Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Napnes

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 10h34 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 14h55

Os Napnes têm por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento, em todos os níveis e modalidades de ensino.

 

Dentre os seus principais objetivos, podemos destacar:
• identificar os discentes com necessidades específicas no campus;
• orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;
• contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;
• orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;
• contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental.

 

Além de todo arcabouço legislativo vigente, os Napnes também contam com documentos, resoluções e normativas institucionais, que orientam e respaldam sua atuação. São eles:

a) Projeto Pedagógico Institucional (anexo ao PDI 2019 – 2024)
b) Resolução Consup n. 33/2020 – Regimento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes
c) Resolução n. 34/2017 - Diretrizes_operacionais_para_atendimento_alunos_necessidades_especiais
d) Resolução n. 55/2017- Procedimentos de identificação, acompanhamento e certificação de alunos com Necessidades Específicas 

Saiba mais:
Cartilha Napne.pdf (Versão em Libras)

 

Também como parte da política institucional, foi criado o Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Fonapne, que agrega profissionais que atuam nos Napnes do Ifes e tem como principal finalidade a proposição, acompanhamento, avaliação e revisão das diretrizes e políticas na área da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Saiba mais:
Fonapne

 

 

 

Fim do conteúdo da página