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Ações campus Santa Teresa 2019

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h53 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h53
Título Proponente Nº de vagas Resumo
SEMANA DE MEIO AMBIENTE – 2019 João Maurício Zandomênico 10 Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.
Projeto de Aprimoramento Esportivo Fernando Cesar Guaitolini 100 O esporte, deve contribuir para a formação e a aproximação dos seres humanos de modo a reforçar o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação. Como parte integrante do processo educacional, o esporte é preceituado pela Lei no 9.615/98, que versa sobre essa prática nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de Educação a fim de evitar a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes, alcançando o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e para a prática do lazer. Os princípios socioeducativos do desporto educacional se fundamentam nos seguintes pilares: princípio da inclusão; princípio da participação; princípio da cooperação; princípio da coeducação; e princípio da corresponsabilidade. O projeto pauta-se na oferta de modalidades esportivas, com caráter educacional, de modo que os conteúdos presentes nas aulas contemplem ações planejadas, inclusivas e lúdicas a partir de diferentes dimensões, quais sejam: conceitual, procedimental e atitudinal. Esporte enquanto um direito: tendo em vista que o esporte e o lazer estão preceituados enquanto direitos pela Constituição Federal e por demais ordenamentos infraconstitucionais, por meio do desenvolvimento do esporte educacional e de suas diversas manifestações, esses são reconhecidos e materializados de modo a avançar para além de sua legitimidade, isto é, apresentam-se enquanto prática social comprometida com os avanços sociais, como a equidade e a justiça social. Participação irrestrita: diz respeito à democratização da participação, possibilitando o acesso pleno às modalidades esportivas, sem qualquer distinção ou discriminação de cor, raça, gênero, sexo ou religião.
Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa Thaís de Assis Volpi 2 A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014).
Participação na V Olimpíada Brasileira de Geografia Tiago Dalapicola 24 A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é um evento que acontece em conjunção com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) para formar a Olimpíada Geo-Brasil (OGB). Sua Etapa Competitiva tem três fases online e uma presencial. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola..
Oficina de Elaboração de Projetos PICT/2019 Elvis Pantaleão Ferreira 180 O curso visa capacitar servidores e estudantes para elaboração de projetos vinculados aos editais de fomento oferecidos pelo IFES no Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Picti. É muito importante oferecer aos servidores e estudantes interessados no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão capacitação para visando potencializar a elaboração de propostas bem como sanar eventuais dúvidas sobre os editais de fomento abertos pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
“ Capacitação em produção leiteira intensiva, eficiente, rentável e sustentável: módulo I ” Ismail Ramalho Haddade 20 O curso de capacitação em produção leiteira intensiva, eficiente, rentável e sustentável: módulo I, será ofertado aos estudantes do curso de Agronomia do IFES Campus Santa Teresa, como atividade complementar ao treinamento em produção intensiva de leite, previsto no programa Técnico no Campo. Versará sobre questões técnicas ligadas à produção de alimentos para os animais, ao planejamento e à execução de uma atividade leiteira familiar sendo conduzida de forma eficiente e sustentável.
Implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – Teoria e Prática Victorio Birchler Tonini 30 Realização de pequeno curso que engloba aspectos práticos e teóricos referente a implantação de um jardim clonal superadensado de café conilon.
Participação na Simulação Geopolítica do Ifes Tiago Dalapicola 15 A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, em 2013, a SiGI notabiliza-se no meio acadêmico como a Simulação que mais cresce no Sudeste! Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras.
Simulado para o Enem 2019 Tiago Dalapicola 420 Na proposta de simulado que apresentamos, para além da ideia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações, sugerimos ainda a prática do controle emocional e cronológico, entre outras situações que eventualmente poderão ocorrer no dia da aplicação do certame do Exame Nacional do Ensino Médio.
“Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa” Thaís de Assis Volpi 5 A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014).
