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Ações campus Montanha

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 12h19 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 15h35
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Aquaponia como Ferramenta de Aprendizagem Manoel Ramos de Moura Junior 80 A palavra “aquaponia” é derivada da combinação entre “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo) e refere-se à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Tradicionalmente, a aquicultura é desenvolvida em viveiros escavados onde há necessidade de troca de água, pois há grande produção de amônia e resíduos orgânicos. Mais recentemente as técnicas de recirculação de água, que utilizam plantas aquáticas, são eficazes em diminuir a liberação de efluentes rico em materiais orgânicos, em transformação da amônia em nitritos e nitratos e apresentam grande potencial na produção de vegetais. A aquaponia é uma técnica que objetiva não apenas a redução do impacto ambiental, mas também a superação ambiental, driblando deficiências que prejudicam o sistema produtivo, como por exemplo, a escassez de água, utilização de terras que não permitem o cultivo convencional de plantas e utilização de nutrientes que seriam eliminados para o ambiente.
Curso de Técnicas de Redação Ademir Juvêncio da Silva 56 O curso será ofertado aos alunos que pretendem melhorar as técnicas de produção textual. De forma processual, o participante terá contato com textos dissertativos para que consiga diferenciá-lo dos demais tipos de textos. Por meio de sequências didáticas, será evidenciada a importância dos módulos a fim de se conhecer cada etapa da produção textual, principalmente do gênero dissertativo-argumentativo (introdução, argumentação e elaboração de proposta intervenção). Por fim, o participante estará apto a produzir textos dissertativos com mais eficiência.
Seminário de Educação “Desafios do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais” Paula Mara dos Reis Ferraz 80 A ideia de realizar um seminário nasceu de reuniões e discussões diversas entre professores, alunos e equipe pedagógica sobre problemas relacionados ao ensino no campus Montanha que contribuem para a evasão e a reprovação. Diante disso, definiuse como objetivo geral refletir sobre os desafios do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais, com ênfase em três aspectos: integração curricular, avaliação da aprendizagem e saúde mental. O seminário será desenvolvido por meio de duas mesas-redondas e uma palestra, tendo os seguintes temas, respectivamente: Depressão e ansiedade no contexto do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, Desafios do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais e Avaliação da aprendizagem no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. O seminário será avaliado pelos professores e pela equipe gestora, tomando como base seus objetivos geral e específicos, além de questões ligadas ao planejamento e realização.
Curso Hábitos e Técnicas de Estudo Paula Mara dos Reis Ferraz 120 O curso nasceu da necessidade de auxiliar os alunos dos primeiros períodos a superarem sua dificuldade de adaptação aos cursos integrados do Ifes campus Montanha e à consequente obtenção de resultados insatisfatórios. Entendendo que a melhoria dos hábitos de estudo e o conhecimento e aplicação de técnicas específicas contribuirão para a aprendizagem, definiu-se como objetivo geral, o seguinte: desenvolver hábitos que favoreçam a aprendizagem e a obtenção de bons resultados acadêmicos. Esse curso visa resultados imediatos, por isso pretende-se trabalhar com orientações práticas e de forma que os alunos possam experimentar aquilo que está sendo ensinado. Será iniciado pela identificação dos hábitos e estilo próprios de estudo, partindo para o trabalho com hábitos e técnicas favoráveis ao estudo e culminando com técnicas específicas de leitura. A avaliação do curso e da aprendizagem será feita por meio do preenchimento de questionários específicos.
Futsal em uma Visão Técnica Eduardo Santos Maioli 40 O Presente Projeto pretende refletir e estabelecer, problematizações com o treinamento esportiva para os alunos do IFES Campus Montanha que se destacam na Modalidade Futsal, como forma a trabalhar os aspectos positivos do esporte, como: cooperação, autonomia, coletividade, responsabilidade, coragem e tolerância. Além de mediação de alguns valores e atitudes como: competição, medo e intolerância. O Projeto proporcionara Atividades Praticas de Futsal nas categorias Masculino e feminino para os alunos Do IFES campus Montanha. E ao Final do Projeto pretende-se que o aluno esteja consciente da importância das informações e entendimentos sobre a necessidade de maiores cuidados diários na busca de uma melhor compreensão da importância do esporte e dos valores e atitudes propiciados por ele.
