Página inicial > Ações Complementares > Câmaras > Ações campus Centro Serrano

Ações campus Centro Serrano

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 10h33 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 16h23
OBMEP no Ifes: “Preparando Campeões” Thiago Campos Magalhães 40 A ideia de um grande evento nacional de Matemática voltado para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio nas escolas públicas faz parte do Projeto UniversidadeEscola da Sociedade Brasileira de matemática (SBM), que tem por objetivo o aprimoramento do ensino da Matemática no Brasil. A proposta teve excelente acolhida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC). Este projeto vem sendo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Projetos semelhantes, voltados para as Escolas Públicas e apoiados pela Secretaria de Inclusão Social do MCT já vêm sendo realizados em alguns estados do Brasil, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, com grande repercussão e excelente receptividade junto a alunos, professores, escolas e comunidades locais. Além disso, o Ceará vem realizando com enorme sucesso o Projeto Numeratizar, dirigido às Escolas Públicas. No Espírito Santo, o Programa Matemática na Rede foi desenvolvido em 50 escolas da Rede Estadual no ano de 2016, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), com a participação de Professores de Matemática da própria escola ou de escolas de Educação Básica do estado. Estes Professores receberam orientações de coordenadores que atuaram no Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC da OBMEP) com uma grande experiência no trabalho com estudantes das escolas públicas do ES premiados na OBMEP, provas que são aplicadas no ES desde a 1ª edição em 2005. O projeto OBMEP no Ifes: “Preparando Campeões”, tem sua proposta de trabalho adaptada pelo Projeto Matemática na Rede, através dos docentes responsáveis que tiveram formação no programa estadual, no ano anterior.
Inglês Básico para Iniciantes Maria Carolina da Silva Porcino de Oliveira 27 O Curso Inglês Básico para Iniciantes a ser ofertado no campus Centro-Serrano tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas, discursivas, comunicativas e pragmáticas na Língua Inglesa. A abordagem comunicativa da referida língua aplicada a aulas expositivas e dialogadas, bem como, a atividades práticas individuais, em duplas ou em grupos e a dinâmicas, jogos e simulações constitui a metodologia utilizada no curso. Como resultado, espera-se a formação de indivíduos capazes de interagir com e na língua-alvo em diferentes contextos e situações de comunicação, acionando para tanto as competências e as habilidades potencializadas ao longo do curso.
História e Teatro Diones Augusto Ribeiro 19 O projeto de História e Teatro visa utilizar as artes cênicas como mecanismo de uma práxis educativa qualitativa e diferenciada, valorizando as particularidades políticas e históricas da História, bem como elementos históricos e culturais dos municípios vizinhos ao campus Centro-Serrano, principalmente Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Marechal Floriano, além de potencializar as atividades nessas regiões que se utilizem dos aspectos históricos, notoriamente na área do turismo, bem como outras particularidades econômicas.Ademais, as apresentações teatrais serão apresentadas às escolas no entorno do Instituto Federal do Espírito Santo, que, em parceria com o Ifes, irão articular ações para valorização da história e cultura local.
II Semana de Arte e Literatura – Tema: “Com a palavra: O feminino” Shirlei Conceição Barth Schaeffer 350 O evento visa promover a discussão e a reflexão sobre a figura feminina em diferentes momentos históricos e sob diferentes perspectivas, enfatizando a literária e a artística através de palestras, oficinas, apresentações teatrais e musicais. Para isso, contamos com professores convidados de outras instituições, do entorno da comunidade em que o campus está inserido e com apresentações desenvolvidas pelos nossos discentes.
Projeto Preparatório para o ENEM na área de Linguagens Mário Acrisio Alves Junior 109 O projeto visa à promoção de aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Arte, direcionadas, particularmente, aos alunos que são candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018. As aulas serão oferecidas em horário específico para este fim.