Ações campus Ibatiba 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Tópicos avançados em Matemática. | Andréa Maria Silva Lannes Fazolo | 80 | O curso de ensino proposto visa ampliar os conhecimentos dos alunos ingressos no campus Ibatiba, uma vez que estes alunos apresentam baixo rendimento quando iniciam o ensino médio em nosso instituto. |
Mostra sobre as mudanças tecnológicas do século XXI | Leticia da Silva Lemos | 200 | Este projeto envolverá as disciplinas de História, Informática, Língua Portuguesa e Sociologia. Inicialmente será realizado um recorte temporal dos anos 1960, 1970, 1980, 1990,2000 e 2010. Cada grupo discente ficará responsável por realizar uma pesquisa sobre as mudanças tecnológicas de uma década e identificará as mudanças dos gêneros discursivos/comunicacionais daquele período. Os resultados das suas pesquisas serão um painel intitulado “As mudanças tecnológicas nos anos XXXX” e a apresentação do trabalho em forma de mostra. |
Capacitação em comunicação visual inclusiva: noções de Libras | Amanda de Almeida Soares | 40 | A capacitação em comunicação visual inclusiva: Libras, pretende ser um instrumento de divulgação da Língua Brasileira de Sinais, ensinando formas básicas de conversação em sinais. Aberta também aos servidores, serão propostos momentos de interação e ampliação do conhecimento sobre esta língua e seus usuários (surdos). |
Comemoração do mês das mulheres | Renato César Oliveira Junior | 160 | O evento visa homenagear as mulheres com apresentação de um coral de alunas, um professor explicará o contexto do Dia em si, porque o dia 8 (oito) de março é comemorado o Dia das Mulheres, uma mulher da área de advocacia falará um pouco sobre os direitos das mulheres, uma da área militar explicará como fazer denúncias e se proteger de abusos, e uma outra mulher da área médica falará sobre a saúde, doenças e tudo mais. Após a participação destas mulheres teremos uma aluna cantando uma última música em homenagem para finalizar o evento. |
Carreira com propósito | Amanda de Almeida Soares | 250 | A palestra “Carreira com propósito” apresenta, além da trajetória de estudos do primeiro Dep. Federal cego do país, a motivação e ampliação dos horizontes para a busca de sucesso profissional. O palestrante já atua como coach e tem se engajado em ações que lutam pela qualidade da educação no país. Participarão do evento os estudantes do Campus, os servidores e estudantes do Ensino Médio de escolas da região. |
Libras na Escola: Reaplicação da Tecnologia Social - Librário | Amanda de Almeida Soares | 40 | A Tecnologia Social “Librário” foi desenvolvida pelo CEDTec da UEMG e foi premiada pela Fundação banco do Brasil, na categoria “Tecnologia Social – Educação”, no ano de 2015. A Fundação disponibiliza em seu Banco de Tecnologias Sociais, ações que podem ser replicadas, entre elas está o referido projeto. A reaplicação da Tecnologia se dará de forma que os alunos de turmas do Ensino Médio, de forma que possam refazer todo o processo de criação das cartas do jogo denominado de “Librário”, a partir de oficina de Libras, decisão de escolha dos temas, sinais, imagens iconográficas, produção das fotografias e das cartas. Após a produção, eles serão multiplicadores em suas respectivas escolas, levando às demais turmas a proposta de utilização do jogo e sensibilização para o conhecimento e valorização da Libras, como Língua visual. |
Redação nota Ifes: da criatividade à construção de sentidos | Poliana da Silva Carvalho | 280 | Redação Nota Ifes é um projeto de produção textual, destinado, preferencialmente, a alunos que estão no último ano do Ensino Médio Técnico do Ifes Campus Ibatiba, com ênfase na tipologia textual dissertativo-argumentativa. A preferência pelo texto dissertativo-argumentativo se justifica pelo fato de que é a tipologia que há muito tempo vem sendo cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O projeto é formado por uma equipe interdisciplinar que trabalhará com o mesmo propósito: desenvolver habilidades que envolvam a criatividade dos discentes e a construção de sentidos na produção de textos, a partir da bagagem acadêmico-cultural que possuem. Serão explorados itens linguísticos (registro, pontuação), mecanismos de coesão e coerência (desenvolvimento e articulação das ideias), estrutura (partes do texto), argumentação (posicionamento frente ao tema), temas diversos (conhecimento dos fatos) e assuntos transversais, subsidiando ao aluno uma prática escrita de acordo com as normas e regras de convenção. |
Documentário Pipoca Orgânica | Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho | 60 | O evento Documentário e Pipoca Orgânicos faz parte das ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFES Ibatiba e atende a promoção da Campanha da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevista para o final de Maio e Início de Junho. |
EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO COM LIDERANÇAS | Gilberto Mazoco Jubini | 24 | O curso sobre o desenvolvimento humano e a melhora contínua será ofertado em duas turmas. Cada turma realizará 08 encontros presenciais. Cada encontro presencial terá duração de uma hora. Os encontros ocorrerão mensalmente, exceto em agosto que ocorrerão dois encontros. As tarefas que deverão ser realizadas à distância ocuparão o mínimo de 90 minutos por mês (1,5 h/mês). |
Imersão Linguística e Cultural | Poliana da Silva Carvalho | 10 | É fato comprovado que a aprendizagem significativa de um idioma estrangeiro vai além do domínio das normas gramaticais, competência leitora e fluência verbal do aprendiz. Ela abarca a história, a cultura, a economia e todos os aspectos que caracterizam a identidade de seu povo. Por outro lado, sabe-se que, por fatores econômicos, o acesso ao ensino de uma língua estrangeira ainda é privilégio de uma minoria, principalmente em se tratando da realidade econômica de grande parte dos pais de alunos da rede pública. Nesse contexto, o Ifes Campus Ibatiba, com uma perspectiva de ações afirmativas e de internacionalização das políticas educacionais, vem oferecer aos seus alunos, neste ano de 2019, a possibilidade de um curso de imersão linguística e cultural, com duração de 40 (quarenta) horas, em Córdoba – Argentina, durante o período de recesso escolar de julho com o objetivo de otimizar a aprendizagem e assegurar ao aluno um diferencial em sua formação. A oportunidade de poder praticar o idioma espanhol estudado no Ifes em situações reais de comunicação, interagir com pessoas cujo idioma materno é a língua que estudam constitui uma experiência, sob todos os aspectos, altamente enriquecedora e que se legitima na definição dos valores adotados pela rede IFES: comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade, transparência. Destaca-se também o fato de que o Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo, com quase 400 milhões de utentes, e é a língua nativa de 7% da população mundial. O Espanhol é a Língua oficial de 21 países e a língua oficial em vários estados dos Estados Unidos, bem como a língua materna dos principais parceiros econômicos do Brasil. |
Espanhol Básico | Poliana da Silva Carvalho | 30 | Muito se investiga acerca do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e sobre a necessidade de se repensar a prática docente sob essa perspectiva. A oferta desse curso emergiu justamente desse contexto para somar à educação de línguas, visto que nós, professores de LE, precisamos contribuir para a formação continuada de nossos alunos. O ensino de LE no Brasil objetiva-se habilitar estudantes “em múltiplas esferas de sua vida pessoal, acadêmica e profissional” (PCN, 2002, p. 93). Vale destacar a importância social dada ao aprendizado de uma segunda língua para o mercado de trabalho e para o enriquecimento cultural. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais