Ações Cefor 2020
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Projeto Corrente do Bem | Dulciléia Marchesi Costa | 150 | O projeto Corrente do Bem tem como objetivo geral promover ações solidárias, por meio de espaço de troca de objetos entre o público interno do Cefor, para formação cidadã baseada nos princípios de honestidade, solidariedade e responsabilidade socioambiental. Consiste na escolha de um objeto disponível de interesse do participante, que assume o compromisso de trazer, pelo menos, um objeto a ser ofertado em troca do objeto escolhido. Todos os discentes, servidores e funcionários terceirizados podem participar do projeto. Os parâmetros curriculares nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade de direitos, da participação e da corresponsabilidade pela vida social para orientar a educação escolar (BRASIL, 1997). O projeto aborda dois temas transversais da educação, ética e meio ambiente, que devem ser incorporados à prática educacional devido à sua complexidade e abrangência. Deve-se repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte, recusar possibilidades de consumo desnecessário, e reduzir desperdícios. É necessário mudar comportamentos e adotar práticas éticas e responsáveis na criação de políticas e programas de responsabilidade socioambiental (BRASIL, 2009). Tal preceito também está disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/21012, que estabelece Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio. O projeto utilizará espaço físico e mobiliário do Cefor/Ifes e a divulgação acontecerá por meio de reuniões com os participantes, apresentando o funcionamento e princípios do projeto; por correio eletrônico; e pelo Notícias Cefor. |
Curso de Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em Cursos EaD | Mariana Biancucci Apolinário Barbosa | 128 | O curso Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em Cursos EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como orientadores de Trabalho de Conclusão Final (TCF) para o acompanhamento efetivo de pesquisadores iniciantes nas etapas de produção de um trabalho científico em um curso realizado na modalidade a distância. |
Curso de Formação de Tutores para EaD | Mariana Biancucci Apolinário Barbosa | 60 | O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 100 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função. |
Curso Acessibilidade e Tecnologia | Mariana Biancucci Apolinário Barbosa | 80 | O curso Acessibilidade e Tecnologia será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas, e tem por objetivo instaurar uma discussão teórico-prática junto aos profissionais da educação e de áreas afins acerca dos conceitos relacionados à inclusão e à acessibilidade. Serão debatidos os tipos de acessibilidade e temas relacionados ao princípio inclusivo da acessibilidade, tais como: tecnologia assistiva, acessibilidade em documentos digitais, Design Universal e Universal Design for Learning. A formação irá, também, problematizar a mediação pedagógica por meio das tecnologias e sua contribuição para a aprendizagem, destacando sua importância neste processo. Por fim, serão apresentadas diversas estratégias de uso das tecnologias na produção de materiais digitais acessíveis. |
Curso de Formação de Mediadores Pedagógicos em EaD | Mariana Biancucci Apolinário Barbosa | 200 | O curso Formação de Mediadores Pedagógicos em EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 60 horas e a ementa aborda os seguintes temas: Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle ; Docência coletiva na educação a distância e o papel da mediação pedagógica; Formas de comunicação síncrona e assíncrona, interação e afetividade; Competências do professor mediador; Avaliação, acompanhamento e feedback em EaD. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como professores mediadores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função. |
Curso de Formação de Tutores para EaD | Mariana Biancucci Apolinário Barbosa | 100 | O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle 3.1). O curso está organizado em uma única disciplina, com carga horária total de 100 horas. O curso oportuniza aos cursistas uma formação continuada a fim de que possam atuar como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conhecendo seus recursos e atividades, bem como as formas de interagir, acompanhar e avaliar os alunos durante a realização de um curso na modalidade a distância, levando em conta tanto os aspectos pedagógicos quanto tecnológicos pertinentes a essa função. No âmbito desta proposta de formação, entendemos a atividade de tutoria como a fase da docência na qual se realiza a mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem e a interação com os alunos por meio da inserção dos conteúdos, do acompanhamento e da avaliação. Nesse sentido, o Curso de Formação de Tutores em EaD justifica-se como forma efetiva de apoio e incremento às atividades de mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, com vistas a capacitar um corpo de profissionais com habilidades específicas para atuar na função de tutoria no processo de ensino e de aprendizagem, sendo esta uma necessidade para o próprio desenvolvimento educacional, social e político daqueles que assumem o compromisso da docência em EaD, bem como de qualificação das futuras práticas e melhorias da educação na instituição. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais