Ações campus Montanha 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Técnicas de Redação | Ademir Juvêncio da Silva | 65 | O curso será ofertado aos alunos que pretendem melhorar as técnicas de produção textual. De forma processual, o participante terá contato com textos dissertativos para que consiga diferenciá-lo dos demais tipos de textos. Por meio de sequências didáticas, será evidenciada a importância dos módulos a fim de se conhecer cada etapa da produção textual, principalmente do gênero dissertativo-argumentativo (introdução, argumentação e elaboração de proposta intervenção). Por fim, o participante estará apto a produzir textos dissertativos com mais eficiência. |
Curso de Língua espanhola | Maria José Cerqueira Brito | 20 | O curso será ofertado aos alunos que queiram estudar uma segunda língua estrangeira. Será valorizada uma concepção de língua como interação social, desta forma, serão valorizados aspectos culturais intrínsecos à língua espanhola. Seguiremos o Marco Comum Europeu de Referência que define os níveis que estabelecem a capacidade linguística, relacionada à competência comunicativa e às habilidades orais e escritas. As aulas serão oferecidas em um dia da semana, no horário reservado às atividades complementares ao currículo. No dia e horário a ser definido pela coordenação. |
Hábitos e Técnicas de Estudo | Paula Mara dos Reis Ferraz | 160 | O curso nasceu da necessidade de auxiliar os alunos dos primeiros períodos a superarem sua dificuldade de adaptação aos cursos integrados do Ifes campus Montanha e à consequente obtenção de resultados insatisfatórios. Entendendo que a melhoria dos hábitos de estudo e o conhecimento e aplicação de técnicas específicas contribuirão para a aprendizagem, definiu-se como objetivo geral: desenvolverhábitos que favoreçam a aprendizagem e a obtenção de bons resultados acadêmicos. Esse curso visa resultados imediatos, por isso pretende-setrabalhar com orientações práticas e de forma que os alunos possam experimentaraquilo que está sendoensinado. Será iniciado pela identificação dos hábitos e estilo própriosde estudo, partindo para o trabalho com hábitos e técnicas favoráveis ao estudo e culminando comtécnicas específicas de leitura. A avaliação do curso e da aprendizagem será feita por meio do preenchimento de questionários específicos. |
Laboratório de Matemática: Construção de Materiais | Priscilla Dutra Freires Codeco | 15 | O projeto tem como principal finalidade a confecção de materiais manipuláveis para um ensino e aprendizagem de matemática de forma não tradicional. Atualmente, o Laboratório de Matemática do campus Montanha possui basicamente o imobiliário e equipamento multimídia, desta forma, carece de uma identidade própria com materiais exclusivos para esse ambiente. Para atender essa demanda, este projeto consiste na construção de materiais concretos para auxiliar a consolidação de conceitos matemáticos. Irão participar alunos dos 2º anos e 3º anos de ambos cursos técnicos ofertados no campus que possuem afinidade com a disciplina de matemática. Os encontros acontecerão na forma de oficinas semanais com duração de 1h30min orientados pelos docentes envolvidos. Espera-se como produto final os seguintes materiais para compor o laboratório: Tangram, Torre de Hanói, Teodolito, Geoplano e Geoespacial, Teorema de Pitágoras e Tampa de Bueiro. |
Futsal em uma Visão Técnica | Eduardo Santos Maioli | 30 | O Presente Projeto pretende refletir e estabelecer problematizações com o treinamento esportivo para os alunos do Ifes Campus Montanha que se destacam na Modalidade Futsal, para trabalhar os aspectos positivos do esporte, como cooperação, autonomia, coletividade, responsabilidade, coragem e tolerância. Além de mediação de alguns valores e atitudes como: competição, medo e intolerância. O Projeto proporcionará Atividades Práticas de Futsal nas categorias masculino e feminino para os alunos do Ifes campus Montanha. E ao Final do Projeto pretende-se que o aluno esteja consciente da importância das informações e entendimentos sobre a necessidade de maiores cuidados diários na busca de uma melhor compreensão da importância do esporte e dos valores e atitudes propiciados por ele. |
Meu Ifes tá na rede - 2ª edição | Gissele Locatelli Moura | 30 | Projeto destinado às práticas administrativas para os alunos que ainda não tiveram acesso a tal experiência. |
