Ações Cefor 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
O Moodle de Lovelace - Curso de Programação Python: Segunda chamada de meninas para a carreira de computação | Márcia Gonçalves de Oliveira | 40 | O curso O Moodle de Lovelace - Curso de Programação Python: Segunda Chamada de Meninas para a Carreira de Computação tem como principais objetivos formar programadoras em Linguagem Python, desenvolver habilidades de programação e incentivar o pensamento computacional em diferentes áreas do conhecimento. |
HISTÓRIA NATURAL | Carlos Roberto Pires Campos | 40 | O curso busca oferecer uma formação continuada a pessoas interessadas em conhecer com mais profundidade os processos que conduziram as principais mudanças no planeta Terra, entre os quais episódios de vulcanismo, terremotos e glaciações. Destacará a importância do conhecimento do tempo geológico e, nesse recorte entra em cena as etapas da evolução humana. Fossilização; vulcanismos, terremotos, glaciações, tempo geológico; noções de geologia. Para atingir seus objetivos, o curso, dividido em doze sessões, pretende suprir uma lacuna no campo dos estudos acerca de nossa origem e as relações diretas que os eventos geológicos possuem sobre nossa evolução. Havia muitos nossos professores-alunos do EDUCIMAT demandam o curso, indicando sua relevância no que diz respeito aos modos acadêmicos de lidar com correntes criacionistas. A expectativa é que nossos cursistas adquiram uma consciência crítica de si e do outro e possam compreender melhor nosso papel na história da Terra. |
Softwares educacionais para o ensino de matemática no ensino médio | Vanessa Battestin Nunes | 30 | Não disponibilizado arquivo editável pelo proponente |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – Introdutório 1 | Philipe Domingos | 50 | O Curso de Língua Brasileira de Sinais – Introdutório 1, é um curso focado na promoção da acessibilidade no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) que estão sendo articuladas juntos aos Napnes desse instituto para o cumprimento das ações de acessibilidade estabelecidas nas Leis 10.098/2000, 10.436/2002 e 13.146/2015, além das regulamentações previstas no Decreto 5626/2005. Esses dispositivos determinam ao poder público, a importante incumbência de “criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar” (BRASIL. Lei 13.436, 2015, art. 28º) ações que promovam a acessibilidade comunicacional, que incluem a “oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação” (BRASIL. Lei 13.436, 2015, art. 28º, Inciso XI). Assim, tendo em vista o cumprimento dos referidos dispositivos, a Coordenadoria Geral de Ensino do Cefo, junto ao Napne/Cefor, propuseram a criação deste curso introdutório que dará início a uma série de dez cursos (módulos) visando desenvolvimento da fluência em Língua Brasileira de Sinais. |
Formação de Orientadores de Trabalho de Conclusão Final em cursos EaD | Roberta de Sousa Almeida | 90 | Formar futuros orientadores de Trabalho de Conclusão Final (TCF) para o acompanhamento efetivo de pesquisadores iniciantes nas etapas de produção de um trabalho científico em um curso realizado na modalidade a distância. Este curso terá a carga horária de 60 horas, sendo 56 a distância e 4 presenciais. |
Formação de Tutores para Educação a Distância | Dulciléia Marchesi Costa | 301 | O curso Formação de Tutores para EaD será totalmente na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma Moodle 3.1. O curso está organizado na disciplina Formação de Tutores para EaD, com carga horária total de 100 horas, cuja ementa aborda: definição de ambiente virtual de aprendizagem, principais ferramentas do Moodle, visão de aluno e de tutor, equipe multidisciplinar na Educação a Distância, a importância da tutoria na EaD, princípios pedagógicos de tutoria, competências do tutor, didática e tutoria, fundamentos e estilos de aprendizagem, processo de comunicação, afetividade na aprendizagem, definição e importância de tecnologias digitais para educação, principais tecnologias digitais para educação, comunicação síncrona e assíncrona. O curso oportuniza aos cursistas, uma formação continuada para atuarem como tutores em cursos da EaD, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades associadas à função de tutoria. |
Formação em EAD para professores da Educação Profissional. | Márcia Gonçalves de Oliveira | 40 | Formação em EAD para professores da Educação Profissional. |
FIC Evolução Humana | Carlos Roberto Pires Campos | 42 | FIC Evolução Humana |
Adequações Curriculares para a Educação Especial | Larissy Alves Cotonhoto | 80 | Não foi enviado o arquivo editável |
Projeto Corrente do Bem | Dulciléia Marchesi Costa | 150 | O projeto Corrente do Bem tem como objetivo geral promover ações solidárias, por meio de espaço de troca de objetos entre o público interno do Cefor, para formação cidadã baseada nos princípios de honestidade, solidariedade e responsabilidade socioambiental. Consiste na escolha de um objeto disponível de interesse do participante, que assume o compromisso de trazer, pelo menos, um objeto a ser ofertado em troca do objeto escolhido. Todos os discentes, servidores e funcionários terceirizados podem participar do projeto. Os parâmetros curriculares nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade de direitos, da participação e da corresponsabilidade pela vida social para orientar a educação escolar (BRASIL, 1997). O projeto aborda dois temas transversais da educação, ética e meio ambiente, que devem ser incorporados à prática educacional devido à sua complexidade e abrangência. Deve-se repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte, recusar possibilidades de consumo desnecessário, e reduzir desperdícios. É necessário mudar comportamentos e adotar práticas éticas e responsáveis na criação de políticas e programas de responsabilidade socioambiental (BRASIL, 2009). Tal preceito também está disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/21012, que estabelece Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio. O projeto utilizará espaço físico e mobiliário do Cefor/Ifes e a divulgação acontecerá por meio de reuniões com os participantes, apresentando o funcionamento e princípios do projeto; por correio eletrônico; e pelo Notícias Cefor. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais