Ações campus Serra 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
OFICINA DE FÍSICA | Giovani Zanetti Neto | 6 | O projeto “Oficina de Física” contempla o desenvolvimento de estratégias de ensino e avaliação para o ensino de ciências a partir do desenvolvimento, aplicação e validação de atividades práticas. Tendo por meta final o contexto escolar, pretende-se, a partir da materialidade da ação e da reflexão sobre a prática, superar a disjunção teoria versus prática no ensino de ciências em busca de uma efetiva alfabetização científica. A primeira etapa consiste do desenvolvimento de atividades práticas. Propõe-se iniciar pelo estudo conceitual sobre a temática para o elaborar a base teórica que suportará as ações. Os passos seguintes envolvem o projeto e a confecção das atividades práticas. Essa etapa tem por objetivo produzir a materialidade sobre a qual a pesquisa se desenvolverá, estando contida na ação denominada "Oficina de Física". A segunda etapa se direciona pela estruturação de processos de mediação de atividades práticas. De posse das atividades práticas construídas, serão pesquisadas as formas de mediação apropriadas à cada atividade. O passo seguinte contemplará a aplicação e validação, fora do contexto da sala de aula, dos processos de mediação através da vivência das atividades práticas elaboradas. Dessa etapa resultarão produtos acadêmicos compostos pelas atividades práticas associadas aos respectivos processos de mediação. A terceira etapa objetiva transpor para o contexto escolar as ações das etapas anteriores. O objetivo da pesquisa contempla o desenvolvimento de metodologias para o ensino de ciências no contexto escolar, assim serão pesquisadas estratégias de inserção de atividades práticas no contexto escolar, seguidas pela aplicação e validação das estratégias, no contexto da sala de aula. A quarta etapa abarcar a elaboração de materiais didáticos que suportem a utilização das atividades práticas devidamente mediadas no contexto escolar. A meta dessa etapa é proporcionar, a partir das etapas anteriores, um suporte didático que embase as atividades práticas no ensino de ciências no contexto escolar. A quinta etapa tem por meta a proposição de processos de avaliação múltipla. Partindo de estudos teóricos sobre a temática avaliação, se objetiva investigar processos de avaliação múltipla para o ensino de ciências no contexto escolar, devidamente seguidos pela aplicação e validação dos mesmos no contexto da sala de aula. Por avaliação múltipla compreende-se aqui tanto a avaliação da aquisição de conteúdos quanto o desenvolvimento de atitudes e habilidades, tendo por plano de fundo os pressupostos da alfabetização científica. Procura-se assim a superação de uma abordagem avaliativa de viés positivista |
Fitoterápicos em Horta: Compostos Químicos em Ação | Nauvia Maria Cancelieri | 140 | O presente projeto têm como principal objetivo a conscientização da comunidade acadêmica quanto a utilização de fitoterápicos como espécies vegetais e seus constituintes químicos, como também fazer o resgaste popular referente ao uso tradicional de espécies vegetais; preparar horta com uso de mudas e sementes de espécies vegetais aprovadas para uso como fitoterápicos; fazer extratos etanólicos e tinturas; preparar exsicatas; incentivar e proporcionar o uso correto de espécies vegetais como fitoterápicos; desmistificar conceitos de plantas medicinais, produtos naturais e fitoterápicos. Nesse contexto, serão inseridos conteúdos curriculares relacionados aos compostos químicos inorgânicos (constituintes do solo) e orgânicos (presentes nas plantas), assim como utilização de cálculos estequiométricos para certificação de quantidade adequada de elementos químicos (N, P e C) presentes no adubo, como também medida e correção de pH do solo. A metodologia a ser utilizada para conscientização sobre o uso correto de medicamentos fitoterápicos será realizada por ações de divulgação através de seminários, roda de chá com bate papo, confecção de cartilhas e marcadores de páginas. Este projeto terá sustentação em informações retiradas da Anvisa, artigos científicos e livros da área. O resgate popular será realizado com conhecimento popular do estado do Espírito Santo. Os extratos, tinturas, identificação de compostos químicos de solo e plantas, além de medida de pH do solo serão obtidos no Laboratório de Química. Espera-se com esse trabalho não somente criar mecanismos de aprendizagem de conteúdos curriculares, mas também oportunizar o uso correto, de forma segura, eficaz e de fácil acesso de espécies vegetais com fins medicinais, conscientizando não somente a comunidade acadêmica, mas também a comunidade em geral. |
