Ações campus Ibatiba 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Fórum – “Discutindo o Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental” | Andréa Maria Silva Lannes Fazolo | 60 | O Fórum será uma iniciativa para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente e terá por objetivo discutir o Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental com docentes especialistas da área e discentes do Ifes Campus Ibatiba, por meio de web conferência. A dinâmica do fórum iniciará com a exibição de um vídeo que discute alguns pontos do Projeto de Lei nº 3729/2004 que tramita na Câmara dos Deputados sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. No vídeo debatem a matéria: o deputado Kim Kataguiri (relator do Projeto); o deputado Nilto Tatto; Rose Hofmann (Secretária de Apoio ao Licenciamento do Ministério da Economia); Sueli Araújo (Ex-Presidente do Ibama); com mediação da Jornalista, Maristela Sant’Ana. Depois da exibição será realizada a discussão com os docentes do Campus e o convidado externo, que abordarão pontos da discussão em sua ótica com foco em três temas principais: 1) Licenciamento ambiental municipal (estrutura para licenciar e possibilidade de consórcios entre municípios); 2) Licenciamento ambiental estadual, sua dinâmica, estrutura e judicialização; 3) Segurança jurídica e desburocratização para o empreendedor. Por fim, após a exposição do especialista e docentes, a proposta será responder as perguntas dos participantes. |
Projeto CONVIT-20: Orientações aos alunos durante a pandemia | Bárbara de Oliveira Falce | 534 | “CONVIT-20” é um convite os alunos do Ifes – campus Ibatiba a receberem orientações quanto aos aspectos de saúde e bem-estar físico e mental relacionados à COVID-19. O público-alvo são os discentes matriculados nos cursos técnicos e na graduação do campus, que receberão orientações elaboradas especialmente para eles, devido ao momento de adaptação à nova rotina estudantil e social imposta pela suspensão das atividades presenciais e pela implantação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Tais orientações ocorrerão preferencialmente de modo remoto, pelas tecnologias virtuais, com vídeos e textos contendo sugestões, dicas e informes quanto às questões relacionadas à COVID-19 e com correlação entre a realidade vivenciada na pandemia e os conteúdos presentes nos estudos. Além disso, serão aplicados questionários pra verificar a situação física e mental dos alunos, e para analisar a percepção e a participação deles no projeto. O “CONVIT-20” conta ainda com o fornecimento de máscaras para os estudantes que necessitem adentrar nas dependências do campus, mas que ainda não tiveram condição/oportunidade de aquisição de máscara, ou em casos de ocorrência de algum imprevisto (por exemplo, esquecimento, perda ou danos na máscara já adquirida), visando-se a prevenção de contágio e disseminação do novo coronavírus. Como apoio ao projeto, haverá a participação voluntária de profissionais da área médica e psicológica.Com o CONVIT-20, espera-se que os discentes se sintam acolhidos e possam superar com mais serenidade este momento tão delicado, que refletirá em sua formação cidadã e acadêmica |
REDAÇÃO NOTA IFES | Poliana da Silva Carvalho | 100 | Redação Nota Ifes é um projeto de produção textual, destinado, preferencialmente, a alunos que estão no último ano do Ensino Médio Técnico do Ifes Campus Ibatiba, com ênfase nas tipologias textuais: dissertação e argumentação. A preferência pelo texto dissertativo-argumentativo se justifica pelo fato de que é a tipologia que há muito tempo vem sendo cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O projeto é formado por uma equipe interdisciplinar que trabalhará com o mesmo propósito: propiciar o desenvolvimento de habilidades que envolvam a criatividade dos discentes, a construção de sentidos e o reconhecimento do processo de produção de textos, a partir da bagagem acadêmico-cultural que possuem. Serão explorados itens linguísticos (registro, pontuação), mecanismos de coesão e coerência (desenvolvimento e articulação das ideias), estrutura (partes do texto), argumentação (posicionamento frente ao tema), temas diversos (conhecimento dos fatos) e assuntos transversais, subsidiando ao alunouma prática escrita de acordo com as normas e regras de convenção exigidos no Enem. |
Bate papo sobre Corpo, Saúde e Qualidade de Vida- (Encontro) | Silvana Reis dos Anjos | 156 | EA ação pode ser definida como um aprofundamento das atividades trabalhadas na disciplina de Educação Física com foco nas relações entre Corpo, Saúde e Qualidade de Vida, conceitos trabalhados a partir de uma noção ampla e multidisciplinar, em que os aspectos sociais, econômicos e culturais são considerados como base de reconstrução dessas relações. Constatamos que o tratamento dispensado ao corpo nessa sociedade, tem trazido consequências danosas aos indivíduos, uma vez que tem associado Saúde e Qualidade de vida a um padrão estético, muitas vezes inalcançável, desrespeitando as diferenças individuais, e, frequentemente, adoecido a população. Nesse sentido, é destacado o apelo da sociedade de consumo e da cultura midiática, na imposição de padrões de beleza e estilos de vida que deverão ser consumidos e desejados pelos indivíduos. Nossa pretensão é, com o apoio de profissionais da área de Nutrição, Psicologia, Educação Física e Filosofia, possibilitar aos indivíduos a reflexão sobre sua relação com o próprio corpo, por meio do compartilhamento de informações sobre alimentação, atividades físicas, saúde mental, a partir de uma perspectiva de respeito às individualidades biológicas, psíquicas e afetivas, alertando ainda, sobre as consequências e perigos da busca desenfreada por um corpo idealizado. Com isso, culminaremos em uma reelaboração sobre o que vem a ser Saúde e Qualidade de Vida para os indivíduos e os desafios de se construir relações saudáveis consigo próprio nessa sociedade de espetáculo midiático. |
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2020: Entre saberes e experiências: Diálogos entre relações-raciais, educação e arte | Silvana Reis dos Anjos | 70 | O objetivo da ação é apresentar e aprofundar temáticas que contribuam para a compreensão das relações étnico-raciais e o combate ao racismo em nossa sociedade ampliando as discussões curriculares. Especificamente, destacamos a urgência de se discutir a problemática do racismo estrutural que atravessa todas os setores e as relações sociais, produzindo e reproduzindo formas de exclusão, preconceito e discriminação veladas ou explícitas. Para a concretização dessa tarefa educativa de desnaturalizar, compreender e combater o racismo, apostamos na educação e na arte como provocadoras de reflexões, sensações e rupturas, para promoção de uma (re) educação das relações étnico-raciais. Assim, a programação do evento se estende por dois dias, nos quais contamos com: palestras; Intervenções poéticas e musicais. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais