Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Regulamentos da Organização Didática > Câmaras > Ações campus Barra de São Francisco 2019
Início do conteúdo da página

Ações campus Barra de São Francisco 2019

Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 11h23 | Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 11h23
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Comunicação Assertiva Joselita Pancine Vigna 30 Curso ofertado àqueles interessados em melhorar a comunicação no ambiente organizacional, adotando uma postura assertiva. Está estruturado de modo a oferecer ferramentas para melhoria da qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho a partir da revisão de competências comunicativas.
I Jornada do Conhecimento Científico em Administração Gabriela Pereira da Silva 80 Expor resultados de pesquisas técnicas e científicas relacionadas às disciplinas de Comunicação Empresarial (1º período – Turma N2) e Metodologia da Pesquisa (2º período – Turma N1)
Rede de apoio e prevenção do suicídio Odacyr Roberth Moura da Silva 160 Devido aos crescentes relatos de insatisfação com a atual conjuntura de suas vidas, este projeto foi criado com o intuito de sensibilizar os alunos a serem empáticos às causas do suicídio e promover a sensação de bem-estar causada pela percepção da existência de uma rede de apoio não só entre os servidores e os alunos, mas entre seus próprios pares. Para o alcance deste objetivo pretende-se anexar no mural do corredor um cartaz com a frase disparadora [A vida merece ser vivida porque… (escreva aqui uma mensagem para quem o brilho do viver já não tem brilhado tanto)], onde os alunos poderão escrever mensagens/frases/poemas motivadores para seus colegas em uma folha grudada no mural. Espera-se que os discentes produzam, ao refletir sobre a vida e a condição emocional do próximo, um material que sirva de motivação para si próprios e para seus colegas.
" Preparatório de Língua Portuguesa com foco no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio)" Adriano Lulio 30 O Curso será ofertado aos candidatos interessados em desenvolver habilidades e competências relacionadas à área de Linguagens e Códigos e, assim, prepará-los para a prova objetiva e a Redação. Está organizado de modo com que os principais conteúdos cobrados nas provas anteriores sejam trabalhados, oferecendo ferramentas e situações para que o público-alvo possa usá-las durante o processo de aprendizagem e dessa forma os objetivos finais sejam alcançados.
Inglês Geral – Nível Básico Adriano Lulio 60 Curso ofertado àqueles interessados em aprender ou melhorar a comunicação em língua inglesa, por meio de uma abordagem dinâmica que foque as 04 habilidades: leitura, fala, escrita e audição. Está estruturado de modo a oferecer ferramentas e situações para que o público-alvo possa usá-las durante o processo de aprendizagem, visando a objetividade na comunicação, assim como a fluência básica e autonomia no uso do idioma.
Normas de formatação ABNT, TCC e artigos científicos Gabriel Pinto Guimarães 42 O curso superior Bacharelado em Administração encontra-se em fase inicial obtendo até o presente momento duas turmas: uma no primeiro período e outra no segundo período. O público presente nestas duas turmas não apresenta experiências com normas de formatações de textos acadêmicos. Essa questão é diagnosticada nos trabalhos entregues aos docentes, o que leva a desqualificação destes trabalhos e uma avaliação inferior mesmo que o conteúdo esteja adequado. Outros tipos de formatação importante ao discente é a formatação do Trabalho de Curso (TCC) já que os discentes terão que realizá-la como etapa do processo formativo, e a formatação de artigo científico, uma vez que alguns discentes desejam continuar estudos após a graduação. Assim sendo, o objetivo do curso é propagar a correta formatação de trabalhos acadêmicos e científicos. Os encontros do curso ocorrerão as terças-feiras entre 14/05/2019 a 09/07/2019 totalizando 10 encontros que serão realizados de 17:00hs às 18:30hs no Laboratório de Informática do IFES - Barra de São Francisco.
Power Point 2007 Gabriel Pinto Guimarães 40 O curso Técnico em Administração encontra-se até o presente momento com quatro turmas: cada turma em 1 dos 4 períodos do curso. A maior parte do público presente nas turmas do Técnico em Administração não apresenta experiência na montagem de slides para apresentação de trabalhos. Essa questão é diagnosticada nos trabalhos apresentados aos docentes, o que leva a desqualificação na apresentação e uma avaliação inferior mesmo que o conteúdo esteja adequado. O curso Power Point 2007 será uma ótima oportunidade para muitos alunos que apresentam dificuldades na montagem de suas apresentações de trabalho conseguir montá-la da melhor forma possível. Assim sendo, o objetivo do curso é auxiliar os alunos no aprendizado e utilização do power point 2007. Os encontros do curso ocorrerão as quartas-feiras entre 15/05/2019 a 10/07/2019 totalizando 10 encontros que serão realizados de 17:00hs as 18:30hs no Laboratório de Informática do IFES - Barra de São Francisco.
Giro cultural no Rio de Janeiro – Bienal do Livro Gabriela Pereira da Silva 40 Para trilhar o caminho que desperte o gosto da leitura e da escrita, para o 2º semestre de 2019, a Biblioteca, em parceria com a Diretoria de Ensino, propõe uma visita técnica à 25ª edição da Bienal do Livro e espaços culturais da na cidade do Rio de Janeiro - RJ, que ocorrerá entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro de 2018, no RioCentro.
Preparatório de Português para Concursos Adriano Lulio 40 O presente curso será ofertado aos candidatos interessados em estudar, revisar e consolidar os principais tópicos da língua portuguesa em sua norma culta, com ênfase nas provas de concursos públicos, cujos conteúdos não se resumem apenas à interpretação textual, mas exigem do candidato um conhecimento mais abrangente da língua em seus aspectos gramaticais, ortográficos e fonéticos. Está estruturado de forma com que os principais assuntos cobrados nas provas de bancas anteriores sejam trabalhados, proporcionando situações que envolvam teoria e prática de forma integrada, por meio de aulas expositivas e dialogadas, e constante resolução de exercícios, para que, assim, os objetivos finais sejam alcançados de forma mais produtiva e eficaz.
“Libertos por uma abolição inacabada” - 13 de maio: a luta continua Gabriela Pereira da Silva 80 A promulgação do fim da escravatura no Brasil, em 13 de maio de 1888, não foi pensada como uma política pública que promovesse inclusão social e o fim das desigualdades da população negra, refletindo-se em aspectos de poucos avanços para a questão racial. Atualmente, a população negra sente os reflexos da desigualdade racial, impactando no acesso à educação, emprego e renda, políticas de segurança pública, práticas de extermínio, dentre outros aspectos sociais. Portanto, o projeto tem como objetivo discutir na data de 13 de maio de 2019 suas conquistas, políticas afirmativas e fortalecimento de práticas de enfrentamento às desigualdades desta população, que representa 54% do total de brasileiros.
III Oficina de Mix de Marketing do Ifes Campus Barra de São Francisco Everaldo de França 40 O Mix de Marketing (4Ps) é o conjunto das técnicas e metodologias que o marketing deve utilizar, ou o conjunto de decisões que o profissional de marketing deve tomar. Os 4Ps representam quatros pilares básicos de qualquer estratégia de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. As empresas precisam desenvolver e administrar um negócio não apenas em um único desses pilares, mas em seu Mix.
II Noite Cultural do Ifes de Barra de São Francisco Odacyr Roberth Moura da Silva 150 A Noite Cultural é uma ação para expor novos talentos do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Barra de São Francisco, a fim de abrir espaço para nossos valores culturais, divulgar a arte, a música e entretenimento à comunidade acadêmica. O projeto será desenvolvido na própria Instituição, integrando técnico-administrativos, professores e alunos de todos os cursos oferecidos. O objetivo da ação é estimular a propagação cultural através da elaboração e apresentação de números artísticos de naturezas diversas. Além do desejo dos alunos e da baixa oferta de apresentações culturais variadas na cidade, as apresentações artísticas dos nossos discentes podem ser usadas como instrumento de conscientização e emancipação ideológica ao criar espaços de flexibilidade e dinamismo do agir e do pensar. Os encontros para discussões, alinhamento e/ou ensaios entre os servidores e os alunos que apresentarão, ocorrerão entre o final do primeiro semestre e as férias de julho. A apresentação será no início do segundo semestre, dia 05 de agosto.
Libras Básico I Gislene do Carmo Santana 20 Contempla o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e o Decreto 9656 de 27 de dezembro de 2018, onde consta que o Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras - Língua Portuguesa. Desse modo, o IFES-Campus Barra de São Francisco promove o Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras Básico I, que tem como objetivo a preparação de alunos e servidores capazes de se comunicar com pessoas com surdez e deficiência auditiva, basicamente, através do uso da Língua Brasileira de Sinais, além de promover a interação e ações inclusivas entre surdos e ouvintes em diversos contextos sociais.
Técnicas para apresentação de seminários Willian Fernandes de Almeida 20 É consensual que a habilidade de comunicar é um pré-requisito no mundo competitivo. Tanto que
profissionais que dominam a técnica se sobressaem em seleções de emprego e no próprio
crescimento profissional (promoções). Para se realizar uma boa apresentação é necessário ter em
mente que falar bem em público não exige talentos e aptidões especiais, mas dedicação e
treinamento. Um dos métodos de treinamento, principalmente na vida acadêmica, é através dos
seminários. Este curso tem como proposta de trabalho desenvolver com os estudantes do curso
técnico em administração e bacharelado em administração do IFES campus Barra de São Francisco
uma sequência de ensino sobre o gênero discursivo seminário. As atividades têm o objetivo de
desenvolver, através de exposições teóricas e práticas, a capacidade do aluno de se expressar
verbalmente, assim como elaborar a apresentação dos slides adequadamente e que transmitam a
mensagem de forma eficaz. A organização do desenvolvimento do trabalho seguirá a temática da
exposição Oral como atividade de linguagem em ações coletivas e em alguns momentos em ações
individuais. Todos os participantes, deverão se envolver na apresentação, usando além da exposição
Oral, estratégias de maneira a possibilitar a compreensão da audiência. Os encontros do curso
ocorrerão entre 15/07/2019 a 26/07/2019 totalizando 5 encontros que serão realizados de 18:30hs às
21:30hs na sala de aula do IFES - Barra de São Francisco.
“Nivelamento em Matemática Básica" Thiago Rodrigues Gottardi 30 O curso será ofertado aos candidatos que desejem reforçar e melhorar suas
habilidades em matemática com ênfase em resolução de problemas e matemática básica. Em um
primeiro momento os discentes interessados passarão por uma breve avaliação para determinar o
conhecimento prévio do conteúdo e, após o primeiro contato, serão trabalhados conteúdos
selecionados para auxiliar o desenvolvimento na área de matemática e suas tecnologias, no seu curso
e em oportunidades vindouras, como estágios, iniciações científicas, programas de trainee, cursos,
provas e as próprias disciplinas do curso.
“Nivelamento em Matemática Básica” Thiago Rodrigues Gottardi 30 O curso será ofertado aos candidatos que desejem reforçar e melhorar suas
habilidades em matemática com ênfase em resolução de problemas e matemática básica. Em um
primeiro momento os discentes interessados passarão por uma breve avaliação para determinar o
conhecimento prévio do conteúdo e, após o primeiro contato, serão trabalhados conteúdos
selecionados para auxiliar o desenvolvimento na área de matemática e suas tecnologias, no seu curso
e em oportunidades vindouras, como estágios, iniciações científicas, programas de trainee, cursos,
provas e as próprias disciplinas do curso
Uso do Microsoft Excel® como facilitador nas rotinas contábeis Luciano Bastos de Carvalho 20 Curso ofertado àqueles interessados em aprender ou o útil da tecnologia da
informação Excel® nas rotinas contábeis. Primeiramente os alunos aprenderão as principais fórmulas
utilizadas em uma análise contábil. Posteriormente será demonstrado como montar relatórios
contábeis de forma ágil. Por fim, os alunos conhecerão a ferramenta de Visual Basic For Application
existente no Microsoft Excel®
Oficina " Burnout, Depressão e Ansiedade: Como desatar esses nós? " Gabriela Pereira da Silva 400 O campus de Barra de São Francisco abordará o tema: " Burnout, Depressão e Ansiedade: Como desatar esses nós?", como doenças incapacitantes entre os alunos e servidores, de forma a prevenir e/ou tratar adequadamente para que não chegue ao ponto de suicídio. A iniciativa visa formar rede de apoio entre a escola, família e amigos.
VI Semana Nacional da Biblioteca e I Semana do Esporte Gabriela Pereira da Silva 300 As práticas de leitura e prática de esportes tornam as pessoas mais sociáveis e com melhor visão de mundo. Visando unir a Biblioteca com práticas esportivas, em 2019 será realizada a I Semana do Esporte junto com as atividades da IV Semana do Livro e da Biblioteca.
O período de execução da atividade é entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019, compreendendo as seguintes atividades: Montagem de Stands de atividades literárias diversas e equipes para práticas desportivas, conforme programação em anexo na metodologia do trabalho.
Inglês em cena: Adaptação da peça teatral “Hamlet”, de Willian Shakespeare Adriano Lulio 20 O trabalho consiste na adaptação e apresentação da famosa obra de Shakespeare
“Hamlet”. Os alunos, com o auxilio do professor, farão adaptações na peça teatral, usando uma
linguagem dinâmica e atual, além de inserir apresentações musicais entre as cenas
Oficina de jogos matemáticos africanos Gyslane Aparecida Romano dos Santos 55 Serão utilizados sucatas para confecções dos tabuleiros e peças dos jogos: Yoté, Shisima, Mancala e
Tsoro Yematatu. Os alunos formarão grupos para apresentar cada jogo. O curso será finalizado com um torneio de Mancala.
Corretivos e Fertilizantes: escolha, preparo e aplicação Otto Herbert Schuhmacher Dietrich 20 Não disponibilizado o arquivo editável pelo Campus.
registrado em:
Fim do conteúdo da página