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Ações campus Itapina 2019

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 12h06 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 12h06
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Aprendizagem e Vivência Prática da Agroecologia via Instalação de Sistema Agroflorestal. Leandro Glaydson da Rocha Pinho 150 O Sistema Agroflorestal visa à produção de espécies arbóreas em concomitância com a produção de lavouras e hortaliças. A preocupação com o desenvolvimento sustentável das áreas agrárias vem dominando os fóruns de discussão e sistemas de produção ecológicos estão sendo os mais demandados. A presente proposta visa criar no campus Itapina uma área produtiva com adaptação às tecnologias do Sistema Agroflorestal. Esta área será utilizada para aulas práticas das disciplinas anteriormente citadas, nos níveis técnico e de graduação.
Introdução ao Projeto de Máquinas Agrícolas Raphael Magalhães Gomes Moreira 20 O Ifes campus Itapina está inserido na região do Rio Doce, e é envolto por propriedades agrícolas que utilizam mão de obra familiar com poucos recursos e baixa tecnificação. Estes produtores possuem uma enorme carência em todas as etapas (Abertura de novas áreas, Sistematização do terreno, Preparo do solo, Plantio, Manejo, Colheita e Processamento). As propriedades agrícolas da região do Rio Doce se baseiam na produção de Café, Pimenta, Bovinocultura, Cacau, Baninocultura, Frutos e Hortaliças. A atual proposta deste projeto de ensino é reunir os conhecimentos básicos adquiridos nas disciplinas teóricas de Infraestrutura I, Mecanização Agrícola e Máquinas e Motores, e tornar prático o desenvolvimento e a execução de pequenos projetos de máquinas. Este projeto tem como objetivo tornar mais eficientes as etapas supracitadas, diminuindo o tempo de execução e elevando a possibilidade de remuneração e de agregar valor aos produtos agroindustriais. O curso terá carga horária de 60 h, sendo 30h teóricas e 30h práticas com o desenvolvimento dos projetos e visitas em propriedades e eventos da área agrária, sendo 20% do total com atividades não presenciais que possibilitarão pesquisas em documentos e vídeos. A forma de avaliação dar-se-á por meio da entrega do Problema (10%), Estado da Arte (25%), Desenvolvimento da Metodologia Projeto (30%), o Esboço (10%) e o Projeto em CAD (25%).
Ao término do curso, os discentes terão desenvolvido habilidades que os capacitarão vislumbrar novas possibilidades de soluções que facilitem as atividades do homem do campo, por meio do desenvolvimento de máquinas agrícolas mecanizadas e semi-mecanizadas.
Quartas de Aprimoramento Mariana Frizera Borghi Mota 100 Neste trabalho é proposta uma ação de oferta de um curso de aprimoramento de conteúdos para os alunos ingressantes nos Cursos Técnicos em Zootecnia e Agropecuária Integrados ao Ensino Médio. O curso envolverá aulas sobre os conteúdos básicos dos componentes curriculares da base comum do ensino médio, que são pré-requisitos necessários para o pleno desenvolvimento do educando, envolvendo habilidades e conhecimentos relacionados a todo o currículo. Também envolverá o aprimoramento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, nos referidos componentes curriculares de sua trajetória da educação básica, proporcionando uma revisão das atividades, servindo também para o esclarecimento de dúvidas dos discentes que apresentaram dificuldades. Além disso, esse curso contribuirá para os estudos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso terá duração de vinte e oito semanas onde serão lecionadas aulas acontecendo às quartas-feiras, no turno vespertino, com duração de uma hora e quarenta minutos cada aula. Todos os alunos do Campus dos Cursos Técnicos em Zootecnia e Agropecuária Integrados ao Ensino Médio que manifestarem interesse terão acesso ao curso. Durante o curso, será aplicados dois simulados para verificação dos conteúdos trabalhados e alcance dos objetivos traçados.
