Ações campus Centro Serrano 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
História e Teatro | Diones Augusto Ribeiro | 19 | O projeto de História e Teatro visa utilizar as artes cênicas como mecanismo de uma práxis educativa qualitativa e diferenciada, valorizando as particularidades políticas e históricas da História, bem como elementos históricos e culturais dos municípios vizinhos ao campus Centro-Serrano, principalmente Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Marechal Floriano, além de potencializar as atividades nessas regiões que se utilizem dos aspectos históricos, notoriamente na área do turismo, bem como outras particularidades econômicas. Ademais, as apresentações teatrais serão apresentadas às escolas no entorno do Instituto Federal do Espírito Santo, que, em parceria com o Ifes, irão articular ações para valorização da história e cultura local. |
Aprofundamento de estudos em Matemática | Euclésio Rangel Waiandt | 30 | Este projeto tem como finalidade trazer aos alunos que se destacam em Matemática a oportunidade de aprofundar os conhecimentos já adquiridos. Para tanto pretende-se fazer uma revisão dos conteúdos referentes a funções para a partir daí introduzir conceitos básicos de Limite e Derivada a partir de aulas expositivas e resolução de exercícios. Além disso, pretende-se dar uma orientação quanto à realização das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática a partir da resolução das provas dos anos anteriores. |
Complementação dos Estudos em Matemática | Euclésio Rangel Waiandt | 30 | Este projeto tem como finalidade amenizar as dificuldades em Matemática apresentadas pelos alunos ao ingressarem no Ensino Médio. Para tanto pretende-se fazer uma revisão dos principais conteúdos do Ensino Fundamental a partir de aulas expositivas e resolução de exercícios a fim de consolidar o aprendizado de tais conteúdos, bem como auxiliar no aprendizado do dos conteúdos do Ensino Médio. |
ENEM | Shirlei Conceição Barth Schaeffer | 40 | O projeto visa à promoção de aulas direcionadas, particularmente, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do IFES campus Centro-Serrano que são candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019. As aulas serão oferecidas em horário específico para este fim: duas aulas semanais e, em outubro, de 3 a 4 aulas por semana para aplicação de simulados e revisão de conteúdos. |
Espanhol Básico | Sanandreia Torezani Perinni | 20 | O presente projeto pretende oportunizar aos estudantes contato com o espanhol possibilitando desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita básica por meio da teoria análise do discurso de base enunciativa, considerando que o enunciado não se limita apenas a uma dimensão linguística para a compreensão de seu sentido, mas possui uma dimensão social, composta pela situação e pelos participantes que a constituem. Quando um enunciado é produzido, ele está relacionado à existência de alguém que o fala, a quem chamamos de enunciador (EU). Este enunciador se dirige a um coenunciador (VOCÊ), em um momento histórico específico e num tempo determinado. Portanto, torna-se necessário possibilitar aos estudantes modos de contato com o mundo social da língua espanhola. |
Horta na Escola | Anderson William Dominghetti | 40 | A proposta visa a implantação de uma área de produção de hortaliças no Campus Centro-Serrano, que será inteiramente manejada pelos alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agricultura, de forma que a área funcione como uma vitrine didática dos conceitos vistos nas disciplinas técnicas dessa série, facilitando a compreensão da teoria, além de poderem visualizar na prática as dificuldades das atividades rurais. A atividade complementar é uma forma a adquirir mais familiaridade com problemas que serão enfrentados pelos estudantes em sua futura profissão, que sob a supervisão dos professores envolvidos no projeto, poderão discutir formas de combater pragas, doenças, plantas daninhas, fazer a correta adubação além de avaliar riscos e custos na produção. |
Leitura em Língua Inglesa | Maria Carolina da Silva Porcino de Oliveira | 25 | O curso “Leitura em língua inglesa” objetiva, por meio de uma abordagem instrumental, sanar necessidades específicas de alunos das mais diversas áreas que buscam, principalmente, o desenvolvimento da habilidade de leitura na língua estrangeira inglês. O curso utiliza uma abordagem instrumental da língua inglesa em que a leitura é compreendida como a construção de uma rede de estratégias para lidar com diferentes tipos de textos no idioma inglês. Nesse contexto, entende-se que é essencial construir significado no processo de leitura do texto a partir do conhecimento de mundo que o leitor traz consigo elaborando hipóteses prévias sobre o texto e as confirmando, rejeitando ou refinando (GOODMAN, 1970) durante e após o processo de leitura. Nessa abordagem, o ensino da gramática é pontual, tendo a função de auxiliar o leitor a compreender a relação entre os conceitos e as proposições contidas no texto (DEYES, 2005). O curso “Leitura em língua inglesa” busca, por meio de uma abordagem instrumental, ampliar e aprimorar as ferramentas e estratégias de aprendizagem dos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) dando-lhes ferramentas para ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento. |
