Ações campus Ibatiba
Título | Proponente | Nº de vagas | Resumo |
Boas-vindas | Elisangela dos Santos de Oliveira | 400 | O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Ibatiba recebe alunos oriundos de diversas regiões dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Esses alunos trazem consigo diferentes expectativas e sonhos e, muitas vezes, veem no Ifes-Ibatiba a possibilidade de realizá-los. Nesse sentido, faz-se necessário que os alunos ingressantes tenham, de imediato, acesso às várias informações acerca do Instituto a fim de poderem se integrar melhor dos projetos e programas desenvolvidos nos Campus, bem como dos seus direitos e deveres enquanto alunos/estudantes. Assim, este projeto trata-se de uma recepção e apresentação da Instituição (Ifes-Ibatiba) aos alunos ingressantes no ano letivo 2018 e aos seus representantes legais, tendo em vista a necessidade de familiarização desses alunos ao Instituto, no que tange conhecer e/ou se empoderar dos diferentes espaços, dos projetos desenvolvidos, do corpo docente, diversas instalações, das atividades desenvolvidas. |
Clube de Dança | Paula Karolina Rangel Amorim | 120 | Oportunizar um momento de experimentação de coreografias em diversos ritmos, pois a dança, enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual. |
Aprender | Gilberto Mazoco Jubini | 216 | O presente projeto é uma proposta de intervenção que busca amenizar dificuldades que alunos matriculados nos primeiros anos do Ifes - Campus Ibatiba vêm apresentando em relação aos conteúdos ministrados, devido à uma necessidade de reforço dos conhecimentos e disciplinas trabalhadas no Ensino Fundamental. Os estudantes atendidos neste projeto encontram-se com lacunas na base de seu aprendizado, impedindo seu pleno desenvolvimento nos anos em que se encontram.Por meio de encontros, semanalmente no contraturno das aulas regulares desses estudantes, realiza-se o incentivo e orientação dos discentes sobre como estudar de forma autônoma, essa autonomia no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é muito importante para o fortalecimento de uma educação integral de qualidade. Espera-se que ao longo dos encontros os cursistas aprimorem suas capacidades de leitura e interpretação, desenvolvimento do pensamento lógico matemático e conhecimentos básicos em Química, Física e Língua Portuguesa; adquirindo o hábito e organização necessários para estudar e aprender de forma significativa. |
Treinamento Esportivo e Funcional | Jocelyn Gomes Moisés | 140 | O Projeto que segue visa orientar os alunos a praticarem alguma atividade física com vistas a adquirirem hábitos de vida saudável. A ideia é que através da sensação de prazer, relaxamento, alívio de estress e da interação e socialização que a atividade proporciona, os alunos se sintam estimulados a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo, também, para uma melhora no seu condicionamento físico como um todo e, ainda, para um aprendizado mais eficiente em outras disciplinas. E, além disso, o Projeto visa oferecer aos alunos a oportunidade de aprimoramento técnico das modalidades com vistas a um melhor desenvolvimento nas aulas práticas da disciplina de Educação Física e a preparação para algumas competições que o Ifes – Campus Ibatiba possa, eventualmente, participar. |
Programa de Iniciação Científica Júnior em Matemática (PIC Jr) | Roberto Vargas de Oliveira | 22 | A Iniciação Científica em Matemática tem como objetivo transmitir ao aluno, a cultura do estudo qualificado da Matemática básica, possibilitando que se familiarize com suas técnicas e métodos. Pretende-se auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura e redação de textos matemáticos, fomentando, de modo independente e autônomo, um raciocínio analítico e a capacidade de aprender coisas novas com metodologias adequadas, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. |
Normalização de Trabalhos Acadêmicos | Marcelo Rocha Santos | 120 | O minicurso de “Normalização de Trabalhos Acadêmicos” tem por objetivo promover a capacitação dos estudantes em normalização de trabalhos acadêmicos e similares, em conformidade com as normas oficiais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre documentação, acrescido de recomendações, para os casos não previstos pelas normas. O curso utilizará como fonte principal as normas ABNT NBR 14724, ABNT NBR 6023, ABNT NBR 6024, ABNT NBR 6027, ABNT NBR 6028, ABNT NBR 6034, ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 12225, as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, além do Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes. A esse material será acrescido um caderno de exercícios corrigidos que o aluno receberá gradativamente, tópico por tópico. Primeiro o aluno recebe o exercício a ser feito e no final de cada tópico estudado, receberá o exercício corrigido. |
Orientação vocacional/profissional | Elisangela dos Santos de Oliveira | 120 | Oferecer acompanhamento psicológico breve e orientação vocacional/profissional para os alunos finalistas do município de Ibatiba, fundamentado em um programa estruturado com enfoque na análise do comportamento e autonomia para a escolha de caminhos profissionais, de acordo com suas aptidões. |
I Simpósio de Bioquímica | Aldo Marcello Costa Bicalho | 200 | O I Simpósio de Bioquímica consiste em um evento organizado pela turma em conjunto com o professor, onde cada grupo deverá apresentar na forma de painel um artigo científico completo recente, além de entregar um resumo a cada participante do evento. O evento ocorrerá em dois momentos distintos: exposição do painel e apresentação do painel. A exposição ocorrerá entre os dias 14/05/2018 e 18/05/2018. A apresentação ocorrerá no dia 24/05/2018. |
Documentário e Pipoca Orgânicos | Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho | 160 | O evento Documentário e Pipoca Orgânicos faz parte das ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFES Ibatiba e atende a promoção da Campanha da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevista para o final de Maio e Início de Junho.O principal objetivo do evento é conscientizar o público-alvo, por meio da exibição de documentários na temática, a respeito dos alimentos orgânicos e seus benefícios, contrastando-os com o modelo convencional de produção agrícola, oferecendo um espaço dinâmico e democrático para a discussão e reflexão sobre temas como alimentação saudável, segurança alimentar, produção orgânica e agroecologia.Serão exibidos documentários inserido na temática proposta e, durante a exibição, será servido aos participantes pipoca orgânica, fazendo alusão a uma sala de cinema, mas aproximando o que está sendo visto do que está sendo consumido. Após a exibição, será aberto um espaço para debate sobre o documentário e a temática dos orgânicos de forma geral, fortalecendo a troca de experiências, reflexões e o conhecimento coletivo.Espera-se com o evento que o público-alvo compreenda e se sensibilize com a importância do tema alimentos orgânicos, contrapondo-o com o modelo de agricultura convencional, tornando-se um multiplicador dos conhecimentos adquiridos na conscientização de mais pessoas e auxiliando a perpetuar tal temática. |
Júri simulado: “Culpada ou inocente? O julgamento de Capitu” | Poliana da Silva Carvalho | 300 | A Literatura Clássica é frequentemente alvo de reclamações e de resistência por parte dos alunos. Isso ocorre, pois a maior parte das obras selecionadas pelos professores para leitura dos estudantes são clássicos da literatura nacional, sendo grande parte do século XIX e início do século XX. Embora haja uma diversidade de obras mais recentes e com linguagem e temática mais acessível e próxima da realidade dos alunos, é imprescindível que se trabalhe os textos clássicos, porém apropriando-se de metodologias diferenciadas, que levem o aluno a lê-los prazerosamente. No Ensino Médio, os alunos passam a estudar a Literatura Brasileira dentro do estudo da Língua Portuguesa, pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000). A disciplina de Língua Portuguesa/Literatura tem grande importância na formação de um cidadão crítico, que é aquele que raciocina sobre o mundo do qual faz parte ao mesmo tempo em que cumpre os seus deveres e exige o retorno da sociedade em forma de direitos. A leitura do texto literário no Ensino Médio é, indubitavelmente, muito importante para o aluno nesta fase de sua formação acadêmica, pois promove um encontro especial com a leitura, e por meio do contato com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem, entra em contato com distintos aspectos da Língua Portuguesa de uma época para outra e conhece a estrutura, semelhanças e diferenças entre uma sociedade e outra. Quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção. Por isso, a leitura dos clássicos torna-se justificável. Ante o exposto, pretende-se desenvolver no campus a atividade de ensino intitulada Júri simulado: “Culpada ou inocente? O julgamento de Capitu”, a fim de aplicar um método diferenciado para a leitura do clássico machadiano, Dom Casmurro, com utilização do gênero júri simulado, além de sobrelevar a importância desse romance no Ensino Médio. |
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