Palestra “Impactos das TICs nas Empresas - Relato de Experiência no Ramo Odontológico” Archimedes Alves Detoni 48 A palestra “Impactos das TICs nas Empresas - Relato de Experiência no Ramo Odontológico”, pretende formalizar uma atividade complementar ao ensino da disciplina regular de Informática e Sociedade do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.
A atividade contará com a participação de um empresário do ramo odontológico, que inicialmente fará uma apresentação sobre as suas experiências quanto aos impactos que a adoção de TICs vem promovendo no âmbito de seu empreendimento. Em seguida, os participantes poderão fazer questionamentos ao palestrante para esclarecer suas dúvidas sobre a palestra e curiosidades sobre as experiências vivenciadas pelo palestrante na adoção de novas TICs em seu empreendimento.
Workshop de Projetos Reais de Desenvolvimento Web e Mobile David Paolini Develly 60 O workshop objetiva mostrar aos alunos casos reais de desenvolvimento de software, suas demandas, ações, dificuldades e tudo que está relacionado tecnicamente.
Scratch – Tecnologia Integrada à Educação Filipe Coutinho da Silva 10 Buscando atender da melhor forma esses alunos e conhecendo o nível de dificuldade de cada um, o presente projeto tem como finalidade aplicar atividades educativas interativas para os alunos do Ifes Campus Santa Teresa, a fim de facilitar o aprendizado e a prática para a realização das atividades realizadas em sala de aula.
Como a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia em todas as áreas, foi utilizada a ferramenta Scratch para a elaboração de jogos e animações específicas, atendendo a necessidade de cada um. O Scratch é um software livre que se utiliza de blocos lógicos. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. É uma excelente ferramenta para quem quer começar a criar jogos, mesmo sem saber programação. Sua dinâmica de funcionamento é bem simples e intuitiva, pois trabalha com blocos para montar, tipo LEGO.
Palestra Privacidade e Perícia Forense David Paolini Develly 60 A palestra objetiva conscientizar os alunos dos riscos de privacidade que estamos sujeitos hoje no ambiente digital e mostrar algumas técnicas e ferramentas de perícia forense em computação.
Na ação, o palestrante Leonardo Rogério Binda da Silva, formado em Ciência da Computação e Direito, terá a oportunidade de conversar com os alunos sobre diversos casos de privacidade e perícia forense.
Minicurso de Estatística básica aplicada Robson Celestino Meireles 15 Os bolsistas de iniciação científica do Campus Santa Teresa fazem uso constante de ações em seus projetos na área de estatística, como por exemplo a escolha de delineamento, coleta de resultados, tabulação e análise dos resultados, bem como a interpretação do mesmo. Sendo assim, o referido curso visa contribuir com o desenvolvimento destes bolsistas, afim de melhorar a qualidade experimental e os resultados que são constantemente publicados no mais diversos eventos científicos.
Feira de Ciências- 2019 João Maurício Zandomênico 350 Objetivos:
Despertar nos estudantes a curiosidade científica
Treinar os estudantes na utilização da metodologia científica
Estimular o estudante a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada
Conectar os conhecimentos científicos com vida cotidiana
Fomentar o trabalho em equipe
Desenvolver aspectos relacionados à transposição didática
Minicurso de Estatística básica aplicada Robson Celestino Meireles 15 Aprimorar os conhecimentos dos bolsistas no que se refere a área de estatística
Workshop "A Importância das Soft Skills em Ambientes Organizacionais" Archimedes Alves Detoni 200 O workshop “A Importância das Soft Skills em Ambientes Organizacionais”, pretende formalizar uma atividade complementar ao ensino para os estudantes do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.
A atividade contará com a participação do professor Lourival Antonio Cristofoletti, mestre em Administração pela UnB, escritor, consultor e palestrante nas áreas de desenvolvimento humano, comportamento organizacional, liderança e desenvolvimento de equipes, gestão de pessoas, planejamento de carreira, dentre outras.
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