Práticas musicais | Thiago Mello dos Reis | 24 | A ação proposta tem o objetivo de possibilitar aos estudantes o contato com a inicialização musical e o desenvolvimento de habilidades específicas para praticar a arte da música em grupo. Durante encontros de duração de 100 minutos, serão trabalhadas as técnicas básicas da teoria musical e de instrumentos musicais específicos e populares. Ao longo do desenvolvimento do projeto, os estudantes serão divididos em dois grupos: (i) integrantes da banda – instrumentistas e (ii) integrantes do vocal – vocalistas. A banda conterá dez estudantes, sendo dois por instrumento musical, a saber; bateria, contra-baixo, guitarra, teclado e violão. O vocal conterá quatorze estudantes, que serão divididos de acordo com suas potencialidades para desenvolver os naipes de vozes que serão trabalhados na composição do vocal, a saber; soprano (4 alunas), contralto (4 alunas) e tenor (6 alunos). |
Saberes Tradicionais da Região Serrana | Kátia Gonçalves Castor | 6 | Mapear e certificar os Saberes Tradicionais dos Municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins para o fortalecimento da permanência dos alunos no curso Técnico de Agricultura. |
STARTE - Experimentações estéticas na Arte Contemporânea | Marcelo Mattos Gandini | 90 | Por meio de um conjunto articulado de módulos, compostos por várias técnicas e experimentações, temos o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da criatividade, assim como das capacidades e competências dos alunos, mas principalmente contribuir para o desenvolvimento da sua personalidade. Desta maneira, as práticas realizadas nos módulos de “Desenho e Pintura”, “Tridimensionalidade”, “Audiovisual” e “Objetos híbridos”, possibilitarão debates caros a vida em comunidade sem tangenciar temas abordados em sala de aula, mas que por causa do quantitativo de assuntos a serem tratados dentro dessas, não são tratados com maior aprofundamento. Assim, a apresentação das estratégias e abordagens artísticas independente das técnicas apresentadas podem suprir carências encontradas em sala de aula. |
Cineclube e Cotidiano | Graziani Mondoni Silva | 30 | A utilização de filmes na educação é vista como um recurso didático enriquecedor na prática docente, além disso, o uso da linguagem cinematográfica permite ver o mundo a partir de outros olhos, e com isso, podemos ver as questões de ordem política, econômica, cultural e ambiental, por um outro prisma.
Desta maneira, a criação de cineclube permitirá debatermos temas que são rotineiramente abordados em sala de aula, mas que por causa do quantitativo de assuntos a serem tratados dentro dessas, não são possíveis a exibição de filmes que os abordam. Assim, a presença do Cineclube vem pra suprir essas carências encontradas em sala de aula. |
Inclusão Digital | Adilson Oliveira Cruz | 20 | Este curso apresenta uma proposta para fomentar bases da tecnologia da informação para comunidade nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins. Apesar de a popularização do conhecimento sobre as ferramentas de computação e comunicação no dia a dia (como smartphones e computadores) muitas pessoas ainda não possuem o conhecimento necessário para utilizá-las no mercado de trabalho de forma efetiva. O curso se dará com o ensino de fundamentos lógicos para utilização de aplicativos, correio eletrônico, internet e pacotes básicos para escrita, desenho e navegação em redes sociais. O curso será realizado com aulas presenciais, com duração de 30 horas, sendo 6 horas semanais. |
“1ª SEMANA DO ADMINISTRADOR” | Jordana Coelho | 175 | No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Administrador. Pensando nisso, o IFES Campus Centro - Serrano irá promover uma semana de eventos, que têm como finalidade apresentar o perfil do administrador, bem como as perspectivas e desafios na contemporaneidade. A programação do evento contempla palestras, oficinas e sorteio de brindes. O evento também contará com a participação de Felipe Santos Borges, membro do Conselho Regional de Administração, que ministrará a palestra “Ética e Administração”. |
SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA | Gabriela de Oliveira Gobbi | 360 | Tendo como proposta o Decreto nº 84.631 (09 abr. 1980), que institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com realização no período de 23 a 29 de outubro, data consagrada como Dia Nacional do Livro (Lei nº 5.191/18 dez. 1966), a Biblioteca do Ifes Campus Centro Serrano desenvolverá atividades culturais com temas direcionados a livros, leitura e artes, envolvendo a toda comunidade de nossa Escola: estagiários, estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados, familiares, moradores da região. As atividades propostas têm como foco principal a leitura e a escrita não técnica, no intuito de contribuir para que tais ações se tornem hábito, além de apresentar a Biblioteca como um espaço privilegiado para inserção no mundo de leituras diversas, convivência e partilha de saberes. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais