Ações campus Colatina 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Titãs da Robótica | Renan Osório Rios | 60 | A baixa competência acadêmica dos alunos da educação formal em disciplinas de Programação e Matemática é um problema universal que tem sido o eixo central de várias investigações. Em 2013, o Campus Colatina publicou um relatório que revelou que uma das principais causas da evasão dos cursos da área de Informática é a dificuldade em assimilar conteúdos que envolvem as linguagens de programação e seus paradigmas. A iniciativa “Robótica Educacional”, um dos projetos de revitalização da Coordenadoria de Informática do Ifes Campus Colatina, vem sido adotada desde então por meio da utilização de kits de robótica Lego Mindstorms. A ideia é diminuir as dificuldades na construção de algoritmos para resolução dos problemas que são abordados nas disciplinas dos cursos de Informática com foco na programação básica de computadores, programação estruturada, orientada a objetos e web. Isto acontece por que os alunos enfrentam dificuldades para desenvolver programas de computador, em sua maioria, devido à aprendizagem da programação inicial requerer a combinação de várias habilidades cognitivas e extensa prática. A fim de fortalecer o aprendizado de matemática e física dos cursos do ensino médio integrado, criou-se a equipe de robótica teórica. No mesmo sentido, foi desenvolvida a equipe Adm para ajudar a equipe de robótica em ações de marketing, finanças e planejamento. Portanto, este projeto tem o objetivo de apresentar um desafio estimulante para os alunos dos cursos técnicos e superiores, através da Robótica Educacional, para o aprendizado de programação, matemática, física e planejamento, diminuindo, assim, índices de reprovação e evasão dos cursos. |
Híbrido “#IF.ESTUDE - Desenvolvendo Bons Hábitos de Estudo” | Kamila Scalzer | 36 | O curso híbrido “#IF. ESTUDE – DESENVOLVENDO BONS HÁBITOS DE ESTUDO” estará voltado para alunos do curso Técnico de informática para Internet integrado ao ensino médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como principal objetivo desenvolver bons hábitos de estudo nos alunos, por meio de estratégias de aprendizagens que serão ensinadas no decorrer do curso. O curso será aplicado mediante metodologias ativas em diálogo com a Pedagogia Histórico-Crítica. O curso será ofertado na modalidade híbrida composto por vinte e uma horas na modalidade online e nove horas na modalidade presencial, totalizando trinta horas. O momento online poderá ser realizado em casa ou na biblioteca da instituição, pelo Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O momento presencial será realizado no período vespertino em uma sala de aula física da instituição, não haver conflitos com as aulas regulares dos alunos. |
Gestão, organização e montagem da coleção didático-zoológica do laboratório de Biologia do Ifes, campus Colatina | Ruan Managna Vasconcellos | 25 | A relevância das atividades experimentais no ensino das ciências é praticamente inquestionável. Deve-se, independentemente do local onde essas atividades são desenvolvidas, primar por condições de trabalho que resultem em um aprendizado significativo, pois a utilização desses locais facilita e estimula os estudantes na busca do conhecimento científico construído ao longo do tempo. Pesquisas apontam para a importância do papel do laboratório didático zoológico na formação dos alunos do Ensino Médio. |
Construindo modelos de estudo de biologia | Felipe Morais Addum | 24 | A utilização de métodos de ensino e aprendizagem que despertem a participação, a motivação e a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula é um grande desafio entre as disciplinas da área de ciências naturais, principalmente a biologia, onde muitas vezes um determinado conteúdo microscópio ou anatômico se torna distante do aluno de ensino médio e acaba sendo demostrado apenas de forma exploratória ou imagens. Nessa perspectiva, uma das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Ciências e/ou Biologia tem sido, na maioria das vezes, o modo de apresentar os conteúdos nas aulas, uma vez que o ensino de ciência traz em seus conteúdos conceitos que são de difícil compreensão pelos alunos. Este projeto de ensino, com isso, visa propiciar aos alunos de ensino médio do campus Colatina uma forma lúdica e atrativa de fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, por meio da construção de modelos educacionais, para o desenvolvimento dos conteúdos de citologia e histologia. |
Revisão de Biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | Mirella Guedes Lima de Castro | 40 | A proposta da atividade está em retomar/aprofundar os conteúdos de Biologia abordados no Ensino Médio, possibilitando assim, uma melhor oportunidade para os alunos ingressarem em instituições públicas de ensino superior. |
Revisão de Química para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | Silvana Goldner Moreira | 40 | Trata-se de proposição que visa retomar os conteúdos de Química abordados no Ensino Médio, bem como aqueles não contemplados na matriz curricular dos cursos, possibilitando assim, uma melhor oportunidade para os alunos ingressarem em instituições públicas de ensino superior. |
Café Científico | Denimar Possa | 30 | Os professores da equipe organizarão a cada mês um encontro com os alunos inscritos para apresentar e discutir temas científicos que não são abordados de forma regular nos cursos do Ensino Médio. |
Constituição e Planejamento de Associação | Joanita Araújo Espanhol | 20 | Orientar os alunos interessados em elaboração do projeto de associações, quanto a documentação necessária (estatuto, regimento, contratos de parceria e outros), planejamento financeiro e contábil, abrangência dos serviços de consultoria a serem prestados e responsabilidade de institucionalizar o projeto, entre outros. |
Cineclube Ifes Colatina | Denimar Possa | 100 | Trata-se de uma proposta de promoção do cinema como arte, cultura e ferramenta educativa. A implementação de um cineclube no Ifes-campus Colatina tem como objetivo desconstruir a ideia de que a projeção de filmes na escola limita-se ao entretenimento e ao ato de ensinar determinado conteúdo, mas de entender o contexto da produção cinematográfica como um caminho para a ampliação cultural dos estudantes. A ideia é realizar eventos mensais de exposição e discussão de filmes. A escolha do filme deverá obedecer aos seguintes critérios: qualidade técnica usada na produção do filme; possibilidade de contextualização com questões culturais, históricas, sociais e educativas; enredo que permita a reflexão sobre temas polêmicos; faixa etária do público-alvo. |
A utilização do software Geogebra como ferramenta para o ensino/aprendizagem de trigonometria na circunferência e funções trigonométricas | Andressa Solane Moreira Costa | 151 | Considerando que a integração de recursos de inovação tecnológica na sala de aula podem, de certa forma, enriquecer o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Matemática tornando as aulas mais ricas em detalhes e, consequentemente, mais atrativas para o educando; considerando também que a utilização do software GeoGebra como uma ferramenta de ensino pode potencializar a compreensão de propriedades de determinadas figuras que permanecem invariantes nas construções geométricas dinâmicas e, considerando ainda que o rendimento na disciplina de matemática dos alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados do Ifes campus Colatina não está tão satisfatório quanto se queria, propomos, neste projeto de ação complementar de ensino, uma sequência de construções geométricas com demonstrações de propriedades, de teoremas, de fórmulas e de lugares geométricos utilizando tal software de ensino. Propomos também atividades de aplicação em forma de resolução de problemas envolvendo o conteúdo de Trigonometria na Circunferência e Funções Trigonométricas |
Oficina de projeto paisagístico “Praça Ifes Colatina” | Renata Mattos Simões | 20 | A ação baseia-se na problemática apontada por pesquisas realizadas pelo Ifes campus Colatina e por relatos de alunos do campus, que é à ausência de espaços de permanência e convívio adequados na instituição, sendo os existentes pouco convidativos e atrativos, além de insuficientes à quantidade de estudantes no campus, fazendo com que os alunos não se sintam acolhidos e estimulados a provocarem interações. Levando essa problemática em consideração, surge a proposta de realizar uma oficina de projeto paisagístico denominado “Praça Ifes Colatina”, a qual busca desenvolver um projeto paisagístico participativo, utilizando métodos de planejamento de espaços livres ensinado na matéria de Paisagismo I oferecida pelo curso. O projeto será desenvolvido para uma área existente no próprio campus que apresenta o uso de passagem e sua grande parte é composta por área permeável. A opção por um projeto participativo deve-se ao fato de consistir em um exercício projetual que permite aos próprios usuários do espaço participem no desenvolvimento do projeto, assegurando, desse modo, que o ambiente construído atenda às necessidades dos usuários e o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento, já que os próprios usuários irão ajudar a projetá-lo. Uma das premissas do projeto é que os elementos do projeto serão desenvolvidos de modo que os próprios alunos possam executar, logo, serão utilizados materiais e métodos construtivos que os integrantes da oficina tenham domínio. |
Pré- ENEM Matemática 2019 | Andressa Solane Moreira Costa | 15 | O pré-ENEM Matemática é uma ação complementar de ensino, que visa retomar os conteúdos de Matemática abordados no Ensino Médio, bem como aqueles não contemplados na matriz curricular dos cursos técnicos integrados do Ifes campus Colatina, possibilitando assim, uma melhor oportunidade para os alunos ingressarem em instituições públicas de ensino superior. Foi elaborado por professores de Matemática do Ifes campus Colatina com o objetivo de atender alunos dos 4º anos dos cursos técnicos integrados do nosso campus. |
Aperfeiçoamento das habilidades do Voleibol | Jamille Locatelli | 20 | Os desportos são reconhecidos como valiosos e indispensáveis agentes facilitadores da aprendizagem no processo educativo integral. Essa prática de atividade física sistematizada tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, atuando como agente preventivo contra diversas doenças cardiovasculares, respiratórias, dentre outras. Mais do que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma ferramenta eficaz para a formação do cidadão, auxiliando no desenvolvimento de importantes características como sociabilidade, autoestima, autocontrole, respeito e companheirismo. O Voleibol é um dos esportes que a população brasileira tem mais acesso, seja por meio da prática em escolas e clubes, seja pelos jogos transmitidos pela televisão ou pelas informações nos jornais, revistas e afins. Além de habilidades motoras, essa modalidade desenvolve a noção espaço-temporal, determinando o que se chama de timing antecipatório, isto é, a coordenação precisa de uma ação externa para uma resposta motora satisfatória, fazendo com que o corpo responda e atenda a uma exigência externa (Magill, 2011). A prática de uma modalidade desportiva pode fortalecer a autoestima, criar o hábito de se trabalhar em equipe e estimular a disciplina e a organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania (Souza et al., 2010). Além disso, o convívio coletivo nessa modalidade proporciona o desenvolvimento do respeito às diferenças em suas diversas formas. Sendo assim, esta ação tem o propósito de proporcionar o desenvolvimento físico, técnico, psicológico, moral e social do estudante, auxiliando também no desenvolvimento das capacidades físicas e perceptuais envolvidas na execução dos fundamentos da modalidade. |
Atelier integrado de práticas audiovisuais de Arquitetura e Urbanismo | Barbara Terra Queiroz | 10 | Implementar um grupo de trabalho com interesse em produzir conteúdos audiovisuais de caráter educativo e informativo, com base complementar ao conhecimento adquirido no curso. Dessa maneira, a produção de materiais em áudio, vídeo ou gráfico (revistas e exposições) permitirá o aprendizado de conceitos básicos que são muito úteis à prática da arquitetura e urbanismo, no sentido de expor ideias, apresentar e diagramar informações e explorar a criatividade. A ação possibilitará ainda a conjuntura de um acervo de interesse à comunidade acadêmica relatando pesquisas e discussões no âmbito da arquitetura e urbanismo. Contudo, o material produzido pode ganhar proporções além desse público, abordando temas mais diversificados no campo das artes e cultura. |
English More | Luana Sabaini | 90 | Este projeto trará aos discentes dos primeiros anos, que não possuem o componente curricular de língua inglesa na grade do primeiro ano, o ensejo de conhecer e compreender uma língua estrangeira, de maneira contextualizada, interpretando textos, por intermédio listen, talking e writing e, consequentemente, reconhecer e utilizar devidamente os principais verbos, adjetivos, pronomes. Para tanto, serão utilizados exercícios com músicas em sala de aula. |
Protótipos Estruturais em Modelos Reduzidos | Acley Gabriel da Silva Tomaz | 30 | No processo de ensino tradicional as apresentações do assunto relacionado a estruturas, nas escolas técnicas e superiores no Brasil, ficam mais restritas a apresentações de forma teórica, sem qualquer aplicação prática. O desenvolvimento de processos práticos nesse tipo de assunto contribui para um melhor entendimento e atratividade dos alunos. O objetivo desse projeto é a construção de protótipos reduzidos de estruturas, a partir de modelos teóricos, demonstrando de forma realística o seu comportamento físico interno e de estabilidade, diante das ações de forças concentradas e distribuídas atuantes nos modelos. Para isso, é necessário projetos prévios analisando e verificando processos construtivos, materiais mais indicados para simular a realidade das estruturas, bem como, ferramentas para a construção dos modelos. O resultado esperado é a montagem de alguns modelos que contribuem para a aprendizagem e que reforcem os conceitos teóricos, a partir da apresentação passo a passo para a construção e análise dos protótipos propostos de maneira didática e prática. |
Gerenciamento de Resíduos Sólidos | Elson da Silva Abreu | 20 | O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, conhecido também como PGRS, é um instrumento da Política Nacional de Resíduo Sólidos que visa a realização de diversas ações, direta ou indiretamente, desde a geração do resíduo até o seu destino final. Esse plano é construído baseado no meio ambiente e no que é melhor para mantê-lo de forma sustentável. Ele prevê que diferentes etapas sejam planejadas. Com isso em vista, passa-se pela geração, acondicionamento, meio de transporte, transbordo, tratamento, reciclagem e outras fases, chegando até a disposição final. |
Requalificação de Ambientes do Ifes - Linhares | Lizele Sthel Costa | 12 | Os espaços projetados para o desenvolvimento das atividades humanas influenciam diretamente nas sensações físicas e emocionais de seus usuários, traduzindo-se na relação usuário – ambiente. Na abordagem da Gestalt, Perls (2012) afirma que o comportamento do indivíduo é função do seu meio. Tal influência traz à arquitetura a responsabilidade sobre os espaços projetados: o espaço construído não é meramente um cenário inerte, mas um elemento intrínseco aos desdobramentos das atividades cotidianas. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais