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Ações campus Ibatiba

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 12h16 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 10h47
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Boas-vindas Elisangela dos Santos de Oliveira 400 O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Ibatiba recebe alunos oriundos de diversas regiões dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Esses alunos trazem consigo diferentes expectativas e sonhos e, muitas vezes, veem no Ifes-Ibatiba a possibilidade de realizá-los. Nesse sentido, faz-se necessário que os alunos ingressantes tenham, de imediato, acesso às várias informações acerca do Instituto a fim de poderem se integrar melhor dos projetos e programas desenvolvidos nos Campus, bem como dos seus direitos e deveres enquanto alunos/estudantes. Assim, este projeto trata-se de uma recepção e apresentação da Instituição (Ifes-Ibatiba) aos alunos ingressantes no ano letivo 2018 e aos seus representantes legais, tendo em vista a necessidade de familiarização desses alunos ao Instituto, no que tange conhecer e/ou se empoderar dos diferentes espaços, dos projetos desenvolvidos, do corpo docente, diversas instalações, das atividades desenvolvidas.
Clube de Dança Paula Karolina Rangel Amorim 120 Oportunizar um momento de experimentação de coreografias em diversos ritmos, pois a dança, enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual. 
Aprender Gilberto Mazoco Jubini 216 O presente projeto é uma proposta de intervenção que busca amenizar dificuldades que alunos matriculados nos primeiros anos do Ifes - Campus Ibatiba vêm apresentando em relação aos conteúdos ministrados, devido à uma necessidade de reforço dos conhecimentos e disciplinas trabalhadas no Ensino Fundamental. Os estudantes atendidos neste projeto encontram-se com lacunas na base de seu aprendizado, impedindo seu pleno desenvolvimento nos anos em que se encontram.Por meio de encontros, semanalmente no contraturno das aulas regulares desses estudantes, realiza-se o incentivo e orientação dos discentes sobre como estudar de forma autônoma, essa autonomia no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é muito importante para o fortalecimento de uma educação integral de qualidade. Espera-se que ao longo dos encontros os cursistas aprimorem suas capacidades de leitura e interpretação, desenvolvimento do pensamento lógico matemático e conhecimentos básicos em Química, Física e Língua Portuguesa; adquirindo o hábito e organização necessários para estudar e aprender de forma significativa. 
Treinamento Esportivo e Funcional Jocelyn Gomes Moisés 140  O Projeto que segue visa orientar os alunos a praticarem alguma atividade física com vistas a adquirirem hábitos de vida saudável. A ideia é que através da sensação de prazer, relaxamento, alívio de estress e da interação e socialização que a atividade proporciona, os alunos se sintam estimulados a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo, também, para uma melhora no seu condicionamento físico como um todo e, ainda, para um aprendizado mais eficiente em outras disciplinas. E, além disso, o Projeto visa oferecer aos alunos a oportunidade de aprimoramento técnico das modalidades com vistas a um melhor desenvolvimento nas aulas práticas da disciplina de Educação Física e a preparação para algumas competições que o Ifes – Campus Ibatiba possa, eventualmente, participar. 
Programa de Iniciação Científica Júnior em Matemática (PIC Jr) Roberto Vargas de Oliveira 22 A Iniciação Científica em Matemática tem como objetivo transmitir ao aluno, a cultura do estudo qualificado da Matemática básica, possibilitando que se familiarize com suas técnicas e métodos. Pretende-se auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura e redação de textos matemáticos, fomentando, de modo independente e autônomo, um raciocínio analítico e a capacidade de aprender coisas novas com metodologias adequadas, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
Normalização de Trabalhos Acadêmicos Marcelo Rocha Santos 120 O minicurso de “Normalização de Trabalhos Acadêmicos” tem por objetivo promover a capacitação dos estudantes em normalização de trabalhos acadêmicos e similares, em conformidade com as normas oficiais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre documentação, acrescido de recomendações, para os casos não previstos pelas normas. O curso utilizará como fonte principal as normas ABNT NBR 14724, ABNT NBR 6023, ABNT NBR 6024, ABNT NBR 6027, ABNT NBR 6028, ABNT NBR 6034, ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 12225, as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, além do Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes. A esse material será acrescido um caderno de exercícios corrigidos que o aluno receberá gradativamente, tópico por tópico. Primeiro o aluno recebe o exercício a ser feito e no final de cada tópico estudado, receberá o exercício corrigido. 