CINE-IFES: luz, câmera e educação | Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga | 80 | O projeto de ensino “CINE-IFES: luz, câmera e educação!” pretende favorecer o acesso dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Montanha, a produções cinematográficas nacionais, que contribuam para sua formação social crítico-reflexiva e para o envolvimento dos estudantes em um processo de construção de seu repertório artístico-cultural. O projeto é uma iniciativa essencial na educação do olhar dos estudantes, cada vez mais necessário nas sociedades imagéticas. O encontro com a arte cinematográfica no ambiente escolar – considerando a versatilidade da linguagem cinematográfica, a multiplicidade de categorias e gêneros, as diversas técnicas de filmagem –, permite o diálogo entre currículo escolar e questões socioculturais mais amplas. Oferece, dessa forma, a oportunidade de se desenvolver competências nos âmbitos socioculturais, linguísticos e comunicacionais. O CINE-IFES integra as atividades do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do campus Montanha, contribuindo com a promoção da cidadania cultural. A exibição dos filmes possui fins educativos, e será realizada no estabelecimento de ensino e de forma restrita aos alunos matriculados no ensino médio. O projeto prevê a seleção de produções cinematográficas prioritariamente nacionais, que discorram sobre temáticas sociais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A partir da promoção do encontro entre educação e cinema, inserindo os jovens ao universo da arte cinematográfica com a projeção das obras audiovisuais, discussão e realização de atividades sobre tais, pretende-se contribuir na formação de desfrutadores de bens e serviços culturais e cidadãos críticos da realidade. |
LAB77: Laboratório de Processos Fotográficos Históricos | Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga | 10 | O projeto “LAB77: Laboratório de Processos Fotográficos Históricos”, da área teórico-prática da fotografia, propõe a investigação e a experimentação de técnicas artesanais da fotografia, como a Cianotipia (emulsão fotossensível azul, baseada em sais de ferro), o Marrom Van Dyke (emulsão fotossensível marrom, baseada em sais de prata) e o Phytotype (emulsão fotossensível de diversas cores, baseada em pigmentos vegetais, como de flores, frutas e legumes), processos inventados no século XIX e que podem ser realizados em suportes como papel, tecido ou madeira. Como resultado final do projeto, pretende-se, com a prática fotográfica autoral e a produção de experimentos em laboratório, apresentar as séries fotográficas em exposição coletiva. |
Preparatório para o ENEM | Andrea Moraes Torres Pinto | 92 | O curso nasceu da necessidade de preparar os alunos para o ensino superior. A ideia é oferecer um intensivo preparatório para estudantes do ensino médio, com todo o conteúdo dos três anos de ensino regular. Esse curso visa resultados imediatos, por isso pretende-se trabalhar com uma rápida revisão dos conteúdos contemplados nas últimas edições dos vestibulares. Além disso faremos treinamentos para realização de provas através de questões atualizadas de edições anteriores de vestibulares. |
PENSANDO BEM! FILOSOFIA NA PRÁTICA. | Bruno Botelho Costa | 100 | A Oficina visa proporcionar uma introdução ao debate filosófico a partir de temas de interesse dos estudantes que permitam vários pontos de vista, cujas forças e fraquezas possam ser exploradas com rigor pelos partícipes. Fomenta-se o desenvolvimento do senso crítico e argumentativo, a fundamentação lógica das opiniões, a verificação da coerência entre as ideias apresentadas e as implicações para vida prática. Com isso, almeja-se aguçar através da Filosofia a percepção de diferentes perspectivas para questões comuns, incentivando a tolerância e o respeito, ao mesmo tempo que fortalece a autonomia individual e o pensamento livre. |
Preparando Campeões | Eufélix Monteiro Mauricio | 31 | Com o objetivo do Ifes-Montanha obter melhores resultados na OBMEP 2019, o docente Eufélix Monteiro Mauricio treinará um grupo de alunos dessa escola para tal olimpíada. Os encontros serão, semanalmente, às segundas, com duração de 50 minutos por reunião. As aulas ocorrerão na sala de Matemática desse estabelecimento de ensino. |
Aquaponia como ferramenta de aprendizagem | Manoel Ramos de Moura Junior | 80 | A palavra “aquaponia” é derivada da combinação entre “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo) e refere-se à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Tradicionalmente, a aquicultura é desenvolvida em viveiros escavados onde há necessidade de troca de água, pois há grande produção de amônia e resíduos orgânicos. Mais recentemente as técnicas de recirculação de água, que utilizam plantas aquáticas, são eficazes em diminuir a liberação de efluentes ricos em materiais orgânicos, em transformação da amônia em nitritos e nitratos, e apresentam grande potencial na produção de vegetais. |
