Ações campus São Mateus 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Projeto Improving communication skills in English through STEM practice at school | Thiago Rafalski Maduro | 30 | Este projeto objetiva envolver estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica, nas modalidade integrado ao ensino médio e concomitante, em atividades conduzidas em língua inglesa como estratégia de fortalecimento das ações de internacionalização do currículo que vem sendo promovida no Ifes – Campus São Mateus e ampliação das estratégias para o ensino do ensino STEM. Serão selecionados para este projeto 30 alunos com nível de proficiência B1, que participarão de atividades divididas em três etapas. A primeira, de leitura e interpretação de artigos científicos do programa Science News in High Schools, da Society for Science & the Public, estruturado para favorecer a percepção do aluno quanto a questões sobre STEM relacionadas ao currículo escolar. Com foco em mostrar aos alunos como identificar problemas e conduzir um projeto em busca de uma solução. A segunda, de discussão dos alunos com especialistas na área dos artigos da etapa anterior, sempre em língua inglesa. A terceira, de identificação de um problema e prototipagem de uma possível solução. O projeto está organizado em 43 semanas, entre agosto de 2018 e setembro de 2019, com carga horária semanal de 2 horas, totalizando 86 horas de estudo presenciais além das atividades não presenciais de trabalho em grupo. |
Laboratório de Física: Eletromagnetismo | Robson Santos Gobbi | 140 | A ação visa envolver os alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrado em atividades práticas/experimentais relacionadas aos fenômenos eletromagnéticos. A física é uma ciência que tem como base a experimentação e por meio dessa vivencia os alunos poderão compreender na prática os conceitos abordados em aula. Além disso, acreditamos também que a aulas de laboratório possam despertar um maior interessante dos alunos pela disciplina e consequentemente levar a um melhor desempenho do mesmo. |
Música e Educação Especial | Laís Perpetuo Perovano | 10 | Até meados do século XX não havia no Brasil uma sistematização do ensino público para pessoas com deficiência e na maioria das vezes estes eram alocados em ambientes excludentes, voltados para o cuidado e tratamento, que pouco se atentavam para os processos educacionais. A partir dos anos 1970 uma nova maneira de se compreender a deficiência foi se desenvolvendo e intensifica-se a busca por uma forma de inclusão dessas pessoas na sociedade, inclusive no que diz respeito a educação. Perceber que não é a lesão, ou os impedimentos biológicos, (impairment) que transformam o sujeito em uma pessoa com deficiência (disability), mas sim as barreiras sociais que fazem que esse sujeito experimentar esta condição (DINIZ, 2007; DINIZ; BARBOSA; SANTOS, 2009, p. 67). Para que haja uma verdadeira educação inclusiva, que leve em consideração as diferenças de todos os educandos, independentemente de suas condições biológicas, precisamos de ações e mudanças de mentalidade tanto no ensino regular, quanto na educação especial. A presente proposta busca complementar o processo de inclusão através de um curso de música para alunos com necessidades educacionais específicas. Buscaremos, através da educação especial sob a perspectiva inclusiva (GLAT e FERNANDES, 2005), contemplar as especificidades que englobam as diferenças desses estudantes através do ensino de Artes. O curso também envolverá em cada turma um estudante monitor-aprendiz que não se caracteriza como pessoa com deficiência. O objetivo desses estudantes será de dar apoio ao professor (monitor) e ampliar a gama de diversidade funcional (PEREIRA, 2009) dos indivíduos que compõem a turma. |
Tutoria em Componentes Curriculares dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica Concomitantes com Ensino Médio | Nelson Henrique Bertollo Santana | 225 | Tutoria em Componentes Curriculares dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica Concomitantes com Ensino Médio |
Grupo de Estudos para 2ª fase da OBMEP | Silvia Louzada | 19 | Grupo de Estudos para 2ª fase da OBMEP |
