Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Piúma 2019
Início do conteúdo da página

Ações campus Piúma 2019

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h50 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h50
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Iniciação e Treinamento Esportivo Sandro dos Santos Ferreira 60 O projeto esporte no IFES visa estimular a prática esportiva dos alunos do IFES campus Piúma através de atividades esportivas de aperfeiçoamento, buscando o refinamento dos fundamentos técnicos e táticos (equipes de treinamento), sem perder de vista a importância de desenvolver valores éticos e morais. O presente projeto também tem como propósito organizar eventos, apresentações e competições esportivas entre estudantes do Ifes e de outras instituições de ensino
Tutoria em Matemática Enéas Mendes de Jesus 40 Tendo em vista a dificuldade de acompanhamento do conteúdo devido uma fragilidade em relação a conteúdos considerados elementares apresentada por certos alunos, propõe-se uma atividade de tutoria. Diferente de uma monitoria, em que o aluno comparece apenas para sanar dúvidas sobre conteúdos apresentados em sala de aula, na tutoria o foco principal é trabalhar conteúdos considerados pré-requisitos e de maneira que o tutor provoque a discussão sobre certos assuntos, evidenciando ao aluno sua limitação, mesmo que este não seja capaz de identificá-la. A presença do professor e de um aluno monitor torna o processo de ensino e aprendizagem mais individualizado, uma vez que cada aluno recebe a atenção do professor em relação a sua dúvida de maneira individual.
Oficina " Escrevendo pra valer" Silênia de Azevedo Silveira Rangel 528 Por meio de diversos gêneros textuais, por exemplo, jornais, revistas, que envolvem os assuntos os quais ocorrem nos Estados, nas Capitais, no País e no mundo.
Oficina "Viajando com a Literatura" Silênia de Azevedo Silveira Rangel 488 Por meio da leitura realizada das Obras Literárias, é possível desenvolver a reflexão dos assuntos da narrativa que tangem ao social, ao político, ao psicológico, ao espaço geográfico, ao temporal, embrenhado nos temas que a transpassam, desenvolvendo a leitura, a oralidade, a reflexão, interpretação de personagens, como também enriquecendo o léxico.
Minicurso: “Noções de Primeiros Socorros: Emergências Aquáticas” Leilane Bruna Gomes dos Santos 15 Por meio das orientações ministradas no curso será possível ter uma noção básica de salvamento aquáticp, bem como identificar os tipos de emergências e os cuidados necessários.
I Simpósio “Educação para as Relações Étnico-Raciais” Ivan Almeida Rozário Júnior 400 O I Simpósio Educação para as Relações Étnico-Raciais “Vozes de (R)Existência”, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Piúma, vem atender as orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, embasadas na legislação educacional (Lei nº 10.639/2003, Lei nº 11.645/2008, Lei nº 12.288/2010 e na Lei n° 12.711/2012). Além da legislação nacional, o evento atende a Resolução CS nº 202/2016, do Conselho Superior do Ifes, que trata da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Instituto Federal do Espírito Santo.
Iniciação e Treinamento Esportivo Sandro dos Santos Ferreira 60 O projeto esporte no IFES visa estimular a prática esportiva dos alunos do IFES campus Piúma através de atividades esportivas de aperfeiçoamento, buscando o refinamento dos fundamentos técnicos e táticos (equipes de treinamento), sem perder de vista a importância de desenvolver valores éticos e morais. O presente projeto também tem como propósito organizar eventos, apresentações e competições esportivas entre estudantes do IFES e de outras instituições de ensino
Incluir: por uma escola onde caibam todos Sheila Faúla Muniz 500 Trata-se de um Projeto com ações envolvendo alunos, docentes e demais servidores do Campus. Serão realizadas palestras sobre o público-alvo da educação especial, ciclo de roda de conversa envolvendo os discentes, além de orientações para o aprimoramento de estratégias e técnicas educacionais inclusivas dos profissionais de educação do campus Piúma. Também haverá um momento de relato de experiências, no qual pais e estudantes com necessidades específicas serão convidados a relatar suas experiências e vivências na vida acadêmica e pessoal. As palestras serão ministradas por servidores, profissionais do Campus em parceria com profissionais da APAE do município e outros convidados.
Setembro Amarelo: Vamos valorizar a Vida! Aline Morschel 2300 Trata-se de um Projeto com ações envolvendo alunos, servidores do Campus e familiares. Serão realizadas palestra, debates e diversas oficinas sobre Saúde Mental e estratégias de cuidado para a prevenção do suicídio.
Teoria e Método no Estudo de Festas Populares/Religiosas Eduardo Rodrigues Gomes 10 Esse curso pretende oferecer embasamento teórico necessário para os discentes selecionados para atuarem como pesquisadores nos projetos científico que desenvolvo no GETAP.
Noções de primeiros socorros em ambientes aquáticos Leilane Bruna Gomes dos Santos 30 Por meio das orientações ministradas no curso será possível ter uma noção básica de salvamento aquático, bem como identificar os tipos de emergências e os cuidados necessários.
Minicurso "Introdução ao Geoprocessamento e Análise Espacial com QGIS" Fabricio Holanda do Nascimento 20 Este curso tem o objetivo de apresentar aos alunos da graduação em Engenharia de Pesca os principais conceitos de Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto (SR) por meio de aulas teóricas e práticas. Para tanto, será preciso utilizar o laboratório de informática 1, por ter o maior espaço físico e mais computadores, para que possam ser realizadas as aulas teóricas e práticas em SIG e SR, por meio do software QGIS. Assim, serão apresentadas os principais conceitos do SIG, dados espaciais, tipos de dados, estrutura e geometria de dados espaciais, etc. Espera-se com este curso que o aluno seja capaz de se apropriar do SIG e do SR como ferramentas úteis na elaboração e representações de dados espaciais (social e ambiental).
registrado em:
Fim do conteúdo da página