Ações campus de Alegre 2019
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Projeto Matemática avançada | Rafael Silva Ribeiro | 30 | Desenvolver o potencial acadêmico dos estudantes em Matemática e áreas afins através de atividades que proporcionem novas experiências aos nossos estudantes |
Tecnologias para Desenvolvimento Front-End | Cleziel Franzoni da Costa | 40 | A proposta visa capacitar os alunos para o desenvolvimento front-end, habilitado-os para utilizar as tecnologias HTML, CSS e JavaScript para criar páginas Web. |
Aulas Avançadas de Matemática | Rafael Silva Ribeiro | 30 | Desenvolver o potencial acadêmico dos estudantes em Matemática e áreas afins, através de aulas avançadas e atividades que proporcionem novas experiênciasque contribuam para o crescimento de nossos alunos e da instituição em geral, como exemplo preparação e participação em olimpíadas de conhecimento e/ou eventos científico. |
Procedimentos Práticos em Ordenha Manual e Mecânica | Marco Antônio Píccolo | 90 | Resumo da proposta: A proposta visa oferecer oportunidade aos alunos do curso Técnico em Agropecuária realizarem procedimentos práticos na obtenção de leite de qualidade, manuseando ordenhadeira mecânica, limpezae higienização de instalações além dos testes práticos para detecção de enfermidades das glândulas mamárias além de manejar animais emordenha. |
Educação e Ação | Marcus Antonio Santolin | 186 | Este projeto vem contribuir na melhoria do aprendizado no IFES – Campus de Alegre seja pelos cursos, ou oficinas, ou pelas ações desenvolvidos pelos e para os alunos desta instituição. Cada ação será apresentada e realizada em separado, mas todas com objetivos comuns. O projeto “Educação e Ação” será dividido em várias ações, inicialmente serão três: 1) Aulas de reforço; 2) Aulas avançadas; 3) Preparação para as Olimpíadas . A ação “Aulas de reforço” tem por objetivo ofertar aulas extras e cursos principalmente para os alunos com dificuldade de aprendizagem ou que queiram se aprimorar em determinada disciplina. A ação “Aulas avançadas” tem por objetivo encontrar alunos destaques e oferecer aprofundamento dos conceitos fundamentais, além de tópicos mais avançados. A ação “Preparando para Olimpíadas” tem por objetivo dar suporte aos alunos em temas específicos para a realização das diversas olimpíadas que ocorrem durante o período letivo. Posteriormente serão adicionadas outras ações a este projeto na medida em que houver necessidade dos alunos e dos professores deste Campus. |
Aluno Colaborador | Marcus Antonio Santolin | 55 | Tradicionalmente a Física é considerada pelos professores uma disciplina difícil de ser ensinada e consequentemente os alunos relatam dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Por isso, procedimentos alternativos de ensino certamente são necessários para instigar a participação dos alunos e aumentar o interesse pelos conteúdos ministrados nas aulas de Física. Esses procedimentos devem ser dinâmicos e permitirem a participação interativa dos alunos e professores. Este projeto vem contribuir na melhoria do aprendizado de Física no IFES – Campus de Alegre devido as ações desenvolvidos pelos e para os alunos destas instituições. Cada ação apresentada neste projeto será realizada em separado, mas todas com objetivo comum. O projeto “Aluno Colaborador” tem por objetivo formar grupos de estudos composto por um aluno destaque e no máximo por dois alunos com dificuldades em Física. Propiciando ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades e o interesse pelo seu próprio processo de aprendizagem e do colega. |
Minicurso: Experiências didático pedagógicas no ensino e aprendizagem em ciências | Johelder Xavier Tavares | 10 | Buscamos desenvolver práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem em ciências, com alunosda licenciatura em Ciências Biológicas com desdobramentos para aunos das escolas publicas do entorno do IFES campus de Alegre ES. |
“Aperfeiçoamento acadêmico - criatividade e ação” | Jacyara Conceição Rosa Mardgan | 58 | O Programa “Aperfeiçoamento acadêmico-criatividade e ação”, objetiva a inserção dos discentes na dinâmica institucional do Campus, auxiliando em suas vidas acadêmicas através de oficinas que possibilitem o conhecimento e primeiro contato com os espaços formais (laboratórios, auditórios, setores técnicos) e não formais de Ensino (áreas de cultura e lazer); além de proporcionar a socialização ideal na formação de uma escola cidadã, através da troca de experiências entre discentes, docentes e servidores, propiciando a criação de um ambiente acadêmico completo. |
Preparatório para o Enem 2019 | Kênia Teixeira Passos Rangel | 120 | O curso tem por objetivo ofertar aulas semanais para a preparação dos alunos no terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que têm a intenção de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2019, oportunizando a complementação e/ou revisão de conteúdos que são exigidos no referido exame, assim como sanar as dúvidas referentes a sua realização e divulgação do Enem, do Sistema de Seleção Unificada - Sisu e demais formas de ingresso nas Instituições de Ensino Superior. |
Inglês aplicado às Ciências Exatas e da Terra | Janderson Albino Coswosk | 12 | O projeto em tela tem a finalidade de somar ao Programa de Pós-graduação em Agroecologia do Ifes – Campus de Alegre como uma estratégia de aprendizagem alternativa no âmbito da Língua Inglesa, enquanto ferramenta para a leitura e interpretação de textos técnicos na língua em foco, voltados para as Ciências Exatas e da Terra. A proposta parte do entendimento de que se torna necessário, a cada dia, ampliar o acesso ao inglês por parte dos alunos de graduação e pós-graduação das áreas abordadas no projeto, de modo a minimizar as dificuldades em termos de compreensão e leitura de literaturas das áreas destacadas. Além disso, o curso visa contribuir para a qualificação dos alunos da comunidade acadêmica interna no que diz respeito à escrita de resumos e/ou artigos acadêmicos com versão para a língua inglesa. |
Introdução à Microscopia Estereoscópica | João Batista Esteves Peluzio | 40 | Introdução à Microscopia Estereoscópica |
Introdução à Microscopia Ótica | João Batista Esteves Peluzio | 40 | Introdução à Microscopia Ótica |
“Matemática sem Fronteiras: o discurso matemático em Língua Inglesa” | Janderson Albino Coswosk | 30 | O presente curso visa proporcionar um panorama geral do discurso matemático a estudantes de inglês como língua adicional (L2), tendo em vista o Ensino de Inglês como L2 em um contexto matemático específico (KERSAINT; THOMPSON; PETKOVA, 2013). A proposta em tela oportunizará ao aluno a ler, escrever, ouvir e discutir textos que envolvem a linguagem matemática, bem como a atentar-se para a estrutura da língua inglesa nesta ambiência contextual. Além disso, é parte do curso proporcionar aos inscritos o maior contato possível com o conhecimento matemático em inglês, através, principalmente, da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, uma seção brasileira do evento francês Mathématiques sans Fronteiras, cuja avaliação também contempla questões em língua inglesa. |
Grupo de estudos em Literatura Feminista | Aline Prúcoli de Souza | 30 | O curso tem como proposta a leitura de obras literárias/filosóficas produzidas por mulheres, bem como o debate dos temas relativos à condição da mulher em nossa atual Sociedade. |
LaborAtes - Laboratório de experimentações artísticas do Ifes –Campus de Alegre | Jacyara Conceição Rosa Mardgan | 45 | O Projeto propõe a utilização de um laboratório de prática e experimentações artísticas, que tem por objetivo aprofundar nos conhecimentos e experiências teóricas e práticas no campo das artes visuais, fomentando o debate estético e crítico, na perspectiva da inovação do pensamento artístico dentro do Ifes – Campus de Alegre. |
POP - PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL/2019 | Oséias Soares Ferreira | 30 | A escolha de uma profissão é tema de relevância tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, e vem sendo discutida e orientada, no âmbito da escola, pelo menos há cinco décadas no Brasil. |
Minicurso "Noções Básicas de Inseminação Artificial em Bovinos" | Renata Cogo Clipes | 50 | Aproximar os estudantes de participação de práticas voltadas para atuação profissional da área de reprodução de bovinos leiteiros, de forma a complementar a formação realizada em sala de aula, além de contribuir na integração dos discentes e profissionais. |
"Atividades Práticas Integradas a Campo " | Renata Cogo Clipes | 316 | Aproximar os estudantes da participação de práticas voltadas para atuação profissional da área agropecuária, por meio de palestras, minicursos, mesa redonda com profissionais da área, treinamentos, que agreguem conhecimentos relacionados às áreas de atuação, de forma a complementar a formação realizada em sala de aula, além de contribuir na integração dos discentes e profissionais da área de atuação. Visa também, estimular o espirito critico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania. |
registrado em:
Câmaras
Redes Sociais