro, e outros) durante o período do recreio, sendo realizada nos turnos matutino e vespertino da escola. A cada edição do Recreio Cultural poderá ser realizada uma atividade principal, e em paralelo acontecer exposições, oficinas, entre outros.
Monitoria de Física para estudantes dos cursos Engenharia do Ifes campus São Mateus Mara Cristina Ramos Quartezani 40 Objetivando aumentar nossa eficiência acadêmica e contribuir para que os estudantes do Curso de
Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica possam ter sucesso em seu percurso acadêmico, a
Coordenadoria do Curso em conjunto com a Coordenadoria de Gestão Pedagógica do campus São Mateus
propõe a realização de um projeto de Monitoria em parceria com os estudantes de Licenciatura em Física
da Ufes/Ceunes. A proposta é que os estudantes de Licenciatura em Física selecionados por professores
do Ceunes possam contribuir nos estudos dos alunos do Curso de Engenharia Mecânica, em um projeto de
monitoria. A parceria Ifes/Ufes foi realizada por meio das coordenadorias de cursos envolvidos e sua
implementação será a partir do período letivo 2019/2. Considerando o início do Curso de Engenharia Elétrica
em 2019/2 no campus São Mateus o projeto será estendido também aos estudantes deste curso. Estudantes
dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica com bom desempenho nas disciplinas/áreas
selecionadas também poderão atuar como monitores.
Microsoft Excel e Ferramentas de apoio ao Word Carlos Eduardo Silva Abreu 100 O presente projeto consiste em um curso de edição de planilhas e textos, utilizando
os softwares Microsoft Excel e Word (respectivamente) cujo público alvo são alunos e servidores do
campus São Mateus. Visando ter uma abrangência satisfatória em relação ao horário, o curso será
ofertado nos turnos matutino e vespertino. Dessa forma, todos os alunos interessados poderão cursálo no contra turno de suas respectivas aulas. O curso terá uma carga horária total de 12 horas (Excel)
e 5 horas (Word), distribuídas em 6 e 5 semanas para os cursos de Excel e Word, respectivamente. Os
encontros irão ocorrer no laboratório de informática do campus, onde os computadores já possuem os
softwares Excel e Word instalados. Serão formadas quarto turmas com 20 alunos em cada. Duas
turmas terão suas aulas ministradas no turno matutino e duas turmas no turno vespertino. Para a
obtenção do certificado, os participantes deverão frequentar 80% das aulas. Ao fim do curso, o
estudante deverá ter desenvolvido habilidades no manuseio de planilhas e formatação de textos.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019 - “Literatura e leitura:múltiplas linguagens, múltiplos diálogos” Rossanna dos Santos Santana Rubim 2260 Conjuntos de atividades, no âmbito da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, querendo alcançar,
prioritariamente, o corpo discente do campus São Mateus, a serem realizadas no decorrer do mês de
outubro, quando a data é efetivamente comemorada
Círculo de Diálogo “Traçando o Meu Futuro Profissional” Luciane Serrate Pacheco Bacheti 50 A realização do Círculo de Diálogo “Traçando meu futuro profissional tem por objetivo principal criar
tempo-espaço favorável às discussões/ reflexões compartilhadas sobre a profissão do Técnico em
Eletrotécnica, implicando estudantes, equipe docente; equipe pedagógica do Ifes Campus São Mateus
e profissionais convidados. A construção deste tempo-espaço será por meio de abordagens
participativas centradas na investigação apreciativa e na pesquisa-ação, envolvendo todas as partes
interessadas, quais sejam: estudantes, educadores, pedagogas, técnicos em assuntos educacionais
desde a concepção à concretização e avaliação das reflexões realizadas. Espera-se obter com este
círculo de diálogo a moldagem de aprendizagens colaborativas, ampliando habilidades técnicas,
relacionais, socioafetivas, de modo a preparar os participantes deste processo para dar respostas aos
desafios e tensões do mercado e do mundo do trabalho contemporâneo. Em outras palavras, produzir
a existência de forma compartilhada em busca de bem-estar, qualidade de vida e conduta cidadã,
contribuindo para a construção de sociedades pacíficas, resilientes e solidárias, para um mundo cada
vez melhor.
registrado em:
Fim do conteúdo da página