Ações campus Santa Teresa
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Comemoração do Jubileu de Ingmar Bergman | Adriana Falqueto Lemos | 140 | Durante todo o ano de 2018, acontecerão comemorações em nível mundial do Jubileu do cineasta Suéco Ingmar Bergman. Junto ào instituto Ingmar Bergman Foundation, comemoraremos seu legado com peças de teatro sendo adaptadas do cinema, produzidas e representadas pelos alunos dos terceiros anos dos cursos de ensino médio integrado ao Meio Ambiente e Agropecuária. |
Vale de Memórias: educação patrimonial no Vale do Canaã | Bruno Santos Conde | 20 | Considerando a importância da herança cultural da região na qual se insere o Ifes campus Santa Teresa, o presente projeto ambiciona implementar junto aos discentes ações educativas visando a valorização e a consequente preservação do patrimônio cultural em suas diferentes dimensões. A ênfase recairá principalmente sobre nos elementos identitários de municípios como Santa Teresa, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã, abrangidos pela região conhecida como Vale do Canaã. Ainda assim, temáticas mais abrangentes, como discussões sobre legislação pertinente, esclarecimento de conceitos como tombamento, entre outros aspectos, serão abordados no desenvolvimento das atividades do projeto. |
Espanhol Básico (Nível I) | Jucélia Azevedo | 20 | Com a ideia de ofertar ao alunado a possibilidade de aprender uma língua estrangeira, esse projeto foi pensado para promover ao aluno, além do contato com a língua espanhola, o contato com a cultura do outro. Dessa forma, essa proposta pretende contribuir para a formação acadêmica e profissional do estudante, proporcionando-lhe enriquecimento cultural e capacidade de comunicar-se em uma segunda língua. |
Espanhol Básico (Nível II) | Jucélia Azevedo | 20 | Com a ideia de ofertar ao alunado a possibilidade de aprender uma língua estrangeira, esse projeto foi pensado para promover ao aluno, além do contato com a língua espanhola, o contato com a cultura do outro. Dessa forma, essa proposta pretende contribuir para a formação acadêmica e profissional do estudante, proporcionando-lhe enriquecimento cultural e capacidade de comunicar-se em uma segunda língua. |
Roda de Conversa “A Língua Brasileira de Sinais” | Jaquelini Scalzer | 200 | Em virtude de no dia 24/04 comemorar-se a aprovação da Lei n.º 10.436, Lei da Língua Brasileira de Sinais - Libras, resolveu-se criar um momento de sensibilização através compartilhamento de vivências por parte de estudantes e profissionais que atuam na comunidade surda. |
Simulado para o Enem 2018 | Tiago Dalapicola | 220 | Na proposta de simulado que apresentamos, para além da ideia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações, sugerimos ainda a prática do controle emocional e cronológico, entre outras situações que eventualmente poderão ocorrer no dia da aplicação do certame. |
Participação na IV Olimpíada Brasileira de Geografia | Tiago Dalapicola | 12 | A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é um evento que acontece em conjunção com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) para formar a Olimpíada GeoBrasil (OGB). Sua Etapa Competitiva tem três fases online e uma presencial. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola. |
Participação na Simulação Geopolítica do Ifes | Tiago Dalapicola | 9 | A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, em 2013, a SiGI notabiliza-se no meio acadêmico como a Simulação que mais cresce no Sudeste! Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras. Neste ano a VI Sigi ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro no campus Vitória, participarão mais de 400 alunos distribuídos em diversos comitês, entre os quais 8 alunos do Campus Santa Teresa! |
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Programação I | Archimedes Alves Detoni | 15 | A ação institucional“Atividades de Reforçopara a Disciplina Regular de Programação I”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Programação I do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Programação I, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular. |
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Programação II | Archimedes Alves Detoni | 15 | A ação institucional“Atividades de Reforçopara a Disciplina Regular de Programação II”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Programação II do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Programação II, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular. |
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Técnicas de Programação Avançada | Archimedes Alves Detoni | 15 | A ação institucional“Atividades de Reforçoparaa Disciplina Regular de Técnicas de Programação Avançada”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Técnicas de Programação Avançada do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Técnicas de Programação Avançada, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular. |
Curso de Inglês – Conversação | Adriana Falqueto Lemos | 20 | O ensino de língua inglesa já ocorre em nível básico no ensino médio, nos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Meio Ambiente do Campus Santa Teresa. Alguns alunos, no entanto, destacam-se na proficiência e fluência, e sentem necessidade de aprofundar os estudos em língua inglesa. Dessa forma, entende-se que um curso focado em conversação possa atender a essa demanda. O projeto se justifica, primeiramente, pela necessidade do Campus Santa Teresa de ofertar ensino de idiomas com qualidade. O curso em questão visa ampliar a oferta de ensino especializado para a comunidade do Instituto. Além disso, amplia a ação dos docentes da área de ensino de línguas, de maneira que explora suas capacidades atendendo aos interesses da comunidade. Ressalta-se ainda a importância da internacionalização das atividades do Ifes como um todo, e esta é uma ação que visa, além do crescimento pessoal e profissional de cada envolvido, a implementação de políticas que entendem que a expansão do conhecimento linguístico é fundamental no fomento a pesquisa e o aprimoramento pessoal. |
Projeto “Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa” | Thaís de Assis Volpi | 2 | A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014). |
Semana da Diversidade Cultural do Ifes Santa Teresa | Bruno Santos Conde | 200 | Lugar de encontro de diferentes identidades, o campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) se constitui como um verdadeiro centro de convergência cultural. Alunos e profissionais, com suas heranças culturais diversas, estão em contato diariamente no ambiente escolar em questão. Nesse sentido, e levando-se em conta a relevância do mês de novembro como um momento de recorrente valorização e discussão sobre as questões da cultura e da consciência negra, propomos a realização de um projeto que toma a diversidade cultural. A ênfase recairá principalmente sobre as relações raciais, mas abordará também a diversidade entre as pessoas, abrindo espaço para a temática da educação especial. Serão desenvolvidas ações como oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações culturais etc. |
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