Jornalismo | Ana Paula Klauck | 20 | Trata-se da formação de uma redação composta pelos alunos do Campus Serra, com 01 reunião semanal de 02:00 (segunda-feira) e funções distribuídas através de cargos (jornalista, fotógrafo, desenhista, designer e editor-chefe) com a finalidade de produzir conteúdo para um jornal que será publicado quinzenalmente. |
Coral Musicante | Ricardo Ramos Costa | 30 | O projeto Coral Musicante tem como objetivo principal oferecer aos alunos do Ifes Campus Serra interação, aprendizagem e aprofundamento sobre música por meio da atividade de canto coral. A proposta visa desenvolver e ampliar as experiências estéticas e musicais em nossa escola através de ensaios, preparação de repertório e apresentações musicais internas e externas. |
Projeto Expedição IFES – Conhecendo o Brasil | Alessandro Bermudes Gomes | 120 | Paraty é considerada um dos berços da atual população brasileira, seus caminhos e descaminhos nos levam a compreender um pouco de nossa brasilidade, dos povos nativos e sua mistura com os colonizadores seja através do porto, um dos mais importantes para o comercio no período colonial, seja através das trilhas pré cabralinas dos povos nativos que aqui viviam, uma saga de grandes aventuras, que marcam o descobrimento a colonização e seus reflexos sejam estes sociais e econômicos levando um povo aguerrido a formar um País chamado Brasil. Devido a essa importância histórica, além de uma riqueza cultural e com uma biodiversidade encantadora e rica, devido a imponente serra do mar, Paraty foi escolhida para que pudéssemos levar os alunos a mergulhar na história, na biologia, geografia e artes. Buscando uma interdisciplinaridade em todas as atividades que serão desenvolvidas. |
Tutoria de Estudos Orientados | Bruno Ramos Gonzaga | 640 | Analisando os índices de retenção em disciplinas dos primeiros períodos acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Serra), têm-se observado que, ao longo dos anos tem havido um grande crescimento, comportamento este que tem gerado uma grande preocupação por parte da equipe pedagógica, levando-se a se inferir que a base estudantil em matemática dos alunos de um modo geral, tem se mostrado pouco eficiente, em especial os que possuem atividades acadêmicas em período integral, estudantes-trabalhadores que embarcam e ficam dias sem aulas ou qualquer estudante que não possuem competências necessárias ao bom desempenho escolar.
Assim, torna-se necessário uma intervenção pedagógica, possibilitando uma melhora nos estudos dos alunos, maior motivação, inclusão, garantir a permanência, visando cada vez mais oferecer ensino público de qualidade para a sociedade. Diante deste contexto, o Ifes campus Serra inicia seu projeto de Tutoria de Estudos Orientados em Matemática, cujo qual acontecerá em forma de encontros presenciais e à distância, entre professores, alunos e pedagogos, com o intuito de aumentar a possibilidade de sucesso acadêmico através do atendimento diferenciado do aluno, uma vez que cada aluno terá a oportunidade, através de metodologia complementar e paralela, de aprender o conteúdo ou a unidade curricular que mais necessita e no seu ritmo, sendo que o mesmo terá acompanhamento pedagógico para apresentar seu rendimento ou suas dificuldades. |
Diálogos que Transformam | Giordana dos Santos Sperandio | 30 | Encontros mensais que abordará temas de relevância social onde os alunos, em momento descontraído, promoverão discussões acerca do tema apresentado, que será mediado por um convidado (externo ou não ao Campus). |
"(Con)versando sobre – Temas transversais" | Cibelle Zanforlin Cesconetto Toresani | 390 | Abordaremos temas, a saber, em forma de cartazes, postagens a serem veiculados nas redes sociais e murais físicos do Campus Serra: Novembro- Oficina de Educação Financeira 2hs Março – Oficina de Respiração -2hs Maio - O Serviço Social na Educação Junho - Saúde - 2hs Agosto - A Psicologia na Educação Agosto - Oficina de Respiração -2hs Setembro - Prevenção ao Suicídio –2hs Novembro - Oficina de Educação Financeira 2hs |
I Encontro Cultural do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas : Debates e reflexões no Dia da Consciência Negra | Diego Ramiro Araoz Alves | 1600 | Ação de complementação de ensino que visa promover uma reflexão crítica sobre a celebração do dia da consciência negra, sobre racismo e a educação para as relações étnico-raciais, com foco em atividades culturais, rodas de conversa e o incentivo ao protagonismo estudantil. |
Redes Sociais