Introdução ao Projeto de Máquinas Agrícolas Raphael Magalhães Gomes Moreira 20 O Ifes campus Itapina está inserido na região do Rio Doce, e é envolto por propriedades agrícolas que
utilizam mão de obra familiar com poucos recursos e baixa tecnificação. Estes produtores possuem uma
enorme carência em todas as etapas (Abertura de novas áreas, Sistematização do terreno, Preparo do
solo, Plantio, Manejo, Colheita e Processamento). As propriedades agrícolas da região do Rio Doce se
baseiam na produção de Café, Pimenta, Bovinocultura, Cacau, Baninocultura, Frutos e Hortaliças. A atual
proposta deste projeto de ensino é reunir os conhecimentos básicos adquiridos nas disciplinas teóricas de
Infraestrutura I, Mecanização Agrícola e Máquinas e Motores, e tornar prático o desenvolvimento e a
execução de pequenos projetos de máquinas. Este projeto tem como objetivo tornar mais eficientes as
etapas supracitadas, diminuindo o tempo de execução e elevando a possibilidade de remuneração e de
agregar valor aos produtos agroindustriais
Estatística Aplicada à Análise de Dados Experimentais Anderson Mathias Holtz 10 A tomada de decisão sobre a escolha ou seleção de produtos ou metodologias que sejam mais eficientes, melhores ou vantajosos, quesito custo benefício, é necessária. Para isso, as análises estatísticas são ferramentas excepcionais e poderosas que auxiliam o usuário ou pesquisador nesse processo com segurança e confiabilidade. Nesse contexto, o curso objetiva introduzir e demonstrar, por meio de aulas práticas, aos alunos como planejar, conduzir e analisar experimentos sobre toxicologia de produtos naturais e inseticidas sintéticos a insetos. Os experimentos serão realizados com insetos modelos e óleos essenciais em ambiente laboratorial. Os alunos terão aulas expositivas e atividades práticas em sequência, visando melhor contextualização. Todas as análises serão realizadas no software livre R.
Imersão Linguística e Cultural Juliana Junca Zaché 2 É fato comprovado que a aprendizagem significativa de um idioma estrangeiro vai além do domínio das normas gramaticais, competência leitora e fluência verbal do aprendiz. Ela abarca a história, a cultura, a economia e todos os aspectos que caracterizam a identidade de seu povo. Por outro lado sabe-se que, por fatores econômicos, o acesso ao ensino de uma língua estrangeira ainda é privilégio de uma minoria, principalmente em se tratando da realidade econômica de grande parte dos pais de alunos da rede pública. Nesse contexto o Ifes – Campus Itapina, com uma perspectiva de ações afirmativas e de internacionalização das políticas educacionais vem oferecer aos seus alunos, a possibilidade de um curso de imersão linguística e cultural, com duração de 40 (quarenta) horas, em Córdoba – Argentina, durante o período de recesso escolar com o objetivo de otimizar a aprendizagem e assegurar ao aluno um diferencial em sua formação. A oportunidade de poder praticar o idioma espanhol estudado no Ifes, em situações reais de comunicação, interagir com pessoas cujo idioma materno é a língua que estudam constitui uma experiência, sob todos os aspectos, altamente enriquecedora e que se legitima na definição dos valores adotados pela rede IFES: comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade, transparência. Destaca-se também o fato de que o Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua nativa de 7% da população mundial, O Espanhol é a Língua Oficial de mais de 22 países e língua oficial em vários estados dos Estados Unidos bem como a língua materna dos principais parceiros econômicos do Brasil.
II Curso de Tecnologia Básica de Aplicação de Agrotóxicos Anderson Mathias Holtz 40 O uso de produtos fitossanitários ocupa um lugar de destaque entre as técnicas utilizadas para melhorar tanto a produtividade quanto a qualidade dos produtos oriundos de áreas agrícolas produtivas, principalmente no combate às doenças, plantas daninhas e pragas das plantas cultivadas, sendo este o método mais utilizado no país. Conceitos básicos sobre agrotóxicos, a manutenção dos equipamentos de pulverização com uma correta calibragem a fim de se evitar excesso ou falhas nas dosagens, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) que possa garantir a segurança do trabalhador rural, a utilização de produtos registrados na cultura com rotação de mecanismo de ação para evitar resíduos nos alimentos e resistência nas pragas respectivamente e o descarte correto de embalagens, minimizando a contaminação ambiental, podem resultar em uma agricultura mais sustentável, dentro dos preceitos das boas práticas agrícolas listados pelo Ministério da Agricultura.
Semana da consciência Negra NEABI Itapina Karla Percilia da Silva Fortes 1222 O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI sob o princípio de promoção e valorização da diversidade étnico-racial na educação assume como objetivo a formação de professores, técnicos administrativos e alunos do Ifes Campus Itapina e comunidade adjacente sobre a temática Educação Étnico-Racial e Indígena. Neste contexto a Semana da consciência Negra está sendo pensada e preparada para sensibilizar, provocar, fazer refletir sobre as questões da negritude, ancestralidade, promoção da luta contra o racismo. Essa semana será composta de ações como exposições de arte como artesanato produzidos por alunos e servidores.
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