Introdução à Botânica Kleber Roldi 80 O curso de Introdução à Botânica visa preencher uma lacuna importante para os estudantes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Na grade curricular do núcleo profissional desses estudantes existe, já no primeiro semestre de curso, a disciplina “Produção Vegetal”. Ocorre que a maioria dos estudantes oriundos do Ensino Fundamental ainda não possuem base conceitual mínima de botânica para compreenderem adequadamente os objetos de estudo da disciplina citada. O projeto de curso de Introdução à Botânica irá preparar os estudantes do curso de agropecuária para que tenham melhor aproveitamento nas disciplinas de Produção Vegetal.
Estudos Independentes em Matemática Claudia da Cunha Monte Oliveira 40 O projeto de Estudos Independentes é um aprofundamento nos conteúdos matemáticos referentes à etapa do ensino médio. A metodologia de ensino é baseada em buscar questões que já foram cobradas em exames anteriores e a partir dessas questões fazer uma investigação usando a resolução de problemas, A presença nas aulas é obrigatória no durante o projeto.
Estudos Independentes em Matemática Rúbia Carla Pereira 35 O projeto de Estudos Independentes é um aprofundamento nos conteúdos matemáticos referentes à etapa do ensino médio. A metodologia de ensino é baseada em investigação, resolução de problemas, indução e dedução para o desenvolvimento crítico e científico, competências importantes para o mercado de trabalho e continuação da vida estudantil/acadêmica do estudante. A presença nas aulas é obrigatória no durante o projeto.
Estudos Independentes de Química Manoel Ramos de Moura Junior 30 A presente proposta, caracterizada como ação de complementação à atividade de ensino, tem como público prioritário os discentes do 3º ano dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária integrados ao ensino médio. Visa ampliar os conhecimentos dos discentes dentro de um dos ramos das Ciências da Natureza, a Química. Os conteúdos serão abordados de maneira dinâmica, com discussões e aulas expositivas, além de se trabalhar uma série de exercícios voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo Enem.
Curso “Boas Práticas Laboratoriais e Biossegurança” Ludmila Pereira Rocha 383 O curso “Boas Práticas Laboratoriais e Biossegurança” é direcionado aos estudantes do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de Agropecuária e Administração do Ifes campus Montanha e será ministrado durante o período março de 2018, sendo realizado com todas as turmas, conforme descrito na metodologia. O intuito do curso é orientar os alunos quanto às normas de biossegurança, uso adequado do laboratório e primeiros socorros, evitando que haja incidentes durante as aulas ministradas, tendo por pressuposto que o laboratório pode ser um local perigoso e que é dever da escola assegurar a segurança de todos dentro de suas dependências.
Meu Ifes tá na rede (#meuifestanarede) Cintia Araújo Espanhol 15 Projeto destinado as práticas administrativas para os alunos que ainda não tiveram acesso a tal experiência.
Oficina de Látex Eufélix Monteiro Mauricio 40 Considerando que em muitos programas de graduação e pós-graduação o editor látex é uma exigência por parte de diversos docentes e levando, também, em consideração que a maioria dos nossos alunos e servidores cursam ou pretendem fazer uma graduação, mestrado ou doutorado, os profissionais deste campo, Eufélix Monteiro Mauricio e Waylson Zancanella Quartezani decidiram promover uma oficina do uso do Látex. Para isso, esses docentes convidaram o professor Genilson Ferreira da Silva para realizar tal ação. Esse projeto será desenvolvido em 2 encontros, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h, totalizando 8h de oficina.A presença nas aulas é obrigatória no durante o projeto.
