Ações campus Nova Venécia
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Jogos Interclasse do campus Nova Venécia | Felipe Cuquetto Piekarz | 250 | As práticas esportivas dentro do contexto escolar, estão devidamente amparadas pela legislação, carecendo muitas vezes, apenas de projetos para seu desenvolvimento. Desse modo, os Jogos Interclasse do campus Nova Venécia é uma proposta de atividade formativa construída dentro do universo do componente curricular Educação Física e de disciplinas que envolvam assunto de Relações interpessoais e ética. O objetivo desse projeto é “Contribuir no processo educacional do aluno, com foco na integração, trabalho em equipe e aprendizagem sobre esportes e seus aspectos, pela troca de experiência”, sendo justificado pela relevância de se trabalhar temas citados na Lei Pelé (Decreto Nº 7.984, de 8 de abril 2013) e estimular uma convivência baseada em conduta ética, evidenciando o protagonismo do aluno na condução da organização e liderança de sua equipe, bem como a integração com toda comunidade acadêmica por meio desse projeto de ensino. |
Curso de Programação estruturada em C e introdução ao desenvolvimento para android. | Lucas Costa Jardim | 15 | O projeto de programação em C tem como objetivo desenvolver nos alunos capacidade de raciocínio lógico através de algoritmos, instruir no desenvolvimento de rotinas em programação estruturada em C e introduzir a programação voltada para dispositivos móveis da plataforma android. |
Projeto Vivências Artísticas em Dança: Oficinas de Forró | Ademir Adeodato | 30 | O projeto parte da premissa de que os indivíduos necessitam de espaços para se comunicarem e de se expressarem por meio da linguagem corporal. Assim, pretendemos desenvolver a dança como Arte e Cultura na Escola, por meio de oficinas coletivas de iniciação ao aprendizado e à vivência do Gênero Musical do Forró com o intuito de fomentar esses canais não verbais de expressão.A arte de maneira geral, e aqui mais especificamente a Linguagem da Dança, constitui-se em conhecimentos importantes para a formação integral dos indivíduos. Além disso, as vivências artísticas na Dança são conteúdos apontados como obrigatórios para a educação básica, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Cabe destacar que, a par dos apontamentos legais, a Dança pode contribuir significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento rítmico (por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais de cada indivíduo), favorece o contato social e a interação interpessoal entre os alunos e servidores, bem como pode proporcionar momentos de alegria e prazer. Em linhas gerais esse projeto se justifica por possuir um amplo leque de possibilidades de aprendizagens artísticas e por poder contribuir para a qualidade de vida de alunos e servidores, enriquecer a sociabilidade e permitir reflexões sobre diversos aspectos culturais brasileiros. |
Recreio Cultural | Ademir Adeodato | 30 | O projeto parte da premissa de que os indivíduos necessitam de espaços para se comunicarem e de se expressarem por meio das diferentes linguagens Artísticas (música dança, artes visuais e Teatro). Assim, pretendemos fomentar que alunos e/ou servidores se organizem em grupos, com o objetivo de se apresentarem em alguns momentos de recreio. Para tal, serão abertos momentos de inscrições e constituído um cronograma de apresentações.A proposta é proporcionar aos educandos e servidores do IFES de Nova Venécia experiências em diferentes campos Artísticos, por meio de apresentações em alguma linguagem da Arte.O Projeto prevê a realização de ensaios e a utilização do espaço do Saguão do IFES. Para a realização dos momentos de apresentações. Para tal, contaremos com a ajuda voluntária de alunos com conhecimentos e experiência em algum campo das Artes. A iniciativa pretende promover a integração entre alunos e servidores do IFES campus Nova Venécia através da Arte. Além disso, o projeto permitirá a divulgação e o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos referente às diferentes manifestações Artísticas da cultura brasileira e/ou estrangeira. |
III Seminário de Edificações | Minieli Fim | 212 | O III Seminário de edificações trata-se de um evento com atividades extracurriculares, como minicursos, palestras e apresentações de trabalhos, na área da arquitetura e construção civil. |
Workshop sobre Durabilidade das Construções | Maria de Lourdes de Oliveira | 30 | O Workshop sobre Durabilidade das Construções tem por objetivo apresentar e discutir as principais causas que afetam negativamente a vida útil das construções em concreto, bem como apresentar os principais fatores que influem na durabilidade dos materiais e sistemas construtivos, dentre os quais destacam-se a corrosão das armaduras, carbonatação e permeabilidade dos materiais. A abordagem destes parâmetros será contextualizada com os parâmetros normativos em vigor, nacionais e internacionais. Técnicas clássicas e técnicas modernas de caracterização dos materiais, especialmente não-destrutivas, quando aos parâmetros de durabilidade também serão abordados dentro de uma componente prática. Ao final, espera-se que os participantes adquiram conhecimentos específicos sobre os fatores que afetam a durabilidade das construções, bem como saibam identificar suas causas e consequências. |
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