Oficina de Forró | Miguel Vinicius Teixeira da Silva | 40 | O forró é uma das principais expressões culturais do povo brasileiro, tendo sua origem no nordeste do país e disseminado por importantes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro, Sivuca, dentre outros. Para entendermos a origem do forró é necessário buscarmos a etimologia da palavra que, nesse caso, é apresentada a partir de duas teorias. Segundo a Enciclopédia da Música Brasileira (1998, p. 301), Forró seria uma derivação da palavra de origem africana “forrobodó”. Já a segunda teoria como aponta Rebelo (2007) que a palavra tem sua origem no contexto da Segunda Guerra Mundial quando engenheiros ingleses se instalaram em pernambuco para construir a ferrovia Great Western. Nesse contexto, eles promoviam bailes que tinha como nome “For All” (para todos). Apesar de popularmente ser denominado apenas como “forró”, existem vários gêneros músicas que compõem a cultura musical, como o xote, xaxado, o baião e o arrastapé. Todos estes estilos são sempre acompanhados da dança. Nesse sentido, a proposta é apresentar o “movimento do forró pé de serra” para o Ifes Campus Montanha numa perspectiva cultural, sociológica e antropológica, ensinando a dança e contextualizando com a disciplina de sociologia. |
Matemática para Todos | Filipe Ribeiro Carneiro | 30 | O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus recebeu em sua primeira turma um público heterogêneo, visto que, tem-se alunos recém formados do ensino médio, incluindo alunos do próprio Ifes campus Montanha e alunos que já são graduados, contudo, também pertencem a turma discentes que já afastaram do ensino a mais de 10 anos. O cenário gerou assim uma pluralidade tamanha em sala que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, fazem parte da turma, alunos com grande dificuldade de desenvolver algumas habilidades matemáticas talvez devido seu afastamento de uso desse conteúdo/habilidade e, por outro lado, pertencem a sala também, alunos que possuem facilidade em várias habilidades matemáticas devido, muito provavelmente, a sua formação ou seu uso mais frequente dessas habilidades. Em ambos casos, pode acometer num desamino e desinteresse pelos discentes, pois o docente acaba trabalhando num meio termo dessa situação. |
Coral Jovem “Harmony” | Maike dos Santos Silva | 30 | O Curso de Ensino “Coral Jovem Harmony” será ofertado gratuitamente aos candidatos devidamente inscritos, selecionados e matriculados, de acordo com as normas que serão estabelecidas. Com o intuito de contribuir na formação cultural e convivência em grupo. Será reconhecido como atividade acadêmica de ensino, pensando com a finalidade de se constituir num instrumento de representação do Campus, e de promover a integração entre as turmas dos diferentes cursos. Os encontros presenciais que servirá para os ensaios e escolha do repertório, a fim de pôr em prática a aprendizagem, ocorrerão quinzenalmente entre o período de 06/05/2019 a 09/12/2019 nas dependências do auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Montanha. A fim de promover a integração da comunidade acadêmica, através do diálogo musical, assim como desenvolver estudos sobre canto e formar coros. |
II A arte de fazer ciência | Lincon Almeida Vilas Boas | 145 | A presente proposta, caracterizada como ação de complementação à atividade de ensino, tem como público prioritário os discentes do 2º ano dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária integrados ao ensino médio. Visa demonstrar a ciência de uma forma lúdica e promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Artes, Biologia, Física e Química. Os alunos com o auxílio da equipe gestora deverão pesquisar, estudar, testar os experimentos a serem apresentados através de uma encenação teatral. A partir dessa atividade pretende-se demostrar que as disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias podem ser vivenciadas de uma forma diferenciada e que estimulem o interesse e aprendizado do estudante. |
Seminário dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Montanha | Claudia da Cunha Monte Oliveira | 450 | O Seminário dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Montanha ocorrerá em 3 etapas durante o mês de maio do corrente ano, a saber: Palestra magna (09/05), Grupos de trabalho (15/05) e Plenária (23/05). Este espaço democrático tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica para a promoção e fortalecimento do Ensino Médio Integrado a partir de estudo do panorama atual, discussão e revisão das Diretrizes Indutoras para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio como política prioritária na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT, e elaboração do documento final com as propostas para as diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo, que será encaminhado à Pró-reitoria de Ensino do IFES. |
Introdução à Lógica de Programação | Gissele Locatelli Moura | 20 | O curso de Introdução à Lógica de Programação com Python será a primeira iniciativa do Campus Montanha no sentido de aplicar recursos computacionais como recurso educacional para os estudantes. Aprender uma linguagem de programação auxilia o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico, criatividade e organização, competências importantes durante o processo de aprendizagem de qualquer assunto. A partir dessa primeira experiência será possível identificar estudantes com perfil e interesse num maior aprofundamento na área de desenvolvimento de aplicativos, despertando um novo nicho para estudo e trabalho acadêmicos. A escolha da Linguagem Python como a ferramenta de trabalho para este curso deve-se ao seu destaque como uma linguagem simples, didática, comercial e atual; diferente de algumas linguagens de programação clássicas, utilizadas para o aprendizado de programação nas instituições de ensino, que já estão em desuso em ambiente comercial. O curso atenderá um público de 20 estudantes, com dois encontros semanais, totalizando 4 horas-aula por semana. Ao final do curso o estudante aprovado estará apto a desenvolver programas de baixa complexidade, abrindo espaço para maior aprofundamento para aqueles que se interessarem pela área de desenvolvimento computacional. |
Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual | Denise Carla Goldner Coelho | 30 | O minicurso “Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual” dispõe-se a capacitar os usuários na utilização de recursos informacionais virtuais existentes na Web de modo a desenvolver habilidades de pesquisa na utilização de buscadores, bancos e bases de dados, catálogos e no uso dos recursos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, por meio de capacitação presencial. O Minicurso ocorrerá no Laboratório de Informática do IFES – Campus Montanha, no dia 07/06/2019, no período noturno, ofertando vagas a toda sociedade acadêmica, tendo com foco preferencial os estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e seus orientadores. Na oportunidade, o cursista terá oportunidade de realizar consultas online personalizadas a temas pertinentes a sua área de formação e às demandas locais a fontes de informação internacionais. |
Revivendo Conhecimentos de Matemática e Ciências | Claudia da Cunha Monte Oliveira | 50 | A princípio o projeto foi iniciado com a preocupação de reapresentar a matemática para os alunos de primeiro ano do ensino fundamental que, nas aulas apresentavam baixo nível de aprendizagem, principalmente nas aulas de matemática, física, biologia e química. Após conversa com a professora de Ciências, foram eleitos alguns, principais, conteúdos de matemática e Ciências do Ensino Fundamental, que eram julgados extremamente necessários para o desenvolver em tais disciplinas do Ensino Médio, incluindo conteúdos das disciplinas técnicas assim como demais conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências. Após algumas conversas com os demais professores foi elencado alunos que apresentavam agravamento de dificuldades para participar do curso. Para facilitar o processo de Ensino Aprendizagem, acreditamos ser importante a interferência de um aluno monitor do Campus para passar as suas vivências já amadurecidas. |
Imersão linguística e cultural em Córdoba-ARG | Maria José Cerqueira Brito | 3 | A viagem será realizada à cidade de Córdoba (Argentina). Toda a programação será organizada e acompanhada pelo SET Idiomas – Instituto de reconhecimento oficial e internacional. Além do curso de 40 horas em que os alunos estudarão a língua e a cultura hispano-americana com ênfase na cultura argentina, o programa conta com atividades recreativas, culturais e turísticas escolhidas cuidadosamente de acordo com o perfil dos alunos. Essas atividades têm a finalidade de ampliar os conteúdos linguísticos e culturais desenvolvidos em sala de aula por meio de visitas a museus, passeios, excursões fora da cidade de Córdoba e atividades ao ar livre, dentre outras propostas. Ao final do programa, os alunos farão um Exame final e receberão uma certificação avalizada pelo Instituto Cervantes (IC) da Espanha. |
InvestiAÇÃO | Lucio Marques Peçanha | 20 | A proposta de atividade envolve os alunos do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos em Administração e Agropecuária do Ifes/Campus Montanha atividade aplicada voltada ao aprendizado de investimentos no mercado de ações. Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos de investimentos, devem compreender como funciona uma bolsa de valores, o que são ações, sua função no ambiente das organizações e os efeitos do mercado acionário na realidade da empresa. Após a compreensão de como funciona o mercado, os alunos passarão a realizar simulações de investimentos na plataforma da bolsa, com cotações reais, visando aplicar os conhecimentos e obter os melhores resultados. |
SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA | Camila Anizio de Almeida | 184 | Desenvolver, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Pedagógica, a professora de Ed. Física e a profissional de Saúde do campus Montanha, um evento durante a última semana de setembro, intitulado Semana de Valorização da Vida, com oficinas de “roda-de-conversa” sobre anseios da adolescência, de bate-papo com a equipe pedagógica sobre situações reais que acontecem com cada um, e de controle da ansiedade com autoconhecimento e exercícios de respiração, com a professora de Ed. Física. |
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