A arte de fazer ciência Lincon Almeida Vilas Boas 125 A presente proposta, caracterizada como ação de complementação à atividade de ensino, tem como público prioritário os discentes do 2º ano dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária integrados ao ensino médio. Visa demonstrar a ciência de uma forma lúdica e promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química, Física e Artes. Os alunos com o auxílio da equipe gestora deverão pesquisar, estudar, testar os experimentos a serem apresentados através de uma encenação teatral. A partir dessa atividade pretende-se demostrar que as disciplinas das áreas de exatas podem ser vivenciadas de uma forma diferenciada e que estimulem o interesse e aprendizado do estudante.
Produção de maquete física da Barragem Tutu Reuter, Montanha/ES Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga 28 A proposta de atividade envolve os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Ifes/Campus Montanha na participação do Dia Mundial do Meio Ambiente, evento realizado pela Prefeitura de Montanha, com a produção e exposição da maquete física da Barragem Tutu Reuter. A represa, que será construída no Córrego Montanha, faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens e tem como objetivo ampliar a reserva de água para futuros períodos de estiagem da região. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag), o reservatório terá capacidade para armazenar 2,4 bilhões de litros de água em 65,78 hectares de área alagada, o equivalente a mais de 65 campos de futebol. O modelo físico da barragem será produzido pelos estudantes, juntamente com a orientação e participação da equipe de servidores do Ifes, e será exibida pelos discentes no dia do evento.
Os alunos não sabem matemática porque não sabem português: até que ponto isso é verdade? Priscilla Dutra Freires Codeco 10 O curso de curta duração aqui proposto é uma iniciativa da professora de língua portuguesa Karine Silveira e da professora de matemática Priscilla Codeco. Busca-se compreender não só como os alunos leem o gênero enunciado matemático e, consequentemente, produzem sentido a partir do que leram, como também os conteúdos de língua portuguesa podem ser aliados ou não na aprendizagem e na resolução de problemas matemáticos. Além disso, outra motivação para a realização deste curso é que muitas pessoas acreditam que os alunos não sabem matemática porque não sabem língua portuguesa. Buscamos entender esse pensamento
Oficina de Estamparia Têxtil Ana Claudia Fehelberg Pinto Braga 30 A proposta de atividade versa sobre a criação de um projeto educativo complementar à disciplina de Artes no Ensino Médio, que utiliza das técnicas artesanais de estamparia têxtil no ensino de artes. Para tal, será ofertada, em curso de curta duração, a técnica artística Tie dye aplicada em peças têxteis. O Tie dye é o termo em inglês da técnica de estamparia têxtil de "atar e tingir". É possível aplicar esta técnica amarrando, dobrando, prensando ou mesmo costurando o tecido, com a intenção de isolar algumas áreas da peça para que não recebam a tinta. As cores, formas e padronagens criadas durante o processo de reserva e tingimento, criam inúmeros efeitos visuais de texturas, que são exclusivos desta técnica. O ensino da arte apoiado no processo manual de estamparia, seus aspectos estéticos e suas possibilidades de design requer, assim, ampliar a compreensão da construção das linguagens artísticas e dos processos de criação pelos estudantes.
I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do campus Montanha Jacqueline Machado Silva 100 As atividades culturais e literárias são parte do aluno, visto como um ser completo. Quanto maior for seu diálogo com as experiências de representação social historicamente acumuladas, mais seguro ele estará para interagir com o outro, posicionando-se e interferindo individual e coletivamente no seu meio.É acreditando na riqueza que a literatura e as atividades culturais e tecnológicas representam para a formação da pessoa, que realizamos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada de 23 a 29 de outubro, instituída pelo Decreto Lei nº 84.631, de 02/04/1980, bem como o dia Nacional do Livro, também no dia 29, pela Lei nº 51912, de 18/12/1966.
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