Recreio Cultural | Eros Silva Spalla | 400 | O projeto Recreio Cultural pretende promover a interação entre os alunos dos cursos ofertados no campus São Mateus, servidores, terceirizados, e alunos de outras instituições de ensino, bem como tornar a hora do recreio um momento de descontração, e ainda, ser um espaço que oportunize a esses diversos grupos a chance de socializar os talentos. O objetivo geral é criar um espaço de mostra de talentos, e desta forma incentivar a criatividade de produções artísticas. O espaço será aberto para qualquer tipo de apresentação cultural (dança, poesia, música, teatro, e outros) durante o período do recreio, sendo realizada nos turnos matutino e vespertino da escola. A cada edição do Recreio Cultural poderá ser realizada uma atividade principal, e em paralelo acontecer exposições, oficinas, entre outros. |
Monitoria de Física para estudantes dos cursos Engenharia do Ifes campus São Mateus | Mara Cristina Ramos Quartezani | 40 | Objetivando aumentar nossa eficiência acadêmica e contribuir para que os estudantes do Curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica possam ter sucesso em seu percurso acadêmico, a Coordenadoria do Curso em conjunto com a Coordenadoria de Gestão Pedagógica do campus São Mateus propõe a realização de um projeto de Monitoria em parceria com os estudantes de Licenciatura em Física da Ufes/Ceunes. A proposta é que os estudantes de Licenciatura em Física selecionados por professores do Ceunes possam contribuir nos estudos dos alunos do Curso de Engenharia Mecânica, em um projeto de monitoria. A parceria Ifes/Ufes foi realizada por meio das coordenadorias de cursos envolvidos e sua implementação será a partir do período letivo 2019/2. Considerando o início do Curso de Engenharia Elétrica em 2019/2 no campus São Mateus o projeto será estendido também aos estudantes deste curso. Estudantes dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica com bom desempenho nas disciplinas/áreas selecionadas também poderão atuar como monitores. |
Microsoft Excel e Ferramentas de apoio ao Word | Carlos Eduardo Silva Abreu | 100 | O presente projeto consiste em um curso de edição de planilhas e textos, utilizando os softwares Microsoft Excel e Word (respectivamente) cujo público alvo são alunos e servidores do campus São Mateus. Visando ter uma abrangência satisfatória em relação ao horário, o curso será ofertado nos turnos matutino e vespertino. Dessa forma, todos os alunos interessados poderão cursálo no contra turno de suas respectivas aulas. O curso terá uma carga horária total de 12 horas (Excel) e 5 horas (Word), distribuídas em 6 e 5 semanas para os cursos de Excel e Word, respectivamente. Os encontros irão ocorrer no laboratório de informática do campus, onde os computadores já possuem os softwares Excel e Word instalados. Serão formadas quarto turmas com 20 alunos em cada. Duas turmas terão suas aulas ministradas no turno matutino e duas turmas no turno vespertino. Para a obtenção do certificado, os participantes deverão frequentar 80% das aulas. Ao fim do curso, o estudante deverá ter desenvolvido habilidades no manuseio de planilhas e formatação de textos. |
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019 - “Literatura e leitura:múltiplas linguagens, múltiplos diálogos” | Rossanna dos Santos Santana Rubim | 2260 | Conjuntos de atividades, no âmbito da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, querendo alcançar, prioritariamente, o corpo discente do campus São Mateus, a serem realizadas no decorrer do mês de outubro, quando a data é efetivamente comemorada |
Círculo de Diálogo “Traçando o Meu Futuro Profissional” | Luciane Serrate Pacheco Bacheti | 50 | A realização do Círculo de Diálogo “Traçando meu futuro profissional tem por objetivo principal criar tempo-espaço favorável às discussões/ reflexões compartilhadas sobre a profissão do Técnico em Eletrotécnica, implicando estudantes, equipe docente; equipe pedagógica do Ifes Campus São Mateus e profissionais convidados. A construção deste tempo-espaço será por meio de abordagens participativas centradas na investigação apreciativa e na pesquisa-ação, envolvendo todas as partes interessadas, quais sejam: estudantes, educadores, pedagogas, técnicos em assuntos educacionais desde a concepção à concretização e avaliação das reflexões realizadas. Espera-se obter com este círculo de diálogo a moldagem de aprendizagens colaborativas, ampliando habilidades técnicas, relacionais, socioafetivas, de modo a preparar os participantes deste processo para dar respostas aos desafios e tensões do mercado e do mundo do trabalho contemporâneo. Em outras palavras, produzir a existência de forma compartilhada em busca de bem-estar, qualidade de vida e conduta cidadã, contribuindo para a construção de sociedades pacíficas, resilientes e solidárias, para um mundo cada vez melhor. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais