Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Aracruz 2019

Ações campus Aracruz 2019

Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 10h58 | Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 10h58
Seminário de práticas corporais – Educação Física 2019 Almir Ferreira Luz Junior 124 Trata-se da realização de seminário sobre práticas corporais não convencionais na escola, apresentados pelos alunos e/ou palestrantes e ministrantes de oficinas convidados por eles. Será realizado com alunos do 2º ano dos cursos técnicos integrados em química e mecânica, que no campus Aracruz estão em seu último ano com a disciplina Educação Física.
Em um primeiro momento foi realizada uma reunião de planejamento para a escolha das práticas corporais por grupos formados pelos alunos. As orientações para a escolha foram que deveria ser uma prática corporal do qual eles não haviam vivenciado nas aulas de educação física, que a apresentação deveria ser de caráter prático ou teórico-prático e que tivesse condições materiais de ser realizada. As datas também foram definidas, sendo que ocorrerão sempre na última aula do mês, de março a junho (4 apresentações) e depois de agosto a novembro (4 apresentações).
Com o início das apresentações, os grupos que ficaram para o 2º semestre deverão elaborar um relatório das apresentações dos grupos do 1º semestre e, vice-versa durante as apresentações do 2º semestre. Entre as práticas escolhidas estão ioga, tae-kwon-do, jiu-jitsu, muay thai, circuito funcional, aulas de dança e ritmos, futebol americano e alguns jogos regionais como o “Toquinho” que segundo os alunos, foi criado na cidade de João Neiva-ES.
“Vencendo Problemas Matemáticos” Thiago Campos Magalhães 25 Esta ação tem como objetivo principal incentivar a participação de alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio do Ifes – Campus Aracruz, em competições nacionais envolvendo a disciplina de Matemática. Além da famosa OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, este ano acontecerá a segunda edição da OMIF – Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. O curso será pautado na Metodologia da Resolução de Problemas, onde professor e alunos serão desafiados a ler, interpretar e criar ideias/conjecturas para resolução dos enunciados propostos nas aulas/encontros. Os encontros serão semanais. A cada encontro, problemas de diferentes níveis e assuntos matemáticos serão tratados em sala de aula, com o objetivo de que se discuta os temas e registre os caminhos trilhados para chegar na solução dos mesmos. A experiência no trabalho em Olimpíadas de Matemática nos conduz à escolha dos grandes temas que balizarão os encontros do curso, tais como: Matemática Discreta; Geometria; Aritmética; Números Reais; Cálculo Algébrico e Funções. Essa ação está prevista para ser executada no período entre os meses de março e setembro do ano letivo de 2019. Espera-se que, com a prática dessa ação, o Ifes - Campus Aracruz possa ter representantes nas fases finais das competições matemáticas, aqui destacando a OMIF 2019. Entretanto, tal proposta vai além das competições, haja visto que o foco na resolução de problemas em Matemática, pode contribuir também para que os estudantes se tornem mais autônomos e melhorem seu desempenho na disciplina.
por Projetos e será realizado no campus Aracruz do IFES com alunos do 2º ano do Curso Técnico em
Química integrado ao ensino médio.
Está inserido na pesquisa aplicada Saúde do trabalhador: a contribuição dos conhecimentos em saúde
sob uma perspectiva ampliada para a formação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio.
Está estruturado em encontros semanais presenciais no espaço do campus Aracruz e, em pesquisas de
campo realizadas pelos alunos que ocorrerão no complexo industrial do município de Aracruz e nos
sindicatos de trabalhadores existentes na cidade. Faz parte do projeto de pesquisa de mestrado no
âmbito do Programa de Mestrado em Educação profissional e Tecnológica (ProfEPT) do campus Vitória