Orientação vocacional/profissional Elisangela dos Santos de Oliveira  120 Oferecer acompanhamento psicológico breve e orientação vocacional/profissional para os alunos finalistas do município de Ibatiba, fundamentado em um programa estruturado com enfoque na análise do comportamento e autonomia para a escolha de caminhos profissionais, de acordo com suas aptidões. 
I Simpósio de Bioquímica  Aldo Marcello Costa Bicalho 200 O I Simpósio de Bioquímica consiste em um evento organizado pela turma em conjunto com o professor, onde cada grupo deverá apresentar na forma de painel um artigo científico completo recente, além de entregar um resumo a cada participante do evento. O evento ocorrerá em dois momentos distintos: exposição do painel e apresentação do painel. A exposição ocorrerá entre os dias 14/05/2018 e 18/05/2018. A apresentação ocorrerá no dia 24/05/2018.
Documentário e Pipoca Orgânicos Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho 160 O evento Documentário e Pipoca Orgânicos faz parte das ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFES Ibatiba e atende a promoção da Campanha da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevista para o final de Maio e Início de Junho.O principal objetivo do evento é conscientizar o público-alvo, por meio da exibição de documentários na temática, a respeito dos alimentos orgânicos e seus benefícios, contrastando-os com o modelo convencional de produção agrícola, oferecendo um espaço dinâmico e democrático para a discussão e reflexão sobre temas como alimentação saudável, segurança alimentar, produção orgânica e agroecologia.Serão exibidos documentários inserido na temática proposta e, durante a exibição, será servido aos participantes pipoca orgânica, fazendo alusão a uma sala de cinema, mas aproximando o que está sendo visto do que está sendo consumido. Após a exibição, será aberto um espaço para debate sobre o documentário e a temática dos orgânicos de forma geral, fortalecendo a troca de experiências, reflexões e o conhecimento coletivo.Espera-se com o evento que o público-alvo compreenda e se sensibilize com a importância do tema alimentos orgânicos, contrapondo-o com o modelo de agricultura convencional, tornando-se um multiplicador dos conhecimentos adquiridos na conscientização de mais pessoas e auxiliando a perpetuar tal temática. 
Júri simulado: “Culpada ou inocente? O julgamento de Capitu” Poliana da Silva Carvalho 300  A Literatura Clássica é frequentemente alvo de reclamações e de resistência por parte dos alunos. Isso ocorre, pois a maior parte das obras selecionadas pelos professores para leitura dos estudantes são clássicos da literatura nacional, sendo grande parte do século XIX e início do século XX. Embora haja uma diversidade de obras mais recentes e com linguagem e temática mais acessível e próxima da realidade dos alunos, é imprescindível que se trabalhe os textos clássicos, porém apropriando-se de metodologias diferenciadas, que levem o aluno a lê-los prazerosamente. No Ensino Médio, os alunos passam a estudar a Literatura Brasileira dentro do estudo da Língua Portuguesa, pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000). A disciplina de Língua Portuguesa/Literatura tem grande importância na formação de um cidadão crítico, que é aquele que raciocina sobre o mundo do qual faz parte ao mesmo tempo em que cumpre os seus deveres e exige o retorno da sociedade em forma de direitos. A leitura do texto literário no Ensino Médio é, indubitavelmente, muito importante para o aluno nesta fase de sua formação acadêmica, pois promove um encontro especial com a leitura, e por meio do contato com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem, entra em contato com distintos aspectos da Língua Portuguesa de uma época para outra e conhece a estrutura, semelhanças e diferenças entre uma sociedade e outra. Quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção. Por isso, a leitura dos clássicos torna-se justificável. Ante o exposto, pretende-se desenvolver no campus a atividade de ensino intitulada Júri simulado: “Culpada ou inocente? O julgamento de Capitu”, a fim de aplicar um método diferenciado para a leitura do clássico machadiano, Dom Casmurro, com utilização do gênero júri simulado, além de sobrelevar a importância desse romance no Ensino Médio.
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