Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Colatina

Ações campus Colatina

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 11h49 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 16h31
Equipe de Robótica Asimov Renan Osório Rios 42 A baixa competência acadêmica dos alunos da educação formal em disciplinas de Programação e Matemática é um problema universal que tem sido o eixo central de várias investigações. Em 2013, o Campus Colatina publicou um relatório que revelou que uma das principais causas da evasão dos cursos da área de Informática é a dificuldade em assimilar conteúdos que envolvem as linguagens de programação e seus paradigmas. A iniciativa “Robótica Educacional”, um dos projetos de revitalização da Coordenadoria de Informática do Ifes Campus Colatina, vem sido adotada desde então por meio da utilização de kits de robótica Lego Mindstorms. A ideia é diminuir as dificuldades na construção de algoritmos para resolução dos problemas que são abordados nas disciplinas dos cursos de Informática com foco na programação básica de computadores, programação estruturada, orientada a objetos e web. Isto acontece por que os alunos enfrentam dificuldades para desenvolver programas de computador, em sua maioria, devido à aprendizagem da programação inicial requerer a combinação de várias habilidades cognitivas e extensa prática. A fim de fortalecer o aprendizado de matemática e física dos cursos do ensino médio integrado, criou-se a equipe de robótica teórica. No mesmo sentido, foi desenvolvida a equipe Adm para ajudar a equipe de robótica em ações de marketing, finanças e planejamento. Portanto, este projeto tem o objetivo de apresentar um desafio estimulante para os alunos dos cursos técnicos e superiores, através da Robótica Educacional, para o aprendizado de programação, matemática, física e planejamento, diminuindo, assim, índices de reprovação e evasão dos cursos.
Projeto de Administração na Miniempresa Cláudia Guio Bragato 4 O presente trabalho pretende estabelecer, por meio do auxílio efetivado pelos discentes do curso de Bacharelado em Administração aos alunos do ensino médio participantes do programa da Miniempresa da Junior Achievement, o desenvolvimento das atividades. Os alunos do curso de Bacharelado em Administração ajudarão nas atividades realizadas. Para tanto, os conteúdos aprendidos serão postos em prática e os alunos do ensino médio, mediante as dúvidas que forem explicitando, receberão ajuda e, assim, tanto os discentes dos cursos técnicos quanto os do curso superior participarão das atividades. Haverá encontros semanais para o desenvolvimento das tarefas administrativas do programa Miniempresa, pois se percebe que os alunos de ambos os cursos, integrados entre si, podem contribuir mutuamente para o desenvolvimento das atividades, sendo que os do curso superior auxiliarão no controle e elaboração de planilhas.
Arquiteturas Brasileiras – Paraty Walter Costa Bacildo 40 O projeto Arquiteturas do Brasil tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre as questões estéticas e socioculturais, referentes a cidades e/ou regiões marcadas por singularidades arquitetônicas e urbanísticas no Brasil. Dessa maneira, contextualizando os conteúdos apresentados nas disciplinas de Plástica I, Desenho Artístico e corroborando com o a disciplina de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo. Arquitetura colonial de Paraty no Estado do Rio de Janeiro é considerada pela UNESCO como o conjunto mais harmonioso do país no estilo. O Centro histórico foi tombado pelo IPHAN e é composto por casarões e igrejas dos séculos XVIII e XIX. Podemos encontrar nas fachadas dos sobrados uma profusão de desenhos geométricos em relevo, verdadeiras obras artísticas influenciadas pela arte maçônica (AÇÃO, 2013). Para melhor compreensão dos elementos constitutivos da arquitetura colonial, se faz necessário compreender como se deu a constituição cultural e artística local, o que será evidenciado pela visitação ao centro histórico, ambientes culturais e museus presentes na sede da cidade.