Ações campus Cariacica 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Física Experimental no Ensino Médio | Cleiton Kenup Piumbini | 360 | A proposta do projeto é complementar as aulas teóricas de Física, propiciando aos alunos do Ensino Médio dos Cursos Técnicos de Administração, Ferrovias e Portos, uma visão mais crítica e completa da Física, visto que ela se trata de uma ciência teórico-experimental. Através desse projeto esperamos dar uma carácter investigativo permitindo aos alunos a terem mais interesse pela disciplina Física. Serão realizados experimentos em laboratório buscando fixar o que foi ministrado em sala de aula e também experimentos de caráter investigativo onde o aluno poderá formular hipóteses e testá-las. Dentre as atividades serão usados alguns experimentos da etapa experimental das olimpíadas de Física. |
Roda de Conversa com o Autor do livro “Vozes Negras na história da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002)” | Maria José Corrêa de Souza | 270 | Trata-se da execução roda de conversa com o professor da Ufes Gustavo Henrique Araújo Forde sobre o tema do seu livro, fruto da sua pesquisa de doutorado: “Vozes Negras na história da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002)”. A roda de conversa ocorrerá no dia 22/04/2019 às 18h30 no mini auditório do Ifes Cariacica. Ao final da palestra haverá o lançamento do livro e coffee break. A ação complementar ao ensino foi planejada e será executada numa parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC), ambos do Ifes Cariacica. |
II Seminário do Curso Técnico em Logística – Campus Cariacica | Renata Có e Gomes | 300 | O II Seminário do Curso Técnico em Logística, destina-se aos estudantes matriculados no mesmo, para que possam conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho na área logística. |
“Grita!”: Vida inteligente, rodas de pensamento | Leandro do Carmo Quintão | 600 | A proposta tem por objetivo fomentar discussões e reflexões no discente, relativas a temas transversais que estejam presentes no cotidiano dos mesmos, mediante uma roda de conversa com docentes, discentes e convidados (especialistas no assunto proposto). |
Transformando valores: roda de convivência como mudança de mundo | Leandro do Carmo Quintão | 185 | A proposta tem por objetivo fomentar discussões e reflexões no discente, relativas a temas transversais que estejam presentes no cotidiano dos mesmos, mediante uma roda de conversa que fomente nos participantes o compartilhamento de experiências de vida. |
Projeto “Viva o Vôlei: do voleibol para a vida” | Fabrício Amaral de Souza | 24 | • O Projeto “Viva o vôlei: do voleibol para a vida” tem o objetivo fundamental de contribuir com o processo de formação dos participantes utilizando os saberes imbricados no jogo voleibol para a apropriação e internalização de valores e virtudes relevantes para a vida em sociedade. Dessa maneira, esperamos que ao destacar as virtudes e valores que o voleibol carreia em si poderemos promover uma formação cidadã. Por meio da abordagem cognitivista de Piaget (1994) e Kohlberg (2002) e comportamental proposto por Sarabia (1998), o projeto fará uso de dilemas morais e técnicas de tipo comportamentais (reforços positivos e negativos) dentro do sistema de valores que a dinâmica do esporte dispõe para que os alunos possam avançar aos níveis mais elevados e sofisticados de juízos e comportamentos morais. Para o ensino dos conteúdos conceituais e procedimentais, tais como, aspectos técnicos e táticos do voleibol, sera utilizado predominantemente os referenciais de Coll et. al. (1998) e Juan Grecco: da iniciação esportiva ao alto rendimento esportivo (1997). É esperado que os alunos consigam conciliar, dentro do contexto esportivo competitivo, de maneira civilizada, a disputa pela vitória como a busca pela excelência por meio do voleibol, assim como, a execução de atitudes e valores mais altruísticos que o ser humano é capaz de realizar no contexto da abordagem metodológica orientada para o mundo da vida (NAUL, 2008). • Este projeto acontecerá durante a semana, sempre de acordo com a disponibilidade de carga horária do docente proponente deste projeto e horário disponível que será divulgado para os alunos. Este projeto exigirá uma carga horária semanal de quatro (4) horas divididas em dois dias, duas (2) horas de planejamento e mais duas (2) horas semanais envolvendo tarefas administrativas em relação à condução e funcionamento do projeto (inscrições, registros e dados pessoais dos alunos, credenciamento de atletas em competições, etc.). A somatória total de carga horária que este projeto dispensará para acontecer será de 8 horas semanais. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais