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Ações Cefor 2019

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 15h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2020, 15h24
Título Proponente Nº de vagas Resumo
O Moodle de Lovelace - Curso de Programação Python: Segunda chamada de meninas para a carreira de computação Márcia Gonçalves de Oliveira 40 O curso O Moodle de Lovelace - Curso de Programação Python: Segunda Chamada de Meninas
para a Carreira de Computação tem como principais objetivos formar programadoras em
Linguagem Python, desenvolver habilidades de programação e incentivar o pensamento
computacional em diferentes áreas do conhecimento.
HISTÓRIA NATURAL Carlos Roberto Pires Campos 40 O curso busca oferecer uma formação continuada a pessoas interessadas em conhecer com mais
profundidade os processos que conduziram as principais mudanças no planeta Terra, entre os quais
episódios de vulcanismo, terremotos e glaciações. Destacará a importância do conhecimento do tempo
geológico e, nesse recorte entra em cena as etapas da evolução humana. Fossilização; vulcanismos,
terremotos, glaciações, tempo geológico; noções de geologia.
Para atingir seus objetivos, o curso, dividido em doze sessões, pretende suprir uma lacuna no campo dos
estudos acerca de nossa origem e as relações diretas que os eventos geológicos possuem sobre nossa
evolução. Havia muitos nossos professores-alunos do EDUCIMAT demandam o curso, indicando sua
relevância no que diz respeito aos modos acadêmicos de lidar com correntes criacionistas. A expectativa é
que nossos cursistas adquiram uma consciência crítica de si e do outro e possam compreender melhor
nosso papel na história da Terra.
Softwares educacionais para o ensino de matemática no ensino médio Vanessa Battestin Nunes 30 Não disponibilizado arquivo editável pelo proponente
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – Introdutório 1 Philipe Domingos 50 O Curso de Língua Brasileira de Sinais – Introdutório 1, é um curso focado na promoção da acessibilidade no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) que estão sendo articuladas juntos aos Napnes desse instituto para o cumprimento das ações de acessibilidade estabelecidas nas Leis 10.098/2000, 10.436/2002 e 13.146/2015, além das regulamentações previstas no Decreto 5626/2005. Esses dispositivos determinam ao poder público, a importante incumbência de “criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar” (BRASIL. Lei 13.436, 2015, art. 28º) ações que promovam a acessibilidade comunicacional, que incluem a “oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação” (BRASIL. Lei 13.436, 2015, art. 28º, Inciso XI). Assim, tendo em vista o cumprimento dos referidos dispositivos, a Coordenadoria Geral de Ensino do Cefo, junto ao Napne/Cefor, propuseram a criação deste curso introdutório que dará início a uma série de dez cursos (módulos) visando desenvolvimento da fluência em Língua Brasileira de Sinais.
Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em cursos EaD Roberta de Sousa Almeida 90 Formar futuros orientadores de Trabalho de Conclusão Final (TCF) para o acompanhamento efetivo de pesquisadores iniciantes nas etapas de produção de um trabalho científico em um curso realizado na modalidade a distância. Este curso terá a carga horária de 60 horas, sendo 56 a distância e 4 presenciais.
Formação de Tutores para Educação a Distância Dulciléia Marchesi Costa 301 O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma Moodle 3.1. O curso está organizado na disciplina Formação de Tutores para EaD, com carga horária total de 100 horas, cuja ementa aborda: definição de ambiente virtual de aprendizagem, principais ferramentas do Moodle, visão de aluno e de tutor, equipe multidisciplinar na Educação a Distância, a importância da tutoria na EaD, princípios pedagógicos de tutoria, competências do tutor, didática e tutoria, fundamentos e estilos de aprendizagem, processo de comunicação, afetividade na aprendizagem, definição e importância de tecnologias digitais para educação, principais tecnologias digitais para educação, comunicação síncrona e assíncrona. O curso oportuniza aos cursistas, uma formação continuada para atuarem como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de tutoria.
Formação em EAD para professores da Educação Profissional. Márcia Gonçalves de Oliveira 40 Formação em EAD para professores da Educação Profissional.
FIC Evolução Humana Carlos Roberto Pires Campos 42 FIC Evolução Humana
Adequações Curriculares para a Educação Especial Larissy Alves Cotonhoto 80 Não foi enviado o arquivo editável
Projeto Corrente do Bem Dulciléia Marchesi Costa 150 O projeto Corrente do Bem tem como objetivo geral promover ações solidárias, por meio de espaço de troca de objetos entre o público interno do Cefor, para formação cidadã baseada nos princípios de honestidade, solidariedade e responsabilidade socioambiental. Consiste na escolha de um objeto disponível de interesse do participante, que assume o compromisso de trazer, pelo menos, um objeto a ser ofertado em troca do objeto escolhido. Todos os discentes, servidores e funcionários terceirizados podem participar do projeto. Os parâmetros curriculares nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade de direitos, da participação e da corresponsabilidade pela vida social para orientar a educação escolar (BRASIL, 1997). O projeto aborda dois temas transversais da educação, ética e meio ambiente, que devem ser incorporados à prática educacional devido à sua complexidade e abrangência. Deve-se repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte, recusar possibilidades de consumo desnecessário, e reduzir desperdícios. É necessário mudar comportamentos e adotar práticas éticas e responsáveis na criação de políticas e programas de responsabilidade socioambiental (BRASIL, 2009). Tal preceito também está disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/21012, que estabelece Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio. O projeto utilizará espaço físico e mobiliário do Cefor/Ifes e a divulgação acontecerá por meio de reuniões com os participantes, apresentando o funcionamento e princípios do projeto; por correio eletrônico; e pelo Notícias Cefor.
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